Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24423 |
Resumo: | A memorização consiste na capacidade de guardar informação de forma a que possamos recuperá-la sempre que for necessário. Na preparação de uma obra, a memorização desempenha um papel fundamental, visto que pode ser um excelente indicador da compreensão musical. No entanto, muitas vezes, o ensino de estratégias de memorização é desvalorizado na formação dos alunos, acabando a memorização por acontecer, maioritariamente, pela repetição. Desenvolvi neste Projeto Educativo - Parte II deste documento - o tema “estratégias de memorização”, tendo como principal objetivo elencar e testar uma série de estratégias que, apesar de terem sido aplicadas a alunos do 3º ciclo de piano, podem ser usadas transversalmente em todos os graus de ensino da música. Também foram experimentados dois jogos para testar a memorização, no sentido de tornar esta tarefa mais interessante e desafiante para os alunos. Este documento está dividido em duas partes: na Parte I é apresentado o Relatório de Estágio e na Parte II o Projeto Educativo. O Relatório de Estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta secção são apresentados os relatórios de observação das aulas lecionadas e assistidas e as atividades de estágio realizadas, que conclui com uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. |
id |
RCAP_1094c523d8155c7db35314e55ee8ded6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/24423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de pianoMúsicaPianoEnsinoMemóriaEstratégias de MemorizaçãoA memorização consiste na capacidade de guardar informação de forma a que possamos recuperá-la sempre que for necessário. Na preparação de uma obra, a memorização desempenha um papel fundamental, visto que pode ser um excelente indicador da compreensão musical. No entanto, muitas vezes, o ensino de estratégias de memorização é desvalorizado na formação dos alunos, acabando a memorização por acontecer, maioritariamente, pela repetição. Desenvolvi neste Projeto Educativo - Parte II deste documento - o tema “estratégias de memorização”, tendo como principal objetivo elencar e testar uma série de estratégias que, apesar de terem sido aplicadas a alunos do 3º ciclo de piano, podem ser usadas transversalmente em todos os graus de ensino da música. Também foram experimentados dois jogos para testar a memorização, no sentido de tornar esta tarefa mais interessante e desafiante para os alunos. Este documento está dividido em duas partes: na Parte I é apresentado o Relatório de Estágio e na Parte II o Projeto Educativo. O Relatório de Estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta secção são apresentados os relatórios de observação das aulas lecionadas e assistidas e as atividades de estágio realizadas, que conclui com uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada.Memorization consists of the ability to store information so that we can retrieve it whenever necessary. In the preparation of a piece, memorization plays a fundamental role, since it can be an excellent indicator of musical comprehension. However, the teaching of memorization strategies is often devalued in the formation of the students, and memorization happens, mostly, by repetition. In this Educational Project – Part II of this document – I developed the theme "memorization strategies", whose main objective is to list and test a series of strategies that, although they have been applied to students in the third cycle, can be used transversally in all grades of teaching music. Two games have also been tried out to test memorization, to make this task more interesting and challenging for students. This document is divided into two parts: Part I presents the Supervised Teaching Practice report and, Part II, the Educational Project. Part I includes the Supervised Teaching Practice report which was held at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga. In this section I present the observation reports of the classes taught and assisted and the internship activities carried out, which concludes with a reflection on the Supervised Teaching Practice.2018-10-22T14:55:35Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24423TID:202240541porLima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:52Zoai:ria.ua.pt:10773/24423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:04.026493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano |
title |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano |
spellingShingle |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio Música Piano Ensino Memória Estratégias de Memorização |
title_short |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano |
title_full |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano |
title_fullStr |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano |
title_full_unstemmed |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano |
title_sort |
Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano |
author |
Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio |
author_facet |
Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Piano Ensino Memória Estratégias de Memorização |
topic |
Música Piano Ensino Memória Estratégias de Memorização |
description |
A memorização consiste na capacidade de guardar informação de forma a que possamos recuperá-la sempre que for necessário. Na preparação de uma obra, a memorização desempenha um papel fundamental, visto que pode ser um excelente indicador da compreensão musical. No entanto, muitas vezes, o ensino de estratégias de memorização é desvalorizado na formação dos alunos, acabando a memorização por acontecer, maioritariamente, pela repetição. Desenvolvi neste Projeto Educativo - Parte II deste documento - o tema “estratégias de memorização”, tendo como principal objetivo elencar e testar uma série de estratégias que, apesar de terem sido aplicadas a alunos do 3º ciclo de piano, podem ser usadas transversalmente em todos os graus de ensino da música. Também foram experimentados dois jogos para testar a memorização, no sentido de tornar esta tarefa mais interessante e desafiante para os alunos. Este documento está dividido em duas partes: na Parte I é apresentado o Relatório de Estágio e na Parte II o Projeto Educativo. O Relatório de Estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta secção são apresentados os relatórios de observação das aulas lecionadas e assistidas e as atividades de estágio realizadas, que conclui com uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-22T14:55:35Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/24423 TID:202240541 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/24423 |
identifier_str_mv |
TID:202240541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137634820292608 |