Estudo do papel das tarefas na aprendizagem de Ciências Físicas no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Olga Maria Vilela de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/218
Resumo: É hoje consensual que o ensino das ciências deve promover o desenvolvimento de competências, desde as mais básicas às mais complexas, como investigar e resolver problemas. Por isso, torna-se evidente a importância de novas práticas de ensino nas ciências em geral, e na Física em particular. Assentando nestes pressupostos, considerou-se importante realizar um estudo que se centrasse sobre a aprendizagem de Ciências Físicas e nas respectivas dificuldades, derivando numa falta de gosto pelo estudo da disciplina e, por conseguinte, no insucesso escolar. Deste modo, o estudo que preconizamos visou procurar uma contribuição para o ensino de Ciências Físicas no Ensino Básico, concebendo e implementando um currículo centrado em situações formativas. Focamos, no presente estudo, a importância do papel das tarefas, como geradoras do desenvolvimento de competências, atitudes e conhecimentos nos alunos, bem como a qualidade das aprendizagens que daí decorrem. Evidenciamos ainda, o modo como as mesmas foram apropriadas e geridas ao longo da implementação. Para além disso, destacamos o papel do professor, como guia, orientador e mediador das aprendizagens, nomeadamente através das interacções que promove com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos. Esta investigação envolveu a concepção, implementação e avaliação de um currículo exequível, assente numa poderosa ferramenta, com validade epistemológica e didáctica: a situação formativa. O presente estudo envolveu alunos de cinco turmas do 9º ano de escolaridade de três escolas diferentes, que constituíram três casos distintos: dois casos do tipo investigação-acção (caso I e caso II) e um caso de tipo avaliativo (caso III). O primeiro caso de tipo investigação-acção foi realizado em duas turmas nas quais a professora estudou o papel das tarefas para a aprendizagem. O segundo caso de investigação-acção foi realizado em duas turmas com características semelhantes às turmas da professora investigadora, nomeadamente na implementação do mesmo currículo, baseado em situações formativas, nas quais a professora estudou aspectos relativos à representação gráfica. No caso de tipo avaliativo, não houve implementação de um currículo baseado em situações formativas, nem dada ênfase especial ao papel das tarefas na aprendizagem. O propósito base do estudo foi averiguar se o papel das tarefas, nomeadamente as suas características, gestão e apropriação ao longo da implementação do currículopromoveram aprendizagens de qualidade nos alunos, ou seja, permitiram desenvolver competências, conhecimentos e atitudes. Os resultados obtidos suportam a conclusão de que as tarefas desenvolvidas, e as interacções promovidas ao longo da investigação, criaram oportunidades para os alunos desenvolverem e adquirirem competências, conhecimentos e atitudes. Para além disso, as interacções decorridas ao longo da execução das tarefas, permitiu desenvolver a autonomia e autoconfiança e promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Outro propósito do estudo foi determinar se o currículo baseado em situações formativas permitia desenvolver aprendizagens de qualidade nos alunos. Os resultados obtidos sugerem que se o currículo for semiaberto, baseado em actividades desencadeadoras da acção do aluno, devidamente contextualizado, incluindo situações familiares aos alunos, se tiver em conta os conhecimentos prévios dos mesmos e, na medida do possível, dos seus interesses é possível desenvolver competências, mesmo de alto nível. Os resultados obtidos nos testes e inquéritos realizados, sugerem que o currículo implementado, e sua subsequente gestão promove uma melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, um aumento do gosto pela aprendizagem da disciplina e um maior envolvimento dos alunos na aprendizagem. Considerando que a promoção das capacidades, de competências, conhecimentos e atitudes nos alunos é, hoje, uma meta do ensino das ciências, como podemos verificar na fundamentação deste estudo (capitulo 2), então, este tipo de actuação ao nível de sala de aula deve ser integrado, de forma sistemática, no ensino de Ciências Físicas.
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Focamos, no presente estudo, a importância do papel das tarefas, como geradoras do desenvolvimento de competências, atitudes e conhecimentos nos alunos, bem como a qualidade das aprendizagens que daí decorrem. Evidenciamos ainda, o modo como as mesmas foram apropriadas e geridas ao longo da implementação. Para além disso, destacamos o papel do professor, como guia, orientador e mediador das aprendizagens, nomeadamente através das interacções que promove com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos. Esta investigação envolveu a concepção, implementação e avaliação de um currículo exequível, assente numa poderosa ferramenta, com validade epistemológica e didáctica: a situação formativa. O presente estudo envolveu alunos de cinco turmas do 9º ano de escolaridade de três escolas diferentes, que constituíram três casos distintos: dois casos do tipo investigação-acção (caso I e caso II) e um caso de tipo avaliativo (caso III). O primeiro caso de tipo investigação-acção foi realizado em duas turmas nas quais a professora estudou o papel das tarefas para a aprendizagem. O segundo caso de investigação-acção foi realizado em duas turmas com características semelhantes às turmas da professora investigadora, nomeadamente na implementação do mesmo currículo, baseado em situações formativas, nas quais a professora estudou aspectos relativos à representação gráfica. No caso de tipo avaliativo, não houve implementação de um currículo baseado em situações formativas, nem dada ênfase especial ao papel das tarefas na aprendizagem. O propósito base do estudo foi averiguar se o papel das tarefas, nomeadamente as suas características, gestão e apropriação ao longo da implementação do currículopromoveram aprendizagens de qualidade nos alunos, ou seja, permitiram desenvolver competências, conhecimentos e atitudes. Os resultados obtidos suportam a conclusão de que as tarefas desenvolvidas, e as interacções promovidas ao longo da investigação, criaram oportunidades para os alunos desenvolverem e adquirirem competências, conhecimentos e atitudes. Para além disso, as interacções decorridas ao longo da execução das tarefas, permitiu desenvolver a autonomia e autoconfiança e promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Outro propósito do estudo foi determinar se o currículo baseado em situações formativas permitia desenvolver aprendizagens de qualidade nos alunos. Os resultados obtidos sugerem que se o currículo for semiaberto, baseado em actividades desencadeadoras da acção do aluno, devidamente contextualizado, incluindo situações familiares aos alunos, se tiver em conta os conhecimentos prévios dos mesmos e, na medida do possível, dos seus interesses é possível desenvolver competências, mesmo de alto nível. Os resultados obtidos nos testes e inquéritos realizados, sugerem que o currículo implementado, e sua subsequente gestão promove uma melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, um aumento do gosto pela aprendizagem da disciplina e um maior envolvimento dos alunos na aprendizagem. Considerando que a promoção das capacidades, de competências, conhecimentos e atitudes nos alunos é, hoje, uma meta do ensino das ciências, como podemos verificar na fundamentação deste estudo (capitulo 2), então, este tipo de actuação ao nível de sala de aula deve ser integrado, de forma sistemática, no ensino de Ciências Físicas.It is nowadays consensual that science teaching should promote the development of competences, from the most basic to the most complex ones, such as investigating and solving problems. Therefore, it is clear that new teaching practices are very important in science teaching in general, and particularly in Physics. Based on this assumption, it became important to conduct a study that would focus on Physics learning and the correspondent difficulties that students come across with in the acquisition of specific knowledge. This makes students dislike the subject and it consequently results in failure rates. This study intends to give a contribution to Physics teaching in Basic Education, by designing and implementing a curriculum focused on formative situations. It focuses on the important role of tasks, which promote the development of competences, attitudes and knowledge in students, as well as the quality of the resulting learning. It also highlights how learning has been appropriated and managed during the implementation. In addition, it considers the role of the teacher as someone who guides, directs and mediates the learning process, according to the interactions promoted with the purpose of developing students' autonomy. This research involved the design, implementation and evaluation of a feasible curriculum, based on a powerful tool, with epistemological and didactic validity: the formative situation. Our aim was to promote attitudes, knowledge and competences whenever students make use of the scientific knowledge. The present study has involved students belonging to five classes of the 9th grade of three different schools, resulting in three distinct cases: two cases of action research (Case I and Case II) and one evaluation case (Case III). The first case of action-research was conducted in two classes, in which the role of tasks in learning was studied. The second case of action-research was developed in two classes with characteristics similar to the ones of the researcher, namely the implementation of the same curriculum, based on formative situations, in which the teacher studied some aspects concerning graphic representation. In the evaluation case, there was no implementation of a curriculum based on formative situations, and no special emphasis was given to the role of tasks in learning. The main purpose of the study was to verify if the role of tasks, namely their characteristics, appropriation and management during the implementation of the curriculum, has promoted learning quality in students, namely if the tasks have allowed the development of competences, knowledge and attitudes. The results achieved sustain the conclusion that the tasks developed and the interactions promoted during the investigation, have created opportunities for students to develop and acquire competences, knowledge and attitudes. Furthermore, the interactions which occurred during the fulfilment of tasks have allowed the development of student’s autonomy, self-confidence and critical thinking. Another purpose of this study was to determine if the curriculum based on formative situations allowed the development of learning quality. The results achieved suggest that, if the curriculum is half-open, based on activities which trigger student’s actions, duly contextualised, including situations which are familiar to students, and also if it has in account their previous knowledge and, as far as possible, their interests, then it is possible to develop competences, even at a higher level. The results achieved in the tests and questionnaire applied, suggest that the implemented curriculum, and in particular the curricular management together with mediation and evaluation, promotes an improvement of quality learning, self satisfaction when learning the subject and a greater involvement of students in their own learning. Bearing in mind that today’s science teaching has the goal of promoting skills, competences, knowledge and attitudes in students, as we may confirm in this study’s theoretical framework (Chapter 2), then this type of procedure in the classroom must systematically be integrated in Physics teaching.2010-08-20T14:56:21Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/218pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Olga Maria Vilela dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:43Zoai:repositorio.utad.pt:10348/218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:18.562126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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