Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/1176 |
Resumo: | O Mutismo é uma perturbação que se expressa com mais frequência nas crianças em idade pré-escolar e que pode prejudicar o seu desempenho tanto ao nível escolar como social. É uma perturbação pouco conhecida o que complexifica o seu diagnóstico tal como o tratamento. Este relatório de estágio é um trabalho teórico-prático, isto é, numa primeira parte é realizada uma revisão de literatura sobre a problemática acima referida e sobre alguns aspectos mais históricos relacionados com o surgimento da psicologia, com o papel do psicólogo e a sua importância na nossa sociedade. Pretendemos também fazer uma descrição da problemática, apresentar a sua prevalência, o seu diagnóstico e obviamente o tratamento. Posteriormente pretendemos dar algumas sugestões de tratamento como por exemplo, uma intervenção do tipo ludoterapêutico. Por fim, será apresentada a discussão e posteriormente as conclusões obtidas ao longo do processo de acompanhamento psicológico realizado. Contudo, também haverá lugar para a compreensão da avaliação psicológica realizada. |
id |
RCAP_107ea3675e22ab5a206d2acac72ba1a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/1176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescênciaidade pré-escolaransiedadeemoçõescontexto socialmutismoO Mutismo é uma perturbação que se expressa com mais frequência nas crianças em idade pré-escolar e que pode prejudicar o seu desempenho tanto ao nível escolar como social. É uma perturbação pouco conhecida o que complexifica o seu diagnóstico tal como o tratamento. Este relatório de estágio é um trabalho teórico-prático, isto é, numa primeira parte é realizada uma revisão de literatura sobre a problemática acima referida e sobre alguns aspectos mais históricos relacionados com o surgimento da psicologia, com o papel do psicólogo e a sua importância na nossa sociedade. Pretendemos também fazer uma descrição da problemática, apresentar a sua prevalência, o seu diagnóstico e obviamente o tratamento. Posteriormente pretendemos dar algumas sugestões de tratamento como por exemplo, uma intervenção do tipo ludoterapêutico. Por fim, será apresentada a discussão e posteriormente as conclusões obtidas ao longo do processo de acompanhamento psicológico realizado. Contudo, também haverá lugar para a compreensão da avaliação psicológica realizada.2015-06-08T15:24:51Z2015-05-08T00:00:00Z2015-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/1176TID:201244535porSilva, Eloísa Isabel Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:17:42Zoai:repositorio.ual.pt:11144/1176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:31.167898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência |
title |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência |
spellingShingle |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência Silva, Eloísa Isabel Ribeiro da idade pré-escolar ansiedade emoções contexto social mutismo |
title_short |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência |
title_full |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência |
title_fullStr |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência |
title_full_unstemmed |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência |
title_sort |
Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Departamento de Pediatria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência |
author |
Silva, Eloísa Isabel Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Eloísa Isabel Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eloísa Isabel Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
idade pré-escolar ansiedade emoções contexto social mutismo |
topic |
idade pré-escolar ansiedade emoções contexto social mutismo |
description |
O Mutismo é uma perturbação que se expressa com mais frequência nas crianças em idade pré-escolar e que pode prejudicar o seu desempenho tanto ao nível escolar como social. É uma perturbação pouco conhecida o que complexifica o seu diagnóstico tal como o tratamento. Este relatório de estágio é um trabalho teórico-prático, isto é, numa primeira parte é realizada uma revisão de literatura sobre a problemática acima referida e sobre alguns aspectos mais históricos relacionados com o surgimento da psicologia, com o papel do psicólogo e a sua importância na nossa sociedade. Pretendemos também fazer uma descrição da problemática, apresentar a sua prevalência, o seu diagnóstico e obviamente o tratamento. Posteriormente pretendemos dar algumas sugestões de tratamento como por exemplo, uma intervenção do tipo ludoterapêutico. Por fim, será apresentada a discussão e posteriormente as conclusões obtidas ao longo do processo de acompanhamento psicológico realizado. Contudo, também haverá lugar para a compreensão da avaliação psicológica realizada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-08T15:24:51Z 2015-05-08T00:00:00Z 2015-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/1176 TID:201244535 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/1176 |
identifier_str_mv |
TID:201244535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136813917405184 |