Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24042
Resumo: Este trabalho tem como objetivo pesquisar estratégias que facilitem a leitura e identificação das notas na pauta. Pretende-se investigar a viabilidade do uso de cores e de números como estratégias de ensino na iniciação à flauta transversal. Este estudo aplicou-se a um conjunto de nove alunos de instrumento - flauta transversal - do ensino vocacional de música, distribuídos por um grupo de controlo e por dois grupos experimentais.
id RCAP_107b918da7956e4aef028d059f5b3adf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversalLeitura da notação musicalEstratégias para ensino/aprendizagem instrumentalNotação cromáticaCorNúmerosFlauta transversalEste trabalho tem como objetivo pesquisar estratégias que facilitem a leitura e identificação das notas na pauta. Pretende-se investigar a viabilidade do uso de cores e de números como estratégias de ensino na iniciação à flauta transversal. Este estudo aplicou-se a um conjunto de nove alunos de instrumento - flauta transversal - do ensino vocacional de música, distribuídos por um grupo de controlo e por dois grupos experimentais.This work aims to search for strategies that facilitate the identification and reading of the notes on the staff. It is intended to investigate the feasibility of using color and numbers as a teaching strategy in flute initiation. The study was applied to a group of nine flute students from a music school, distributed in one control group and in two experimental groups.2018-09-07T09:49:04Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24042TID:201943239porOliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:20Zoai:ria.ua.pt:10773/24042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:52.271171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
title Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
spellingShingle Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de
Leitura da notação musical
Estratégias para ensino/aprendizagem instrumental
Notação cromática
Cor
Números
Flauta transversal
title_short Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
title_full Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
title_fullStr Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
title_full_unstemmed Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
title_sort Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
author Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de
author_facet Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Isabel Ribeiro Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura da notação musical
Estratégias para ensino/aprendizagem instrumental
Notação cromática
Cor
Números
Flauta transversal
topic Leitura da notação musical
Estratégias para ensino/aprendizagem instrumental
Notação cromática
Cor
Números
Flauta transversal
description Este trabalho tem como objetivo pesquisar estratégias que facilitem a leitura e identificação das notas na pauta. Pretende-se investigar a viabilidade do uso de cores e de números como estratégias de ensino na iniciação à flauta transversal. Este estudo aplicou-se a um conjunto de nove alunos de instrumento - flauta transversal - do ensino vocacional de música, distribuídos por um grupo de controlo e por dois grupos experimentais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-09-07T09:49:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24042
TID:201943239
url http://hdl.handle.net/10773/24042
identifier_str_mv TID:201943239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137633267351552