Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Isabel Pereira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8690
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional evidencia a descrição e a análise do percurso de formação da formanda onde decorreu a prática pedagógica, no Infantário Monfortinhos de Real. As etapas do processo educativo atribuem significado e coerência à prática pedagógica que a formanda desenvolveu, sendo que a observação, a planificação, a ação, a avaliação, a comunicação, a articulação e a reflexão são inerentes ao processo de investigação-ação. O educador ao longo de toda a praxis pedagógica deve sustentar a sua ação em fontes teóricas e legais fidedignas adotando uma postura indagadora sobre a prática. Assim, o educador identifica-se como um profissional crítico e reflexivo, onde as suas estratégias e metodologias educativas são sustentadas e profícuas a cada criança, com o intuito de se adequar a prática desenvolvida, a uma melhoria progressiva da aprendizagem. A praxis que o educador desenvolve depende do contexto educativo onde se inclui, tornando-se fundamental conhecer o ambiente educativo do grupo de crianças, bem como as características, as necessidades e os interesses de cada uma delas, de modo a perspetivar-se na sua ação uma prática coerente e coesa ao nível educativo referido, com o intuito de desenvolver uma prática diferenciada, cooperada e democrática.
id RCAP_3a8fe7d1d521c5406ae6ff1d30f57e13
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Relatório de estágioEtapas do processo educativoMetodologia de investigação-açãoAprendizagem construtivistaCompetências profissionais e pessoaisEducational processAction-research processConstructivist learningPersonal and professional skillsSócio construtivismoInvestigação-açãoAprendizagens significativasMotivaçãoFormação ao longo da vidaSocio-constructivismResearch-actionSignificant learningMotivationTraining throughout lifeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional evidencia a descrição e a análise do percurso de formação da formanda onde decorreu a prática pedagógica, no Infantário Monfortinhos de Real. As etapas do processo educativo atribuem significado e coerência à prática pedagógica que a formanda desenvolveu, sendo que a observação, a planificação, a ação, a avaliação, a comunicação, a articulação e a reflexão são inerentes ao processo de investigação-ação. O educador ao longo de toda a praxis pedagógica deve sustentar a sua ação em fontes teóricas e legais fidedignas adotando uma postura indagadora sobre a prática. Assim, o educador identifica-se como um profissional crítico e reflexivo, onde as suas estratégias e metodologias educativas são sustentadas e profícuas a cada criança, com o intuito de se adequar a prática desenvolvida, a uma melhoria progressiva da aprendizagem. A praxis que o educador desenvolve depende do contexto educativo onde se inclui, tornando-se fundamental conhecer o ambiente educativo do grupo de crianças, bem como as características, as necessidades e os interesses de cada uma delas, de modo a perspetivar-se na sua ação uma prática coerente e coesa ao nível educativo referido, com o intuito de desenvolver uma prática diferenciada, cooperada e democrática.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This Professional Qualification Internship Report shows the description and analysis of the trainee´s training course and the pedagogical practice in the Nursery School of Monfortinhos Real. Here are mentioned the detailed stages of the educational process that have provided meaning and coherence to the teaching practice that the trainee has developed: observation, planning, action, evaluation, communication, articulation and reflection. These steps are inherent to the action research process that the teacher must keep throughout the pedagogical praxis; a teacher´s action must be based on theoretical, reliable and legal sources and the teacher must adopt a questioning attitude about the practice. This way, the teacher is identified as a critical and reflective practitioner, and the educational strategies and methodologies are adapted and efficient to each child, in order to support the practice developed and the gradual improvement of learning. The praxis that the teacher develops depends on the educational context of the children, so it is essential to understand the educational environment of the group of children as well as the characteristics, the needs and interests of each of them. This way, the consistent and cohesive practice that the teacher adopts, is planned to develop a differentiated, cooperative and democratic practice.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de Qualificação Profissional visa uma análise crítico-reflexiva sobre o processo de formação da mestranda, relativamente à prática pedagógica desenvolvida nas valências de Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. As duas valências educativas evidenciam-se basilares no processo de educação ao longo da vida, perspetivando-se a construção de aprendizagens significativas. Para que a prática pedagógica fosse intencional, procurou-se que a criança assumisse um papel mais ativo no processo de construção da sua própria aprendizagem, proporcionando o seu desenvolvimento numa perspetiva sócio construtivista. Neste sentido, o presente documento integra os principais eixos orientadores da prática da formanda, que lhe permitiram uma articulação e mobilização entre o quadro teórico e concetual defendido e a ação desenvolvida. Deste modo, em ambos os contextos, o processo educativo promovido alicerçou-se no processo de observação, planificação, reflexão e avaliação das práticas. Assim, a formanda desenvolveu um processo de investigação-ação, visando o questionamento e a transformação das práticas, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais características do processo de formação ao longo da vida.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Professional Qualification report is a critical-reflexive analysis on the process of formation of the graduate student, for the pedagogical practice developed in valences of Pre-School Education and Basic Education 1.ºCiclo education, developed in the Course of Supervised Teaching Practice, part of the Master in Pre-School Education and Basic Education 1.ºCicle education. The two educational valences show up in basic education process throughout life, looking ahead the construction of meaningful learning pedagogical practice, we tried to the child take a more active role in the process of building their own learning, to become the pedagogical practice more useful promoting its development in a social constructivist perspective. In this sense, this paper integrates the main guiding elements involved the trainee, which enabled it to an articulation and mobilization of theoretical and Conceptual framework advocated and developed action. Thus, in both contexts, the educational process promoted has its foundations in the process of observation, planning, reflection and evaluation of practice. Therefore, the trainee has developed a process of action research, aimed at questioning and the transformation of practices, promoting the development of personal and professional characteristics of the training process throughout life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Ana Isabel Pereira de2016-11-24T15:21:07Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8690TID:201350629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:29.085273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Oliveira, Ana Isabel Pereira de
Etapas do processo educativo
Metodologia de investigação-ação
Aprendizagem construtivista
Competências profissionais e pessoais
Educational process
Action-research process
Constructivist learning
Personal and professional skills
Sócio construtivismo
Investigação-ação
Aprendizagens significativas
Motivação
Formação ao longo da vida
Socio-constructivism
Research-action
Significant learning
Motivation
Training throughout life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
author Oliveira, Ana Isabel Pereira de
author_facet Oliveira, Ana Isabel Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
Sá, Susana Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Isabel Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Etapas do processo educativo
Metodologia de investigação-ação
Aprendizagem construtivista
Competências profissionais e pessoais
Educational process
Action-research process
Constructivist learning
Personal and professional skills
Sócio construtivismo
Investigação-ação
Aprendizagens significativas
Motivação
Formação ao longo da vida
Socio-constructivism
Research-action
Significant learning
Motivation
Training throughout life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Etapas do processo educativo
Metodologia de investigação-ação
Aprendizagem construtivista
Competências profissionais e pessoais
Educational process
Action-research process
Constructivist learning
Personal and professional skills
Sócio construtivismo
Investigação-ação
Aprendizagens significativas
Motivação
Formação ao longo da vida
Socio-constructivism
Research-action
Significant learning
Motivation
Training throughout life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional evidencia a descrição e a análise do percurso de formação da formanda onde decorreu a prática pedagógica, no Infantário Monfortinhos de Real. As etapas do processo educativo atribuem significado e coerência à prática pedagógica que a formanda desenvolveu, sendo que a observação, a planificação, a ação, a avaliação, a comunicação, a articulação e a reflexão são inerentes ao processo de investigação-ação. O educador ao longo de toda a praxis pedagógica deve sustentar a sua ação em fontes teóricas e legais fidedignas adotando uma postura indagadora sobre a prática. Assim, o educador identifica-se como um profissional crítico e reflexivo, onde as suas estratégias e metodologias educativas são sustentadas e profícuas a cada criança, com o intuito de se adequar a prática desenvolvida, a uma melhoria progressiva da aprendizagem. A praxis que o educador desenvolve depende do contexto educativo onde se inclui, tornando-se fundamental conhecer o ambiente educativo do grupo de crianças, bem como as características, as necessidades e os interesses de cada uma delas, de modo a perspetivar-se na sua ação uma prática coerente e coesa ao nível educativo referido, com o intuito de desenvolver uma prática diferenciada, cooperada e democrática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-24T15:21:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8690
TID:201350629
url http://hdl.handle.net/10400.22/8690
identifier_str_mv TID:201350629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390866882560