Design and city branding
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20133 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Design and city brandingA dynimac visual identity for the city of MilanDesign de comunicaçãoPlace brandingCity brandingDynamic visual identityMilanDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.A disciplina do place branding cresceu em popularidade nas últimas décadas, tornando-se numa área de interesse para muitas cidades por todo o mundo. Levar a cabo uma intervenção de city branding implica um esforço a vários níveis para a administração da cidade, cujo objetivo é capturar a essência da cidade através do envolvimento direto dos cidadãos, definir a reputação e desenvolver um conjunto estratégico de ações para que a imagem da cidade e a reputação desejada se alinhem ao longo do tempo. Os principais objetivos do place branding são atrair novos investidores estrangeiros, melhorar a qualidade das infra-estruturas e a qualidade de vida, atrair novos eventos e mega-eventos de todo o mundo e incentivar a participação ativa dos cidadãos na vida administrativa da cidade. O melhoramento da marca da cidade geralmente resulta na criação de uma identidade visual para a cidade, que se torna numa metáfora gráfica e o recipiente de todos os valores que o local deseja comunicar sobre si. Este estudo tem como objetivo definir o contributo que o design pode trazer para a disciplina de city branding, definir um conjunto de diretrizes genéricas a serem seguidas na criação de uma marca de local e sua identidade visual e colocá-las em prática, desenvolvendo um projeto gráfico para a cidade de Milão. Após delinear um framework teórico para as áreas de branding e place branding, foi realizada uma análise de estudos de caso de modo a observar alguns exemplos reais e bem-sucedidos de marcas de cidades; estes métodos permitiram-nos definir se uma identidade visual dinâmica era a ferramenta mais apropriada para representar uma cidade em forma gráfica, assim como o papel do designer de comunicação no processo de place branding. Assim que a teoria foi estruturada, a pesquisa focou-se especificamente na cidade de Milão: primeiro, um questionário foi desenvolvido e enviado a cidadãos italianos, a fim de capturar a imagem percepcionada e desejada de Milão; segundo, foram feitas entrevistas com figuras influentes políticas e não políticas de Milão, com o objetivo de definir o posicionamento, as aspirações e os problemas da cidade; por fim, foi feita uma observação direta da cidade, além de uma pesquisa histórica sobre o território e símbolos associados. O material recolhido serviu de base para o desenvolvimento de um projeto gráfico, o qual foi então avaliado por um grupo de especialistas. Dado o extenso processo de renovação que Milão realizou na última década e o aumento de sua reputação mundial, a cidade tem as condições históricas corretas para iniciar um processo de place branding. Este projeto, desenvolvido sob orientação parcial e aprovado pela administração de marketing da cidade, dá um primeiro pequeno passo nessa direção.ABSTRACT: The discipline of place branding has grown in popularity over the last decades, becoming area of interest for many cities all over the world. Undergoing a city branding intervention implies a multi-levelled effort for the city’s administration, whose aim is to capture the city’s essence through direct involvement of citizens, define the reputation and develop a strategic set of actions for the city’s image and desired reputation to align over the course of time. Place branding’s major goals are to attract new foreign investors, improve the quality of infrastructures and the quality of life, attract new events and mega- events from all over the world and fuel citizens’ active participation to the city’s administrative life. The improvement of the city’s brand often culminates in the creation of a visual identity for the city, that becomes the graphic metaphor and container of all those values that the place wants to communicate about itself. This study aims to define the contribute that design can bring to the discipline of city branding, define a set of generic guidelines to follow in the creation of a place brand and its visual identity, and put them in practice by developing a graphic project for the city of Milan. After outlining a theoretical framework for the areas of branding and place branding, an analysis of case studies was carried out in order to observe some real and successful examples of city brands; these steps allowed us to define whether a dynamic visual identity was the most appropriate tool to represent a city in a graphic form, as well as the role of the communication designer in the place branding process. Once the theory was framed, the research moved more specifically towards the city of Milan: first, a questionnaire was prepared and submitted to Italian citizens, in order to capture Milan’s perceived and desired image; secondly, interviews to Milan’s political and non-political influential figures were carried out with the aim of defining the city’s positioning, aspirations and problematics; at last, a direct observation of the city as well as an historical research on the territory and its symbols was completed. The material collected formed the basis for the development of a graphic project, which was then evaluated by a group of experts. Given the extensive process of renovation that Milan undertook in the last decade and the increase of its reputation worldwide, the city is in the right historical conditions to begin a place branding process. The creation of this project, developed under the partial guidance and approval of city’s marketing administration, moves a first small step in that direction.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaSilva, Marco António Neves daRepositório da Universidade de LisboaMagagnoli, Matilde2020-06-03T15:06:03Z2019-12-102019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/20133engMAGAGNOLI, Matilde - Design and city branding : a dynimac visual identity for the city of Milan.- Lisboa: FA, 2019. 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