Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24423
Resumo: A memorização consiste na capacidade de guardar informação de forma a que possamos recuperá-la sempre que for necessário. Na preparação de uma obra, a memorização desempenha um papel fundamental, visto que pode ser um excelente indicador da compreensão musical. No entanto, muitas vezes, o ensino de estratégias de memorização é desvalorizado na formação dos alunos, acabando a memorização por acontecer, maioritariamente, pela repetição. Desenvolvi neste Projeto Educativo - Parte II deste documento - o tema “estratégias de memorização”, tendo como principal objetivo elencar e testar uma série de estratégias que, apesar de terem sido aplicadas a alunos do 3º ciclo de piano, podem ser usadas transversalmente em todos os graus de ensino da música. Também foram experimentados dois jogos para testar a memorização, no sentido de tornar esta tarefa mais interessante e desafiante para os alunos. Este documento está dividido em duas partes: na Parte I é apresentado o Relatório de Estágio e na Parte II o Projeto Educativo. O Relatório de Estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta secção são apresentados os relatórios de observação das aulas lecionadas e assistidas e as atividades de estágio realizadas, que conclui com uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada.
id RCAP_1094c523d8155c7db35314e55ee8ded6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de pianoMúsicaPianoEnsinoMemóriaEstratégias de MemorizaçãoA memorização consiste na capacidade de guardar informação de forma a que possamos recuperá-la sempre que for necessário. Na preparação de uma obra, a memorização desempenha um papel fundamental, visto que pode ser um excelente indicador da compreensão musical. No entanto, muitas vezes, o ensino de estratégias de memorização é desvalorizado na formação dos alunos, acabando a memorização por acontecer, maioritariamente, pela repetição. Desenvolvi neste Projeto Educativo - Parte II deste documento - o tema “estratégias de memorização”, tendo como principal objetivo elencar e testar uma série de estratégias que, apesar de terem sido aplicadas a alunos do 3º ciclo de piano, podem ser usadas transversalmente em todos os graus de ensino da música. Também foram experimentados dois jogos para testar a memorização, no sentido de tornar esta tarefa mais interessante e desafiante para os alunos. Este documento está dividido em duas partes: na Parte I é apresentado o Relatório de Estágio e na Parte II o Projeto Educativo. O Relatório de Estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta secção são apresentados os relatórios de observação das aulas lecionadas e assistidas e as atividades de estágio realizadas, que conclui com uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada.Memorization consists of the ability to store information so that we can retrieve it whenever necessary. In the preparation of a piece, memorization plays a fundamental role, since it can be an excellent indicator of musical comprehension. However, the teaching of memorization strategies is often devalued in the formation of the students, and memorization happens, mostly, by repetition. In this Educational Project – Part II of this document – I developed the theme "memorization strategies", whose main objective is to list and test a series of strategies that, although they have been applied to students in the third cycle, can be used transversally in all grades of teaching music. Two games have also been tried out to test memorization, to make this task more interesting and challenging for students. This document is divided into two parts: Part I presents the Supervised Teaching Practice report and, Part II, the Educational Project. Part I includes the Supervised Teaching Practice report which was held at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga. In this section I present the observation reports of the classes taught and assisted and the internship activities carried out, which concludes with a reflection on the Supervised Teaching Practice.2018-10-22T14:55:35Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24423TID:202240541porLima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:52Zoai:ria.ua.pt:10773/24423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:04.026493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
title Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
spellingShingle Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio
Música
Piano
Ensino
Memória
Estratégias de Memorização
title_short Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
title_full Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
title_fullStr Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
title_full_unstemmed Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
title_sort Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano
author Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio
author_facet Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Piano
Ensino
Memória
Estratégias de Memorização
topic Música
Piano
Ensino
Memória
Estratégias de Memorização
description A memorização consiste na capacidade de guardar informação de forma a que possamos recuperá-la sempre que for necessário. Na preparação de uma obra, a memorização desempenha um papel fundamental, visto que pode ser um excelente indicador da compreensão musical. No entanto, muitas vezes, o ensino de estratégias de memorização é desvalorizado na formação dos alunos, acabando a memorização por acontecer, maioritariamente, pela repetição. Desenvolvi neste Projeto Educativo - Parte II deste documento - o tema “estratégias de memorização”, tendo como principal objetivo elencar e testar uma série de estratégias que, apesar de terem sido aplicadas a alunos do 3º ciclo de piano, podem ser usadas transversalmente em todos os graus de ensino da música. Também foram experimentados dois jogos para testar a memorização, no sentido de tornar esta tarefa mais interessante e desafiante para os alunos. Este documento está dividido em duas partes: na Parte I é apresentado o Relatório de Estágio e na Parte II o Projeto Educativo. O Relatório de Estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Nesta secção são apresentados os relatórios de observação das aulas lecionadas e assistidas e as atividades de estágio realizadas, que conclui com uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22T14:55:35Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24423
TID:202240541
url http://hdl.handle.net/10773/24423
identifier_str_mv TID:202240541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137634820292608