Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24042 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo pesquisar estratégias que facilitem a leitura e identificação das notas na pauta. Pretende-se investigar a viabilidade do uso de cores e de números como estratégias de ensino na iniciação à flauta transversal. Este estudo aplicou-se a um conjunto de nove alunos de instrumento - flauta transversal - do ensino vocacional de música, distribuídos por um grupo de controlo e por dois grupos experimentais. |
id |
RCAP_107b918da7956e4aef028d059f5b3adf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/24042 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversalLeitura da notação musicalEstratégias para ensino/aprendizagem instrumentalNotação cromáticaCorNúmerosFlauta transversalEste trabalho tem como objetivo pesquisar estratégias que facilitem a leitura e identificação das notas na pauta. Pretende-se investigar a viabilidade do uso de cores e de números como estratégias de ensino na iniciação à flauta transversal. Este estudo aplicou-se a um conjunto de nove alunos de instrumento - flauta transversal - do ensino vocacional de música, distribuídos por um grupo de controlo e por dois grupos experimentais.This work aims to search for strategies that facilitate the identification and reading of the notes on the staff. It is intended to investigate the feasibility of using color and numbers as a teaching strategy in flute initiation. The study was applied to a group of nine flute students from a music school, distributed in one control group and in two experimental groups.2018-09-07T09:49:04Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24042TID:201943239porOliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:20Zoai:ria.ua.pt:10773/24042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:52.271171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal |
title |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal |
spellingShingle |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de Leitura da notação musical Estratégias para ensino/aprendizagem instrumental Notação cromática Cor Números Flauta transversal |
title_short |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal |
title_full |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal |
title_fullStr |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal |
title_sort |
Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal |
author |
Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de |
author_facet |
Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura da notação musical Estratégias para ensino/aprendizagem instrumental Notação cromática Cor Números Flauta transversal |
topic |
Leitura da notação musical Estratégias para ensino/aprendizagem instrumental Notação cromática Cor Números Flauta transversal |
description |
Este trabalho tem como objetivo pesquisar estratégias que facilitem a leitura e identificação das notas na pauta. Pretende-se investigar a viabilidade do uso de cores e de números como estratégias de ensino na iniciação à flauta transversal. Este estudo aplicou-se a um conjunto de nove alunos de instrumento - flauta transversal - do ensino vocacional de música, distribuídos por um grupo de controlo e por dois grupos experimentais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-09-07T09:49:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/24042 TID:201943239 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/24042 |
identifier_str_mv |
TID:201943239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137633267351552 |