A educação de surdos sob a perspectiva da sua cultura e identidade: meios e métodos pedagógicos para uma maior aproximação de mundos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5982 |
Resumo: | O presente estudo surge da problemática: qual a percepção que os alunos surdos têm sobre sua educação e de que forma os professores entendem esses alunos, considerando a cultura surda? Na ânsia de encontrar uma possível solução à problemática, realizou-se um estudo descritivo, no qual 60 alunos surdos e 10 professores que leccionam para os alunos inquiridos responderam a um questionário semiestruturado, especifico para cada grupo. O objectivo geral do estudo foi analisar confrontando-se a percepção dos alunos surdos sobre a sua educação com a forma que os professores entendem esses alunos considerando a cultura surda. As principais conclusões a que chegamos são: os docentes ainda não se desvincularam totalmente da concepção de surdo como um doente, não compreendendo, de certo modo, suas especificidades identificatórias e culturais; o modo como o docente percepciona seu aluno resulta num processo de ensino que tem resultados positivos, se o docente não entende o formando com "incapaz", negativos se o entende assim; há um desencontro entre a compreensão do aluno surdo referente às acções docentes a ele destinadas e o sentido atribuído pelo professor às suas acções no trabalho para esse aluno; não há total compreensão da importância do uso da língua de sinais no contexto escolar, os professores não definem meios para atender o aluno, muito menos seguem uma abordagem ou metodologia específica, mas muitas delas de forma confusa. Por fim, defendemos que as acções desenvolvidas no âmbito educacional (currículo, procedimentos metodológicos, avaliação, estrutura física, etc.) destinadas à educação de surdos levem em consideração a cultura e identidades destes, valorizando principalmente a língua de sinais. |
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A educação de surdos sob a perspectiva da sua cultura e identidade: meios e métodos pedagógicos para uma maior aproximação de mundosEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOSURDEZMÉTODOS PEDAGÓGICOSEDUCAÇÃO ESPECIALLINGUA GESTUALEDUCATIONDEAFNESSPEDAGOGIC METHODSSPECIAL EDUCATIONSIGN LANGUAGEO presente estudo surge da problemática: qual a percepção que os alunos surdos têm sobre sua educação e de que forma os professores entendem esses alunos, considerando a cultura surda? Na ânsia de encontrar uma possível solução à problemática, realizou-se um estudo descritivo, no qual 60 alunos surdos e 10 professores que leccionam para os alunos inquiridos responderam a um questionário semiestruturado, especifico para cada grupo. O objectivo geral do estudo foi analisar confrontando-se a percepção dos alunos surdos sobre a sua educação com a forma que os professores entendem esses alunos considerando a cultura surda. As principais conclusões a que chegamos são: os docentes ainda não se desvincularam totalmente da concepção de surdo como um doente, não compreendendo, de certo modo, suas especificidades identificatórias e culturais; o modo como o docente percepciona seu aluno resulta num processo de ensino que tem resultados positivos, se o docente não entende o formando com "incapaz", negativos se o entende assim; há um desencontro entre a compreensão do aluno surdo referente às acções docentes a ele destinadas e o sentido atribuído pelo professor às suas acções no trabalho para esse aluno; não há total compreensão da importância do uso da língua de sinais no contexto escolar, os professores não definem meios para atender o aluno, muito menos seguem uma abordagem ou metodologia específica, mas muitas delas de forma confusa. Por fim, defendemos que as acções desenvolvidas no âmbito educacional (currículo, procedimentos metodológicos, avaliação, estrutura física, etc.) destinadas à educação de surdos levem em consideração a cultura e identidades destes, valorizando principalmente a língua de sinais.The present study arises from the question: what is the perception that deaf students have about their education and how teachers understand these students, taking into consideration the culture of the deaf? In a bid to a possible solution to this problem, a descriptive study was done, in which 60 deaf students and 10 teachers responded a semi-structured questionnaire, specific to each group. The overall objective of the study was to analyze confronting the perception of deaf students about their education with in which teachers understand these students considering the culture of the deaf. The main conclusions arrived at are: teachers have not yet fully liberated themselves of the conception that the deaf are sick people, hence not understanding their specific and cultural identities The manner in which a teacher perceives his pupil affects the teaching process that would yield positive results, if the teacher do not understands the formed as " incapable" , negatively do they also understands him ; there is a contradiction between the understanding that the deaf student has of the teacher’s actions intended for the student; there isn’t full understanding of the importance of the sign language in school context. Teachers do not define the means by which they attend to a student; neither do they follow a specific approach or methodology, instead many a times in a confused manner. Finally, we recommend that actions carried out within educational environment (curriculum, methodological procedures, evaluation, physical structure, etc.) meant for the education of the deaf, should take into consideration the culture and identity of the deaf, valuing primarily the sign language.2015-02-04T17:11:16Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5982TID:201252210porSouza, Danilo Pessoa Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:37.855495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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