Turismo de saúde e bem-estar: impacto da qualidade de serviço na satisfação dos utilizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintela, Joana Alegria Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3692
Resumo: A presente dissertação de mestrado propóe-se analisar o impacto da qualidade de serviço nos niveis de satisfação dos utilizadores de unidades de Turismo de Saúde e bem-estar, considerado pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo (P.E.N.T. 2006-2015) como um dos mercados mais importantes para o futuro do turismo em Portugal. Reconhecendo o aumento do número de pessoas interessadas em usufruir de períodos de lazer com qualidade, torna-se evidente e necessário que a oferta atribua especial atenção a esta questao, de forma a responder às necessidades e desejos dos consumidores, preenchendo, simultaneamente, os seus niveis de satisfação. A metodologia utilizada para a realização do estudo consistiu na revisão da literatura e na análise dos dados estatísticos disponlveis. Por seu turno, o estudo empirico baseou-se na administração de inquéritos aos utilizadores de algumas estáncias termais e unidades hoteleiras que contemplam serviços de bem-estar situadas na Região de Viseu - sobejamente conhecida pelo seu potencial turistico e termal. Através deste estudo exploratbrio pretende-se contribuir para o desenvolvimento das organizaçees de Turismo de Saúde e Bem-estar, incentivando a aposta na qualidade de serviço. Esta perspectiva é encarada como factor altamente competitivo que permite e potencia o desenvolvimento regional das zonas interiores de Portugal. onde estes núcleos de oferta maioritariamente se situam. Estes objectivos conduzem a uma meta final que é proporcionar as empresas hoteleiras e termais um conhecimento mais profundo do mercado, permitindo-lhes definir uma oferta adequada as necessidades, desejos e interesses do(s) seu(s) mercado(s)-alvo, com vista a um melhor aproveitamento das suas potencialidades .
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