A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eurico, Sofia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Patrícia, Silva, João Albino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/4481
Resumo: O presente estudo analisa os elementos antecedentes e consequentes da satisfação do diplomado em Turismo em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) frequentada, considerando ainda o seu conhecimento do setor do Turismo enquanto profissional desta área. Este encontro de experiências representará uma fonte de informação chave para o posicionamento e gestão estratégicos das IES com oferta formativa em Turismo, bem como para a indústria do Turismo, que reconhecerá as que correspondem de forma mais assertiva às necessidades dos atuais profissionais do Turismo. Utilizando um quadro conceptual baseado na análise da satisfação do consumidor e recorrendo à técnica Partial Least Square – Path Modelling, procurou-se analisar a relação entre as variáveis que integram o processo de formação da satisfação do consumidor considerado, e que se baseia na metodologias dos Índices Nacionais de Satisfação do Consumidor, e algumas caraterísticas da amostra. Os resultados evidenciam a variável imagem como o elemento principal no processo de formação da satisfação dos inquiridos em relação à IES frequentada e indicam ainda distinções relevantes na perceção dos inquiridos ao nível da natureza da IES, ensino universitário ou politécnico.
id RCAP_3772757fd70a72d79c6023c2d65c8e7f
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.Satisfação do consumidorGestão EstratégicaEnsino Superior em TurismoPLS-PMO presente estudo analisa os elementos antecedentes e consequentes da satisfação do diplomado em Turismo em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) frequentada, considerando ainda o seu conhecimento do setor do Turismo enquanto profissional desta área. Este encontro de experiências representará uma fonte de informação chave para o posicionamento e gestão estratégicos das IES com oferta formativa em Turismo, bem como para a indústria do Turismo, que reconhecerá as que correspondem de forma mais assertiva às necessidades dos atuais profissionais do Turismo. Utilizando um quadro conceptual baseado na análise da satisfação do consumidor e recorrendo à técnica Partial Least Square – Path Modelling, procurou-se analisar a relação entre as variáveis que integram o processo de formação da satisfação do consumidor considerado, e que se baseia na metodologias dos Índices Nacionais de Satisfação do Consumidor, e algumas caraterísticas da amostra. Os resultados evidenciam a variável imagem como o elemento principal no processo de formação da satisfação dos inquiridos em relação à IES frequentada e indicam ainda distinções relevantes na perceção dos inquiridos ao nível da natureza da IES, ensino universitário ou politécnico.Escola Superior de Gestão, Hotelaria e TurismoSapientiaEurico, SofiaPinto, PatríciaSilva, João Albino2014-06-25T10:06:56Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/4481por2182-8466AUT: PVA00075; JSI00402;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:15:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:47.343929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
title A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
spellingShingle A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
Eurico, Sofia
Satisfação do consumidor
Gestão Estratégica
Ensino Superior em Turismo
PLS-PM
title_short A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
title_full A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
title_fullStr A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
title_full_unstemmed A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
title_sort A satisfação dos licenciados em turismo: os novos desafios para as Instituções de Ensino Superior e para o setor do turismo.
author Eurico, Sofia
author_facet Eurico, Sofia
Pinto, Patrícia
Silva, João Albino
author_role author
author2 Pinto, Patrícia
Silva, João Albino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Eurico, Sofia
Pinto, Patrícia
Silva, João Albino
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor
Gestão Estratégica
Ensino Superior em Turismo
PLS-PM
topic Satisfação do consumidor
Gestão Estratégica
Ensino Superior em Turismo
PLS-PM
description O presente estudo analisa os elementos antecedentes e consequentes da satisfação do diplomado em Turismo em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) frequentada, considerando ainda o seu conhecimento do setor do Turismo enquanto profissional desta área. Este encontro de experiências representará uma fonte de informação chave para o posicionamento e gestão estratégicos das IES com oferta formativa em Turismo, bem como para a indústria do Turismo, que reconhecerá as que correspondem de forma mais assertiva às necessidades dos atuais profissionais do Turismo. Utilizando um quadro conceptual baseado na análise da satisfação do consumidor e recorrendo à técnica Partial Least Square – Path Modelling, procurou-se analisar a relação entre as variáveis que integram o processo de formação da satisfação do consumidor considerado, e que se baseia na metodologias dos Índices Nacionais de Satisfação do Consumidor, e algumas caraterísticas da amostra. Os resultados evidenciam a variável imagem como o elemento principal no processo de formação da satisfação dos inquiridos em relação à IES frequentada e indicam ainda distinções relevantes na perceção dos inquiridos ao nível da natureza da IES, ensino universitário ou politécnico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-06-25T10:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/4481
url http://hdl.handle.net/10400.1/4481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-8466
AUT: PVA00075; JSI00402;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133190870269952