Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lopes, Fábio, Neves, Mauro, Pereira, Paulo Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9077
Resumo: Com este trabalho, realizado no ano lectivo de 2007/2008, pretende analisar-se os níveis de stress na comunidade académica da UCP – Viseu, bem como as estratégias de coping desenvolvidas para o combater, temática que pode contribuir para a compreensão da forma como os alunos respondem às mudanças, nesta fase da sua vida, repleta de novos desafios e incertezas, que podem estar na origem de desequilíbrios emocionais e no esgotamento dos estudantes. São apresentadas definições dos conceitos de stress e estratégias de coping, abordando-se também as mudanças inerentes à transição para o ensino superior e as tarefas que precisam de superar ao longo do ciclo de estudos. Procede-se ao enquadramento metodológico do estudo, com a caracterização da população em estudo, método de selecção da amostra, apresentação de objectivos e hipóteses e do instrumento de recolha de informação. A análise permite determinar os factores de stress e as estratégias de coping predominantes, bem como a sua relação com os cursos frequentados pelos alunos, o facto de estar no início ou fim do curso e as variáveis de caracterização sexo, idade e nível sócio-económico. Finalmente são determinadas as relações existentes entre o stress e respectivos factores e o coping e respectivas estratégias.
id RCAP_10d26c20614e4833aba47687bb7e6ae8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – ViseuStressCopingEnsino superiorHigher educationCom este trabalho, realizado no ano lectivo de 2007/2008, pretende analisar-se os níveis de stress na comunidade académica da UCP – Viseu, bem como as estratégias de coping desenvolvidas para o combater, temática que pode contribuir para a compreensão da forma como os alunos respondem às mudanças, nesta fase da sua vida, repleta de novos desafios e incertezas, que podem estar na origem de desequilíbrios emocionais e no esgotamento dos estudantes. São apresentadas definições dos conceitos de stress e estratégias de coping, abordando-se também as mudanças inerentes à transição para o ensino superior e as tarefas que precisam de superar ao longo do ciclo de estudos. Procede-se ao enquadramento metodológico do estudo, com a caracterização da população em estudo, método de selecção da amostra, apresentação de objectivos e hipóteses e do instrumento de recolha de informação. A análise permite determinar os factores de stress e as estratégias de coping predominantes, bem como a sua relação com os cursos frequentados pelos alunos, o facto de estar no início ou fim do curso e as variáveis de caracterização sexo, idade e nível sócio-económico. Finalmente são determinadas as relações existentes entre o stress e respectivos factores e o coping e respectivas estratégias.This work, conducted in the 2007/2008 school year, intends to examine the levels of stress in the academic community of the Portuguese Catholic University (UCP) - Viseu, as well as the coping strategies developed to fight it, a theme that can contribute to the understanding of how students respond to changes at this stage of his life, full of new challenges and uncertainties, which may be the cause of imbalances and emotional exhaustion of students. Definitions of stress and coping strategies are presented, also addressing the changes in the transition to higher education and the tasks that need to overcome along the course. The methodological framework of the study is presented, with the characterization of the studied population, method of sample selection, objectives and hypothesis presentation and the information-gathering tool used. The analysis allows to determine the predominating stressors and coping strategies, as well as their relationship with the courses taken by students, being in the beginning or end of the course and the characterization variables sex, age and socio-economic level. Finally, the relationship between stress and related factors and coping and their strategies is determined.Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências SociaisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, BrunoLopes, FábioNeves, MauroPereira, Paulo Almeida2012-09-13T11:19:11Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9077porPEREIRA, Paulo [et. al.] - Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 15-16 (2007-2008), p. 43-680872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.122info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:14:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:12.820423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
title Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
spellingShingle Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
Costa, Bruno
Stress
Coping
Ensino superior
Higher education
title_short Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
title_full Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
title_fullStr Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
title_full_unstemmed Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
title_sort Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu
author Costa, Bruno
author_facet Costa, Bruno
Lopes, Fábio
Neves, Mauro
Pereira, Paulo Almeida
author_role author
author2 Lopes, Fábio
Neves, Mauro
Pereira, Paulo Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno
Lopes, Fábio
Neves, Mauro
Pereira, Paulo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Stress
Coping
Ensino superior
Higher education
topic Stress
Coping
Ensino superior
Higher education
description Com este trabalho, realizado no ano lectivo de 2007/2008, pretende analisar-se os níveis de stress na comunidade académica da UCP – Viseu, bem como as estratégias de coping desenvolvidas para o combater, temática que pode contribuir para a compreensão da forma como os alunos respondem às mudanças, nesta fase da sua vida, repleta de novos desafios e incertezas, que podem estar na origem de desequilíbrios emocionais e no esgotamento dos estudantes. São apresentadas definições dos conceitos de stress e estratégias de coping, abordando-se também as mudanças inerentes à transição para o ensino superior e as tarefas que precisam de superar ao longo do ciclo de estudos. Procede-se ao enquadramento metodológico do estudo, com a caracterização da população em estudo, método de selecção da amostra, apresentação de objectivos e hipóteses e do instrumento de recolha de informação. A análise permite determinar os factores de stress e as estratégias de coping predominantes, bem como a sua relação com os cursos frequentados pelos alunos, o facto de estar no início ou fim do curso e as variáveis de caracterização sexo, idade e nível sócio-económico. Finalmente são determinadas as relações existentes entre o stress e respectivos factores e o coping e respectivas estratégias.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2012-09-13T11:19:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/9077
url http://hdl.handle.net/10400.14/9077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, Paulo [et. al.] - Os níveis de stress dos alunos de licenciatura, da UCP – Viseu. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 15-16 (2007-2008), p. 43-68
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2008.122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131751315931136