Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frango, Paula Cristina Barreto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1607
Resumo: Este estudo avaliou os níveis de criatividade numa amostra de 123 sujeitos surdos, alunos do 1º e 2º ciclo das Escolas de Referência para o Ensino Bilingue de alunos surdos em Portugal, sendo 70 do sexo masculino e 53 do sexo feminino, maioritariamente de nacionalidade portuguesa e com uma média de idade de 11,05 anos. O Test for Creative Thinking - Drawing Production - TCTP-DP de Urban & Jellen (1996) foi a medida utilizada. Encontramos na nossa amostra, um nível de criatividade de 16 pontos, significativamente abaixo da média padronizada. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos níveis de criatividade entre os sujeitos relativamente à idade; posição na fratria e nível socioeconómico. Quanto ao sexo, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa a favor dos rapazes num dos critérios de não convencionalidade. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em alguns critérios do TCT-DP, relativamente ao nível de escolaridade e aos anos de escolaridade. Foram igualmente encontradas diferenças estatisticamente significativas em alguns critérios do teste, relativamente à idade de início de uso de suporte auditivo, a favor daqueles que mais precocemente iniciaram o seu uso e à idade de aprendizagem de Língua Gestual Portuguesa, igualmente a favor daqueles que mais precocemente iniciaram a sua aquisição, designadamente entre o nascimento e os dois aos de idade.
id RCAP_60849c36c88fdcbcac581372566066ec
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratórioPSICOLOGIACRIATIVIDADEEDUCAÇÃOLÍNGUA GESTUAL PORTUGUESASURDEZMESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOPSYCHOLOGYCREATIVITYEDUCATIONPORTUGUESE SIGN LANGUAGEDEAFNESSEste estudo avaliou os níveis de criatividade numa amostra de 123 sujeitos surdos, alunos do 1º e 2º ciclo das Escolas de Referência para o Ensino Bilingue de alunos surdos em Portugal, sendo 70 do sexo masculino e 53 do sexo feminino, maioritariamente de nacionalidade portuguesa e com uma média de idade de 11,05 anos. O Test for Creative Thinking - Drawing Production - TCTP-DP de Urban & Jellen (1996) foi a medida utilizada. Encontramos na nossa amostra, um nível de criatividade de 16 pontos, significativamente abaixo da média padronizada. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos níveis de criatividade entre os sujeitos relativamente à idade; posição na fratria e nível socioeconómico. Quanto ao sexo, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa a favor dos rapazes num dos critérios de não convencionalidade. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em alguns critérios do TCT-DP, relativamente ao nível de escolaridade e aos anos de escolaridade. Foram igualmente encontradas diferenças estatisticamente significativas em alguns critérios do teste, relativamente à idade de início de uso de suporte auditivo, a favor daqueles que mais precocemente iniciaram o seu uso e à idade de aprendizagem de Língua Gestual Portuguesa, igualmente a favor daqueles que mais precocemente iniciaram a sua aquisição, designadamente entre o nascimento e os dois aos de idade.The current study is aimed at assessing levels of creativity in a sample of 123 deaf people, students of 1st and 2nd grade of Portuguese Reference Schools for Bilingual Education of Deaf Students. The sample selected included 70 male and 53 females, with 11.05 age mean, mainly Portuguese. The instrument to evaluate levels of creativity was the Urban and Jellen‟s Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCTP-DP). The results showed a mean creativity of 16 points in our sample. The statistical method used showed a significant statist difference in creativity level between the sample and the normative median levels, which show fewer results. There weren‟t any significant differences in levels of creativity among subjects, regarding age, birth, sibling order or socioeconomic level. There was a significant difference between boys and girls, concerning of unconventionality criteria. Significant statistic differences were also found in levels of creativity in some of TCT- DP criteria, as school grade or school level. There were significant statistic differences as well in creativity levels in of some criteria of the test for those who started earlier the hear support use, which had higher results, as well as those who started earlier the Portuguese sign language acquisition, since birth.2012-01-30T20:50:18Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1607porFrango, Paula Cristina Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:29.933685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
title Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
spellingShingle Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
Frango, Paula Cristina Barreto
PSICOLOGIA
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO
LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
SURDEZ
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSYCHOLOGY
CREATIVITY
EDUCATION
PORTUGUESE SIGN LANGUAGE
DEAFNESS
title_short Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
title_full Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
title_fullStr Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
title_sort Caracterização dos níveis de criatividade numa amostra de alunos surdos : um estudo exploratório
author Frango, Paula Cristina Barreto
author_facet Frango, Paula Cristina Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frango, Paula Cristina Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO
LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
SURDEZ
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSYCHOLOGY
CREATIVITY
EDUCATION
PORTUGUESE SIGN LANGUAGE
DEAFNESS
topic PSICOLOGIA
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO
LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
SURDEZ
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSYCHOLOGY
CREATIVITY
EDUCATION
PORTUGUESE SIGN LANGUAGE
DEAFNESS
description Este estudo avaliou os níveis de criatividade numa amostra de 123 sujeitos surdos, alunos do 1º e 2º ciclo das Escolas de Referência para o Ensino Bilingue de alunos surdos em Portugal, sendo 70 do sexo masculino e 53 do sexo feminino, maioritariamente de nacionalidade portuguesa e com uma média de idade de 11,05 anos. O Test for Creative Thinking - Drawing Production - TCTP-DP de Urban & Jellen (1996) foi a medida utilizada. Encontramos na nossa amostra, um nível de criatividade de 16 pontos, significativamente abaixo da média padronizada. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos níveis de criatividade entre os sujeitos relativamente à idade; posição na fratria e nível socioeconómico. Quanto ao sexo, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa a favor dos rapazes num dos critérios de não convencionalidade. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em alguns critérios do TCT-DP, relativamente ao nível de escolaridade e aos anos de escolaridade. Foram igualmente encontradas diferenças estatisticamente significativas em alguns critérios do teste, relativamente à idade de início de uso de suporte auditivo, a favor daqueles que mais precocemente iniciaram o seu uso e à idade de aprendizagem de Língua Gestual Portuguesa, igualmente a favor daqueles que mais precocemente iniciaram a sua aquisição, designadamente entre o nascimento e os dois aos de idade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-01-30T20:50:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1607
url http://hdl.handle.net/10437/1607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231638519808