Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7670 |
Resumo: | O ensino da Física e da Química ainda é frequentemente demasiado transmissivo, o que pode levar muitos alunos a recorrerem a esquemas de memorização. Muitos dos alunos que resolvem satisfatoriamente bem os exercícios podem ter conceções radicalmente díspares das científicas aceites. Estas conceções alternativas (CA) são tipicamente uma mistura complexa entre noções intuitivas e aquisições do ensino. Assim neste estudo entendeu-se necessário identificar algumas CA dos alunos sobre as temáticas do som e do ácido-base e verificar a sua evolução após o ensino destas temáticas. A amostra deste estudo é constituída por 38 alunos do 11º ano de escolaridade de duas turmas de uma escola pública Portuguesa, no ano letivo 2015/2016. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário antes (pré-teste) e depois (pós-teste) do ensino das temáticas do som e do ácido-base, com um intervalo de tempo de dois meses entre os dois momentos de teste. Na temática ácido-base numa das turmas efetuouse uma intervenção didática específica de cariz construtivista. A abordagem didática proposta articulou e integrou três ferramentas construtivistas: o conceito de Situação Formativa (SF), Resolução de Problemas (RP) e Trabalho Experimental (TE). Iniciou-se pelo desenho curricular que permitiu estruturar uma sequência de ensino e aprendizagem com coerência interna que propiciasse conflitos cognitivos nos alunos e uma aprendizagem significativa. A intervenção didática constituise por uma rede de 9 SF, desenvolvendo-se 23 atividades de TE num conjunto de 17 módulos de 45 minutos de aula. No estudo da temática do som a conceção mais detetada nos alunos foi que este é uma “espécie de vento” capaz de transportar uma “partícula de pó” e uma “chama de vela” e observou-se que esta CA resistiu ao ensino. No estudo da temática ácido-base as CA mais prevalentes foram relativas à força de ácidos e bases. Nesta temática utilizaram-se as CA detetadas no pré-teste e pós-teste para se analisar a evolução concetual de cada aluno, através da aplicação de uma escala de conversão de conceções em valores, permitindo-se quantificar a evolução concetual do aluno e da turma. Determinou-se uma evolução concetual superior nos alunos da turma intervencionada relativamente aos alunos da turma de controlo. Assim, na temática de ácido-base a deteção de CA serviu simultaneamente para a construção e para a avaliação da intervenção didática. Em conclusão, esta articulação das ferramentas didáticas e o desenho curricular prévio à sua aplicação demonstrou ser uma estratégia construtivista eficaz na superação de CA. |
id |
RCAP_7893484c5b8b78e76d6baf3a407c3016 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7670 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-baseFísicaEnsino/aprendizagemQuímicaResolução de problemasTrabalho experimentalDesenho curricularConceções alternativasSituação formativaEvolução concetualO ensino da Física e da Química ainda é frequentemente demasiado transmissivo, o que pode levar muitos alunos a recorrerem a esquemas de memorização. Muitos dos alunos que resolvem satisfatoriamente bem os exercícios podem ter conceções radicalmente díspares das científicas aceites. Estas conceções alternativas (CA) são tipicamente uma mistura complexa entre noções intuitivas e aquisições do ensino. Assim neste estudo entendeu-se necessário identificar algumas CA dos alunos sobre as temáticas do som e do ácido-base e verificar a sua evolução após o ensino destas temáticas. A amostra deste estudo é constituída por 38 alunos do 11º ano de escolaridade de duas turmas de uma escola pública Portuguesa, no ano letivo 2015/2016. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário antes (pré-teste) e depois (pós-teste) do ensino das temáticas do som e do ácido-base, com um intervalo de tempo de dois meses entre os dois momentos de teste. Na temática ácido-base numa das turmas efetuouse uma intervenção didática específica de cariz construtivista. A abordagem didática proposta articulou e integrou três ferramentas construtivistas: o conceito de Situação Formativa (SF), Resolução de Problemas (RP) e Trabalho Experimental (TE). Iniciou-se pelo desenho curricular que permitiu estruturar uma sequência de ensino e aprendizagem com coerência interna que propiciasse conflitos cognitivos nos alunos e uma aprendizagem significativa. A intervenção didática constituise por uma rede de 9 SF, desenvolvendo-se 23 atividades de TE num conjunto de 17 módulos de 45 minutos de aula. No estudo da temática do som a conceção mais detetada nos alunos foi que este é uma “espécie de vento” capaz de transportar uma “partícula de pó” e uma “chama de vela” e observou-se que esta CA resistiu ao ensino. No estudo da temática ácido-base as CA mais prevalentes foram relativas à força de ácidos e bases. Nesta temática utilizaram-se as CA detetadas no pré-teste e pós-teste para se analisar a evolução concetual de cada aluno, através da aplicação de uma escala de conversão de conceções em valores, permitindo-se quantificar a evolução concetual do aluno e da turma. Determinou-se uma evolução concetual superior nos alunos da turma intervencionada relativamente aos alunos da turma de controlo. Assim, na temática de ácido-base a deteção de CA serviu simultaneamente para a construção e para a avaliação da intervenção didática. Em conclusão, esta articulação das ferramentas didáticas e o desenho curricular prévio à sua aplicação demonstrou ser uma estratégia construtivista eficaz na superação de CA.The teaching of physics and chemistry is still often too transmissive, which leads many students to resort to memory schemes. Many students who solve the exercises satisfactorily may have radically different conceptions of those scientific accepted. These alternative conceptions (AC) are a typically complex mixture between intuitive notions and acquisitions of formal education. These are revealed when there is no adequate didactic treatment to promote the change of ACs. It has been shown that students ignorance of the fundamentals of some facts and meanings, and, in addition, important alternative conceptions (AC) of physical phenomena. Thus, in this study it is necessary to identify some of the students' AC on the topic of sound and acid-base and verify their evolution with the teaching of the topic. The sample of this study is made up of 38 students from the 11th grade of two classes from a Portuguese public school, in the academic year 2015/2016. The data were collected through the administration of a questionnaire before (pre-test) and after (posttest) the teaching process, where the topic of sound and acid-base was approached, with a time interval of two months between the two instruments. The acid-base topic in one of the classes a didactic intervention of constructivist character was made. The didactic approach presented articulate and integrate three didactic tools: the concept of Formative Situation (FS), Problem Solving (PS) and Experimental Work (EW). It was initiated curricular design allowed the structuring of a teaching and learning sequence with internal coherence that would lead to cognitive conflicts in students and significant learning. The didactic intervention consists of a network of 9 SF , developing 23 activities TE in a set of 17 modules of 45 minutes of class. In the study of the thematic of the sound the most detected design in the students was that this is a "kind of wind" capable of carrying a "particle of dust" and a "candle flame" and it was observed that this AC resisted the teaching. In the study of acid-base the most prevalent AC were related to the strength of acids and bases. In this theme, the CA´s detected in the pre-test and post-test were used to analyze the conceptual evolution of each student, through the application of a scale of conversion of concepts in values, allowing to quantify the conceptual evolution of the student and the class. A higher conceptual evolution was determined in the students of the intervention group compared to the students in the control group. Thus, in the topic of acid-base CA detection served simultaneously for the construction and evaluation of didactic intervention. In conclusion, this articulation of the didactic tools and the curricular design prior to its application proved to be a strategy constructivist effective to overcome CA.2017-05-24T11:55:41Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7670TID:202033872porBraz, Sónia Mafalda Teixeira Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:01.493026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base |
title |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base |
spellingShingle |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base Braz, Sónia Mafalda Teixeira Pires Física Ensino/aprendizagem Química Resolução de problemas Trabalho experimental Desenho curricular Conceções alternativas Situação formativa Evolução concetual |
title_short |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base |
title_full |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base |
title_fullStr |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base |
title_full_unstemmed |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base |
title_sort |
Estratégias de deteção e superação de conceções alternativas no ensino e aprendizagem de Física e Química: som e ácido-base |
author |
Braz, Sónia Mafalda Teixeira Pires |
author_facet |
Braz, Sónia Mafalda Teixeira Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz, Sónia Mafalda Teixeira Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Ensino/aprendizagem Química Resolução de problemas Trabalho experimental Desenho curricular Conceções alternativas Situação formativa Evolução concetual |
topic |
Física Ensino/aprendizagem Química Resolução de problemas Trabalho experimental Desenho curricular Conceções alternativas Situação formativa Evolução concetual |
description |
O ensino da Física e da Química ainda é frequentemente demasiado transmissivo, o que pode levar muitos alunos a recorrerem a esquemas de memorização. Muitos dos alunos que resolvem satisfatoriamente bem os exercícios podem ter conceções radicalmente díspares das científicas aceites. Estas conceções alternativas (CA) são tipicamente uma mistura complexa entre noções intuitivas e aquisições do ensino. Assim neste estudo entendeu-se necessário identificar algumas CA dos alunos sobre as temáticas do som e do ácido-base e verificar a sua evolução após o ensino destas temáticas. A amostra deste estudo é constituída por 38 alunos do 11º ano de escolaridade de duas turmas de uma escola pública Portuguesa, no ano letivo 2015/2016. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário antes (pré-teste) e depois (pós-teste) do ensino das temáticas do som e do ácido-base, com um intervalo de tempo de dois meses entre os dois momentos de teste. Na temática ácido-base numa das turmas efetuouse uma intervenção didática específica de cariz construtivista. A abordagem didática proposta articulou e integrou três ferramentas construtivistas: o conceito de Situação Formativa (SF), Resolução de Problemas (RP) e Trabalho Experimental (TE). Iniciou-se pelo desenho curricular que permitiu estruturar uma sequência de ensino e aprendizagem com coerência interna que propiciasse conflitos cognitivos nos alunos e uma aprendizagem significativa. A intervenção didática constituise por uma rede de 9 SF, desenvolvendo-se 23 atividades de TE num conjunto de 17 módulos de 45 minutos de aula. No estudo da temática do som a conceção mais detetada nos alunos foi que este é uma “espécie de vento” capaz de transportar uma “partícula de pó” e uma “chama de vela” e observou-se que esta CA resistiu ao ensino. No estudo da temática ácido-base as CA mais prevalentes foram relativas à força de ácidos e bases. Nesta temática utilizaram-se as CA detetadas no pré-teste e pós-teste para se analisar a evolução concetual de cada aluno, através da aplicação de uma escala de conversão de conceções em valores, permitindo-se quantificar a evolução concetual do aluno e da turma. Determinou-se uma evolução concetual superior nos alunos da turma intervencionada relativamente aos alunos da turma de controlo. Assim, na temática de ácido-base a deteção de CA serviu simultaneamente para a construção e para a avaliação da intervenção didática. Em conclusão, esta articulação das ferramentas didáticas e o desenho curricular prévio à sua aplicação demonstrou ser uma estratégia construtivista eficaz na superação de CA. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24T11:55:41Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7670 TID:202033872 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7670 |
identifier_str_mv |
TID:202033872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137147772469248 |