Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cláudia Raquel Coimbra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3884
Resumo: Relatório EPE- Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada – PPS, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar – EPE e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º CEB. O trabalho desenvolvido nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso, adequado às caraterísticas específicas de cada nível educativo. Para isso, foi impreterível uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das evidências que iam surgindo no grupo/turma. Só desta forma é possível compreender a realidade, de modo a modificá-la, à luz dos resultados obtidos. Todas as ações contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, não só relacionadas com as etapas interventivas da formanda, mas também relativamente ao processo de desenvolvimento da criança, sendo que a comunicação, articulação e integração desempenharam um papel relevante, tendo sempre em consideração uma perspetiva sócio construtivista da educação.
id RCAP_10d849d049beebbfd3a2bfe825bff4ec
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioEducaçãoInvestigação-açãoDesenvolvimento profissionalSócio construtivismoEducationAction-researchSocial constructivismProfessional developmentEtapas do processo educativoMetodologia de investigação-açãoFormação ao longo da vidaStages of educational processAction-research methodologyLifelong learningRelatório EPE- Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada – PPS, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar – EPE e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º CEB. O trabalho desenvolvido nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso, adequado às caraterísticas específicas de cada nível educativo. Para isso, foi impreterível uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das evidências que iam surgindo no grupo/turma. Só desta forma é possível compreender a realidade, de modo a modificá-la, à luz dos resultados obtidos. Todas as ações contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, não só relacionadas com as etapas interventivas da formanda, mas também relativamente ao processo de desenvolvimento da criança, sendo que a comunicação, articulação e integração desempenharam um papel relevante, tendo sempre em consideração uma perspetiva sócio construtivista da educação.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This internship report aims to reflect critically about the work developed in different educational contexts within the Supervised Teaching Practice, part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1.º Cycle of Basic Education. The work in the above contexts aimed to the development of skills associated with knowing how to act in action, based on a rigorous conceptual framework, suited to specific characteristics of each educational level. Therefore, it was imperative a professional attitude of inquisitive, investigative and critical-reflective character, enabling to act intentionally in every situation, meeting the individual needs of each child in a different perspective. Throughout the work, it was adopted the methodology of action research, marked by constant moments of observation, reflection and evaluation, which allowed the planning of activities that would meet the evidence that were emerging in the group/class. Only in this way, it is possible to understand the reality in order to modify it, in the light of the results obtained. All actions contributed to the development of professional skills, not just related to the steps of interventional graduate student, but also regarding the process of child development, in which communication, coordination and integration played a significant role, taking into account a perspective of social constructivist education.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional situa-se no contexto de educação Pré-Escolar, tendo como propósito revelar o que foi sendo realizado na EB1/JI de Lordelo ao longo de quatro meses e qual a sua contribuição para o desenvolvimento das competências elencadas no programa da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Report of Professional Qualification Stage is in the context of pre-school education, with the purpose to reveal what was being done in EB1/JI de Lordelo for over four months and is contribution to the development of the skills listed in the course unit program of Supervised Teaching Practice in Preschool Education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoMartins, Helena Maria Campos Miranda da SilvaVeloso, Ana Luísa SetasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Cláudia Raquel Coimbra2014-02-13T14:28:43Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3884TID:202765008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:52.145999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Rodrigues, Cláudia Raquel Coimbra
Educação
Investigação-ação
Desenvolvimento profissional
Sócio construtivismo
Education
Action-research
Social constructivism
Professional development
Etapas do processo educativo
Metodologia de investigação-ação
Formação ao longo da vida
Stages of educational process
Action-research methodology
Lifelong learning
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Rodrigues, Cláudia Raquel Coimbra
author_facet Rodrigues, Cláudia Raquel Coimbra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Martins, Helena Maria Campos Miranda da Silva
Veloso, Ana Luísa Setas
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cláudia Raquel Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Investigação-ação
Desenvolvimento profissional
Sócio construtivismo
Education
Action-research
Social constructivism
Professional development
Etapas do processo educativo
Metodologia de investigação-ação
Formação ao longo da vida
Stages of educational process
Action-research methodology
Lifelong learning
topic Educação
Investigação-ação
Desenvolvimento profissional
Sócio construtivismo
Education
Action-research
Social constructivism
Professional development
Etapas do processo educativo
Metodologia de investigação-ação
Formação ao longo da vida
Stages of educational process
Action-research methodology
Lifelong learning
description Relatório EPE- Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada – PPS, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar – EPE e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º CEB. O trabalho desenvolvido nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso, adequado às caraterísticas específicas de cada nível educativo. Para isso, foi impreterível uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das evidências que iam surgindo no grupo/turma. Só desta forma é possível compreender a realidade, de modo a modificá-la, à luz dos resultados obtidos. Todas as ações contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, não só relacionadas com as etapas interventivas da formanda, mas também relativamente ao processo de desenvolvimento da criança, sendo que a comunicação, articulação e integração desempenharam um papel relevante, tendo sempre em consideração uma perspetiva sócio construtivista da educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-13T14:28:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/3884
TID:202765008
url http://hdl.handle.net/10400.22/3884
identifier_str_mv TID:202765008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131341387726848