City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valejo, Rita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98937
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_10f2e226335def4adc3cc006ce020e71
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/98937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese citymarcalogótipoidentidade visualcidadecomunicaçãoCity Brandingflexívelgenerativobrandlogovisual identitycitycommunicationCity BrandingflexiblegenerativeDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Nos dias de hoje as cidades vivem num ambiente altamente competitivo entre si pelos mais diversos fatores. É aqui que o design assume um papel fundamental ao aliar-se a estratégias de City Branding. Conse-quentemente, esta dissertação tem como foco a construção de uma nova identidade visual dinâmica e flexível para uma cidade portuguesa à escolha, a cidade de Viseu, com o intuito de promover o seu turismo e qualidade de vida, unindo o branding das cidades e o design num só e pretendendo ilustrar como, através de uma marca, se consegue afirmar a identidade de uma cidade. Nesse sentido, é fulcral compreender um conjunto de conceitos relaci-onados com o tema, bem como o significado de marca, a sua aplicação em diferentes cidades e países e a importância de estratégias de City Branding. Inclusive a influência da heráldica em todo o processo é uma temática que importa explorar, pois está na base dos símbolos das cidades e, ainda, o modo como as identidades evoluíram, isto é, como estas identidades, outrora estáticas e inertes, se transformaram em autênticos sistemas vivos, dinâmicos, flexíveis e como essa trans-formação veio modificar e beneficiar todo o panorama atual do City Branding e do design que, unidos, procuram alcançar um objetivo comum.Nowadays, cities live in a highly competitive environment with each other by various factors. This is where design plays a key role in allying itself with City Branding strategies. Consequently, this dissertation focuses on the construction of a new visual dynamic and flexible identity for a chosen portuguese city, the city of Viseu, in order to promote their tourism and quality of life, unifying citie’s branding and design in one and intending to illustrate how it is possible to claim the identity of a city through a brand. Therefore, it is crucial to understand a set of concepts related to the topic as well as the meaning of brand, its application in different cities and countries and the importance of City Branding strategies. The influence of heraldry in the whole process is also an issue that should be explored because it is the basis of the symbols of the cities, and also how the identities evolved, ie how these identities, once inert and static, became authentic living systems, dynamic, flexible and how this transformation came to modify and benefit the whole current panorama of City Branding and design, which together, seek to achieve a common goal.2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98937http://hdl.handle.net/10316/98937porValejo, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-05T22:09:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:38.391440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
title City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
spellingShingle City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
Valejo, Rita
marca
logótipo
identidade visual
cidade
comunicação
City Branding
flexível
generativo
brand
logo
visual identity
city
communication
City Branding
flexible
generative
title_short City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
title_full City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
title_fullStr City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
title_full_unstemmed City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
title_sort City Branding – a detailed study of the phenomenon of city branding and a developed case study for a chosen Portuguese city
author Valejo, Rita
author_facet Valejo, Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valejo, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv marca
logótipo
identidade visual
cidade
comunicação
City Branding
flexível
generativo
brand
logo
visual identity
city
communication
City Branding
flexible
generative
topic marca
logótipo
identidade visual
cidade
comunicação
City Branding
flexível
generativo
brand
logo
visual identity
city
communication
City Branding
flexible
generative
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/98937
http://hdl.handle.net/10316/98937
url http://hdl.handle.net/10316/98937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134062361706496