Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38383 |
Resumo: | O artigo resulta de um trabalho de análise das representações e práticas de autoavaliação realizadas em oito agrupamentos de escolas portuguesas e inscreve‑se num processo de formação das suas equipas internas de avaliação institucional. Tomou‑se como metodologia a investigação‑ação e como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a análise documental, a observação (notas de campo) e a conversação (a apresentação e problematização dos processos vividos por cada equipa). As práticas de autoavaliação dos formandos foram objeto de questionamento, dando lugar a processos de maturação, organizacional e individual. Verificou‑se a (des)construção de modelos, aliando‑se o (des)envolvimento individual ao trabalho colaborativo e à partilha de responsabilidades. A investigação‑ação – permitindo operacionalizar os pressupostos de criação de espaços de reflexividade – traduziu ela própria um meio de desenvolvimento profissional dos professores e da organização. |
id |
RCAP_109c53ec6ebedc2c6e19f7fd6f325356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/38383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professoresInvestigação‑formação‑açãoAutoavaliaçãoDesenvolvimento organizacionalDesenvolvimento profissionalO artigo resulta de um trabalho de análise das representações e práticas de autoavaliação realizadas em oito agrupamentos de escolas portuguesas e inscreve‑se num processo de formação das suas equipas internas de avaliação institucional. Tomou‑se como metodologia a investigação‑ação e como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a análise documental, a observação (notas de campo) e a conversação (a apresentação e problematização dos processos vividos por cada equipa). As práticas de autoavaliação dos formandos foram objeto de questionamento, dando lugar a processos de maturação, organizacional e individual. Verificou‑se a (des)construção de modelos, aliando‑se o (des)envolvimento individual ao trabalho colaborativo e à partilha de responsabilidades. A investigação‑ação – permitindo operacionalizar os pressupostos de criação de espaços de reflexividade – traduziu ela própria um meio de desenvolvimento profissional dos professores e da organização.CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoRepositório da Universidade de LisboaCosta, EstelaAlmeida, Marta2019-05-23T08:16:49Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38383porCosta, E., & Almeida, M. (2016). Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 73-93.0872-7643info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:19.929991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores |
title |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores |
spellingShingle |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores Costa, Estela Investigação‑formação‑ação Autoavaliação Desenvolvimento organizacional Desenvolvimento profissional |
title_short |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores |
title_full |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores |
title_fullStr |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores |
title_full_unstemmed |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores |
title_sort |
Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores |
author |
Costa, Estela |
author_facet |
Costa, Estela Almeida, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Estela Almeida, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação‑formação‑ação Autoavaliação Desenvolvimento organizacional Desenvolvimento profissional |
topic |
Investigação‑formação‑ação Autoavaliação Desenvolvimento organizacional Desenvolvimento profissional |
description |
O artigo resulta de um trabalho de análise das representações e práticas de autoavaliação realizadas em oito agrupamentos de escolas portuguesas e inscreve‑se num processo de formação das suas equipas internas de avaliação institucional. Tomou‑se como metodologia a investigação‑ação e como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a análise documental, a observação (notas de campo) e a conversação (a apresentação e problematização dos processos vividos por cada equipa). As práticas de autoavaliação dos formandos foram objeto de questionamento, dando lugar a processos de maturação, organizacional e individual. Verificou‑se a (des)construção de modelos, aliando‑se o (des)envolvimento individual ao trabalho colaborativo e à partilha de responsabilidades. A investigação‑ação – permitindo operacionalizar os pressupostos de criação de espaços de reflexividade – traduziu ela própria um meio de desenvolvimento profissional dos professores e da organização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2019-05-23T08:16:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/38383 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/38383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, E., & Almeida, M. (2016). Formação-ação e autoavaliação de escolas - Um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores. Educação, Sociedade & Culturas, 47, 73-93. 0872-7643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134387614253056 |