O contributo da disciplina de Educação Física para o desenvolvimento de uma Escola de Excelência: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Margarida Coutinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2516
Resumo: A sociedade atual exige uma escola inteligente, capaz de assegurar a igualdade de oportunidades e a qualidade das aprendizagens. Para Perrenoud e Thurler (2002), existe um fosso entre as expectativas que a sociedade tem relativamente ao papel da escola e o que a escola realmente oferece. Quando lamentamos o estado do nosso sistema de educação, não nos serve de muito apelar a "uma escola de excelência" se não fizermos algum esforço para pormenorizar em que ela consiste. Torna-se importante entender como escolas de excelência trabalham (Roldão, 2007). A Educação Física, representa, nos dias de hoje, uma disciplina fundamental para o currículo escolar português. Uma mente sã e um corpo saudável são condições essências do equilíbrio da personalidade e imprescindíveis ao pleno desenvolvimento e manifestação do potencial criativo e construtivo de cada indivíduo (Cunha & Brás, 1998). A falta de atividade apropriada traduz-se em carências frequentemente irremediáveis. A existência de uma vivência ativa como modelo de organização de um estilo de vida, sugere que a saúde seja um fenómeno educacional. Deste modo, a influência da escola tem um pepel fundamental (Mota, 1998). Esta dissertação é o resultado de uma investigação, “estudo de caso”, realizada na Escola Secundária Alves Martins onde teve como ponto de partida a realização de um estudo interpretativo da escola por forma a perceber a especificidade e singularidade da mesma e focalizada no contributo da disciplina de Educação Física para o desenvolvimento de uma escola de excelência. Em termos mais específicos, pretendemos identificar as práticas implementadas pelos seus professores de EF com vista a contribuírem para a formação de alunos de sucesso. A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Neste estudo foram entrevistados sete professores de Educação Física. Os principais resultados deste estudo revelam que nesta Escola, a Educação Física tem contribuído para uma escola de Excelência. Este facto está associado ao empenho, trabalho planificado e responsável desenvolvido pelos professores de EF, propondo ainda aos seus alunos, um conjunto de modalidades alternativas que vão de encontro aos seus gostos e interesses. Os professores explicam que os bons resultados conseguidos por parte dos alunos do 12º ano, ficar-se-ão a dever, essencialmente, à estabilidade do corpo docente e a uma grande percentagem dos alunos da escola, nas suas horas livres, frequentar centros de explicações. Os resultados revelam ainda, na opinião dos professores entrevistados, que os excelentes alunos atribuem muita importância à EF, pelo facto da mesma contar para a média final de acesso ao ensino superior. Todos os professores entrevistados já procederam a alteração de um nível de avaliação, mas as justificações que os levaram a essa alteração divergiram. A maioria dos docentes já procedeu a essa alteração, não em função da média, mas sim, por razões que se prendem com o perfil de aluno que está em causa.
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Uma mente sã e um corpo saudável são condições essências do equilíbrio da personalidade e imprescindíveis ao pleno desenvolvimento e manifestação do potencial criativo e construtivo de cada indivíduo (Cunha & Brás, 1998). A falta de atividade apropriada traduz-se em carências frequentemente irremediáveis. A existência de uma vivência ativa como modelo de organização de um estilo de vida, sugere que a saúde seja um fenómeno educacional. Deste modo, a influência da escola tem um pepel fundamental (Mota, 1998). Esta dissertação é o resultado de uma investigação, “estudo de caso”, realizada na Escola Secundária Alves Martins onde teve como ponto de partida a realização de um estudo interpretativo da escola por forma a perceber a especificidade e singularidade da mesma e focalizada no contributo da disciplina de Educação Física para o desenvolvimento de uma escola de excelência. Em termos mais específicos, pretendemos identificar as práticas implementadas pelos seus professores de EF com vista a contribuírem para a formação de alunos de sucesso. A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se a entrevista como instrumento de recolha de dados. Neste estudo foram entrevistados sete professores de Educação Física. Os principais resultados deste estudo revelam que nesta Escola, a Educação Física tem contribuído para uma escola de Excelência. Este facto está associado ao empenho, trabalho planificado e responsável desenvolvido pelos professores de EF, propondo ainda aos seus alunos, um conjunto de modalidades alternativas que vão de encontro aos seus gostos e interesses. Os professores explicam que os bons resultados conseguidos por parte dos alunos do 12º ano, ficar-se-ão a dever, essencialmente, à estabilidade do corpo docente e a uma grande percentagem dos alunos da escola, nas suas horas livres, frequentar centros de explicações. Os resultados revelam ainda, na opinião dos professores entrevistados, que os excelentes alunos atribuem muita importância à EF, pelo facto da mesma contar para a média final de acesso ao ensino superior. Todos os professores entrevistados já procederam a alteração de um nível de avaliação, mas as justificações que os levaram a essa alteração divergiram. A maioria dos docentes já procedeu a essa alteração, não em função da média, mas sim, por razões que se prendem com o perfil de aluno que está em causa.Today’s society demands an intelligent school, capable of ensuring the equality of opportunities and the quality of learning. For Perrenoud e Thurler (202), there is a gap between the expectations society has regarding the role of schools and what schools really provide. The use of the words «excellence», «levels» and «results» has been part of the current language for a long time now. When we feel sorry about the state of our educational system, there´s no need to talk about «a school of excellence» if we don’t do any kind of effort to analyze in detail what this kind of school is really about. Understanding how «schools of excellence» work has thus become, nowadays, a matter of importance (Roldão, 2007). Physical Education nowadays represents a fundamental subject for the Portuguese school curriculum. The lack of appropriate activity can cause irredeemable flaws. The existence of an active way of life representing a model of organization of a certain lifestyle suggests that health has to be understood as an educational phenomenon (Mota, 1998). This paper is the result of a research conducted at the Escola Secundária Alves Martins, which began with an interpretative study of the school in order to understand the specificity and singularity of the school and that focused on the contribution of Physical Education to the development of a School of excellence. Specifically speaking, we sought to identify the actions implemented by its Physical Education teachers as a way of helping the growth of successful students. The descriptive and interpretative nature of the research justifies the choice of the qualitative method, using techniques of content analysis for the data analysis and using interviews as an instrument to gather data. This study interviewed seven teachers of Physical Education.The main results of this study reveal that in this school Physical Education has been an important contribution to a school of excellence. This fact is associated with the engagement and with the responsible and well-planned work developed by the Physical Education teachers that offer their student a wide set of alternative sports that are able to meet their interests and preferences. The teachers state that the good results obtained by the 12th grade students can be explained by the stability of the teaching staff and by the fact that a large percentage of the students attend tutoring classes in their free-time. The results also show that Physical Education is very important to the excellent students because the marks they get in this school subject are used to calculate their final average mark that will be of importance when they apply to university. Every teacher we interviewed states that he has, at one time or another, changed a mark, but the justifications for this action diverged. The majority of the teachers stated that they performed those changes, not to favor the student in his final average mark, but because of the specific characteristics of the student concerned.2013-07-03T15:23:52Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2516porSoares, Ana Margarida Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:03.132401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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