Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karachun,Hanna Leonidivna
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10725
Resumo: A fase atual de globalização, turbulência, fortes mudanças, incerteza e competitividade leva às organizações a reformularem as suas estratégias, a adotares práticas e metodologias de gestão diferenciadas e a implementarem novas formas de negócio geradoras de vantagem competitiva. Tal competitividade de longo prazo de muitas organizações depende do seu sucesso nas capacidades de inovação e de desenvolvimento de produtos. Sendo que o desenvolvimento de novos produtos tem sido reconhecida como uma das atividades mais importantes das empresas. Deste modo, o objetivo do t rabalho é analisar e compreender a literatura científica recentemente produzida pelos autores na área de desenvolvimento de novos produtos, de modo a identificar e classificar os principais domínios de conhecimento, possíveis ligações, bem como a natureza dos artigos e ferramentas anal íticas utilizadas. Neste estudo a revisão da literatura e a análise de conteúdo foi realizada em 461 artigos focados no desenvolvimento de novos produtos, publicados em três revistas de topo (Journal of product innovation management, R&D management e Technovation) entre os anos 2000 e 2010. Como principais resultados e conclusões podemos afi rmar que a maior parte dos artigos analisados eram da natureza empírica, sendo os métodos de recolha de dados frequentemente utilizados são ent revistas e questionários. O método qualitativo foi mais popular nos artigos das revistas Technovation e R&D management, enquanto JPIM utiliza os métodos anal íticos como análise de regressão, análise fatorial, ANOVA. Notou-se uma falta de uso de métodos anal íticos mais sofisticados como análise discriminante e modelo de equações estruturais. Dos 461 artigos analisados, foi possível criar 13 categorias principais: ambiente global de negócios, inovação, equipas de DNP, estratégias de cooperação, envolvimento de cliente/usuário, integração de fornecedores em DNP, gestão de conhecimento, orientação para o mercado, I&D, riscos e falhas em DNP, produtos e processos, comercialização e lançamento e desempenho em DNP. DNP é uma área de investigação madura que integra muitos conceitos e assuntos indisciplinares.
id RCAP_10edc30adced1842fd7ce46314b8f576
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literaturaGestãoNovos produtosProcessos de fabricoA fase atual de globalização, turbulência, fortes mudanças, incerteza e competitividade leva às organizações a reformularem as suas estratégias, a adotares práticas e metodologias de gestão diferenciadas e a implementarem novas formas de negócio geradoras de vantagem competitiva. Tal competitividade de longo prazo de muitas organizações depende do seu sucesso nas capacidades de inovação e de desenvolvimento de produtos. Sendo que o desenvolvimento de novos produtos tem sido reconhecida como uma das atividades mais importantes das empresas. Deste modo, o objetivo do t rabalho é analisar e compreender a literatura científica recentemente produzida pelos autores na área de desenvolvimento de novos produtos, de modo a identificar e classificar os principais domínios de conhecimento, possíveis ligações, bem como a natureza dos artigos e ferramentas anal íticas utilizadas. Neste estudo a revisão da literatura e a análise de conteúdo foi realizada em 461 artigos focados no desenvolvimento de novos produtos, publicados em três revistas de topo (Journal of product innovation management, R&D management e Technovation) entre os anos 2000 e 2010. Como principais resultados e conclusões podemos afi rmar que a maior parte dos artigos analisados eram da natureza empírica, sendo os métodos de recolha de dados frequentemente utilizados são ent revistas e questionários. O método qualitativo foi mais popular nos artigos das revistas Technovation e R&D management, enquanto JPIM utiliza os métodos anal íticos como análise de regressão, análise fatorial, ANOVA. Notou-se uma falta de uso de métodos anal íticos mais sofisticados como análise discriminante e modelo de equações estruturais. Dos 461 artigos analisados, foi possível criar 13 categorias principais: ambiente global de negócios, inovação, equipas de DNP, estratégias de cooperação, envolvimento de cliente/usuário, integração de fornecedores em DNP, gestão de conhecimento, orientação para o mercado, I&D, riscos e falhas em DNP, produtos e processos, comercialização e lançamento e desempenho em DNP. DNP é uma área de investigação madura que integra muitos conceitos e assuntos indisciplinares.In the current phase of globalization, turbulence, strong changes, uncertaint y and competitiveness organizations needs to reformulate their strategies, practices and management methodologies, implement new ways of business to generate competitive advantages. Such long-term fi rms competitiveness depends on their success in innovation capabilities and product development. The new product development has been recognized as one of the most important activity of the companies. The objectives of this study is to analyze and understand the scientific literature recently produced by the authors in the area of new product development in order to identify and classify the main knowledge field, possible links, as well as the nature of the articles and used analytical tools. In this study, a literature review and content analysis was performed on 461 articles focused on new product development (NPD) published in 3 selected journals (Journal of product innovation management, R&D management and Technovation), from 2000 to 2010. As the main results and conclusions consists that most of the analyzed articles were empirical, the methods of data collection are often used interviews and questionnai re. The qualitative method was the most popular in the articles of journal Technovation and R&D management, while JPIM used analytics methods such regression analysis, factor analysis and ANOVA. We noticed a lack of the use of the more sophisticated methods as discriminate analysis and structural equation model. Among 461 analyzed articles it was possible to create 13 main categories: global business envi ronment, innovation, NPD teams, cooperation strategies, involvement of client/user, supplier integration in NPD, knowledge management, market orientation, R&D, risk and failures, products and process, launch and commercialization, and NPD performance. NPD is an area maturing that integrate many concepts and interdisciplinaries issues.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:40Z2012-12-12T00:00:00Z2012-12-122014-12-06T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10725porKarachun,Hanna Leonidivna,info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:50Zoai:ria.ua.pt:10773/10725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:14.577309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
title Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
spellingShingle Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
Karachun,Hanna Leonidivna,
Gestão
Novos produtos
Processos de fabrico
title_short Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
title_full Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
title_fullStr Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
title_sort Desenvolvimento de novos produtos - uma revisão da literatura
author Karachun,Hanna Leonidivna,
author_facet Karachun,Hanna Leonidivna,
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karachun,Hanna Leonidivna,
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Novos produtos
Processos de fabrico
topic Gestão
Novos produtos
Processos de fabrico
description A fase atual de globalização, turbulência, fortes mudanças, incerteza e competitividade leva às organizações a reformularem as suas estratégias, a adotares práticas e metodologias de gestão diferenciadas e a implementarem novas formas de negócio geradoras de vantagem competitiva. Tal competitividade de longo prazo de muitas organizações depende do seu sucesso nas capacidades de inovação e de desenvolvimento de produtos. Sendo que o desenvolvimento de novos produtos tem sido reconhecida como uma das atividades mais importantes das empresas. Deste modo, o objetivo do t rabalho é analisar e compreender a literatura científica recentemente produzida pelos autores na área de desenvolvimento de novos produtos, de modo a identificar e classificar os principais domínios de conhecimento, possíveis ligações, bem como a natureza dos artigos e ferramentas anal íticas utilizadas. Neste estudo a revisão da literatura e a análise de conteúdo foi realizada em 461 artigos focados no desenvolvimento de novos produtos, publicados em três revistas de topo (Journal of product innovation management, R&D management e Technovation) entre os anos 2000 e 2010. Como principais resultados e conclusões podemos afi rmar que a maior parte dos artigos analisados eram da natureza empírica, sendo os métodos de recolha de dados frequentemente utilizados são ent revistas e questionários. O método qualitativo foi mais popular nos artigos das revistas Technovation e R&D management, enquanto JPIM utiliza os métodos anal íticos como análise de regressão, análise fatorial, ANOVA. Notou-se uma falta de uso de métodos anal íticos mais sofisticados como análise discriminante e modelo de equações estruturais. Dos 461 artigos analisados, foi possível criar 13 categorias principais: ambiente global de negócios, inovação, equipas de DNP, estratégias de cooperação, envolvimento de cliente/usuário, integração de fornecedores em DNP, gestão de conhecimento, orientação para o mercado, I&D, riscos e falhas em DNP, produtos e processos, comercialização e lançamento e desempenho em DNP. DNP é uma área de investigação madura que integra muitos conceitos e assuntos indisciplinares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-12T00:00:00Z
2012-12-12
2014-12-06T13:00:00Z
2018-07-20T14:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10725
url http://hdl.handle.net/10773/10725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137523781337088