O ensino da gramática: paradigmas e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100044 |
Resumo: | Resumo O ensino do Português tem sido alvo de mudanças didático-pedagógicas, nas duas últimas décadas. A atualização dos Programas, a reestruturação das práticas letivas e as frequentes reformulações no âmbito da avaliação da disciplina de Português poderão indiciar que ainda não foi delineado o melhor ensino-aprendizagem de uma unidade curricular fulcral, como é a língua portuguesa. Por conseguinte, o ensino da gramática vai passando por abordagens diversificadas: ora em contexto, a partir das fontes literárias que predominam nos manuais escolares ou ao serviço do desenvolvimento do domínio da escrita, ora fora de qualquer contexto, segundo metodologias de aprendizagem normativas e tradicionais, para dotar os alunos de um saber linguístico geral que deverá auxiliá-los no desenvolvimento das diferentes competências por que se pauta o ensino-aprendizagem do Português. Que paradigma (ou paradigmas) do ensino da gramática se tem revelado mais eficaz no devido reconhecimento das estruturas gramaticais da língua portuguesa? Que vantagens oferece cada um destes paradigmas? Que desafios se colocam aos professores, aos alunos e aos falantes em geral? É necessário reestruturar o sistema de ensino? O ciclo de aprendizagens? O plano curricular? |
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O ensino da gramática: paradigmas e desafiosensinogramáticaparadigmadesafioaprendizagemResumo O ensino do Português tem sido alvo de mudanças didático-pedagógicas, nas duas últimas décadas. A atualização dos Programas, a reestruturação das práticas letivas e as frequentes reformulações no âmbito da avaliação da disciplina de Português poderão indiciar que ainda não foi delineado o melhor ensino-aprendizagem de uma unidade curricular fulcral, como é a língua portuguesa. Por conseguinte, o ensino da gramática vai passando por abordagens diversificadas: ora em contexto, a partir das fontes literárias que predominam nos manuais escolares ou ao serviço do desenvolvimento do domínio da escrita, ora fora de qualquer contexto, segundo metodologias de aprendizagem normativas e tradicionais, para dotar os alunos de um saber linguístico geral que deverá auxiliá-los no desenvolvimento das diferentes competências por que se pauta o ensino-aprendizagem do Português. Que paradigma (ou paradigmas) do ensino da gramática se tem revelado mais eficaz no devido reconhecimento das estruturas gramaticais da língua portuguesa? Que vantagens oferece cada um destes paradigmas? Que desafios se colocam aos professores, aos alunos e aos falantes em geral? É necessário reestruturar o sistema de ensino? O ciclo de aprendizagens? O plano curricular?Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100044Da Investigação às Práticas v.11 n.1 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100044Faria,Rui Tavares deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:23Zoai:scielo:S2182-13722021000100044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:30.972041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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