Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrão, Vasco António Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84797
Resumo: Dissertação de mestrado em Direito dos Contratos e da Empresa
id RCAP_109e1cf1d39e8cac24b8f24144a6fbd5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?Multilevel marketing and pyramid scheme: ideal business or financial fraud?Esquemas em pirâmideMarketing multinívelVenda diretaPyramid schemesMultilevel marketingDirect sellingCiências Sociais::DireitoDissertação de mestrado em Direito dos Contratos e da EmpresaA constante evolução da economia e do mercado mundial, aliado ao rápido desenvolvimento tecnológico, faz irromper novos desafios e questões jurídicas, às quais o Direito não pode ficar estagnado. Surgem assim novas figuras jurídicas e novos regimes carecidos de regulação, de modo a garantir os direitos fundamentais dos intervenientes e a necessária segurança no comércio jurídico. Tais regulações, no entanto, não deverão restringir em demasia a liberdade contratual característica do mercado atual. É nesta linha de raciocínio que a preocupação pelo marketing multinível surge, sendo preponderante particularizar as principais características e conceitos aliados a tal figura, bem como a reflexão sobre as problemáticas associadas ao mesmo, de modo a apresentar conclusões lógicas acerca do que poderá ser levado a cabo para valorizar e credenciar tais empresas.The constant evolution of the economy and the global market, combined with the fast technological development, brings about new challenges and issues, to which the Law cannot remain stagnant. Thus, new legal figures and new regimes in need of regulation ap pear, to guarantee the fundamental rights of the interveners and the necessary security in legal commerce. Such regulations, however, should not overly restrict the contractual freedom characteristic of the current market. It is in this line of reasoning that the concern for multilevel marketing arises, and it is preponderant to particularize the main characteristics and concepts allied to such a figure, as well as a reflection on the issues associated with it, to present logical conclusions about what can be done to value and accredit such companiesMorais, Fernando GravatoUniversidade do MinhoCarrão, Vasco António Martins2022-05-252022-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84797por203248210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:04.135795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
Multilevel marketing and pyramid scheme: ideal business or financial fraud?
title Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
spellingShingle Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
Carrão, Vasco António Martins
Esquemas em pirâmide
Marketing multinível
Venda direta
Pyramid schemes
Multilevel marketing
Direct selling
Ciências Sociais::Direito
title_short Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
title_full Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
title_fullStr Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
title_full_unstemmed Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
title_sort Marketing multinível e pirâmides financeiras: negócio ideal ou fraude financeira?
author Carrão, Vasco António Martins
author_facet Carrão, Vasco António Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Fernando Gravato
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrão, Vasco António Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Esquemas em pirâmide
Marketing multinível
Venda direta
Pyramid schemes
Multilevel marketing
Direct selling
Ciências Sociais::Direito
topic Esquemas em pirâmide
Marketing multinível
Venda direta
Pyramid schemes
Multilevel marketing
Direct selling
Ciências Sociais::Direito
description Dissertação de mestrado em Direito dos Contratos e da Empresa
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
2022-05-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84797
url https://hdl.handle.net/1822/84797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203248210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133084218556416