O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Micaela da Silva Veiga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7117
Resumo: Os ciganos estão em Portugal há 500 anos, contudo e apesar de já ser longa a permanência deste povo no nosso país, verifica-se que a sua história é feita de lutas e conflitos reveladores das representações sociais negativas da sociedade maioritária em relação a este povo. A este facto, acresce a forte vulnerabilidade que atinge estas comunidades no que respeita à integração nos vários sistemas sociais, o que contribui para a perpetuação do ciclo intergeracional da pobreza e da exclusão social que as caracteriza. No sentido de contrariar esta tendência, algumas políticas e medidas têm procurado transformações sociais, nomeadamente, o Programa Escolhas (PE), um programa público de âmbito nacional, no terreno há mais de 19 anos, vocacionado para a promoção da inclusão social de crianças e jovens oriundas dos contextos socioeconómicos mais vulneráveis, através da mediação, nomeadamente a mediação intercultural que surge como um dos princípios gerais do programa. Ora, considerando a forte exclusão social que as comunidades ciganas sofrem em Portugal, considerando a importância das práticas de mediação intercultural na coesão social e emponderamento das populações mais vulneráveis e afigurando-se a mediação intercultural como caminho para empoderar e transformar nos contextos de diversidade cultural significativa, onde o PE intervém, importa analisar as práticas de mediação intercultural realizadas por equipas do PE da 7ª geração, do distrito de Braga, com crianças, jovens e famílias ciganas. Do ponto de vista da metodologia, foram utilizadas técnicas de pesquisa das ciências sociais, que nos permitiram situar numa perspetiva essencialmente compreensiva, não existindo preocupações com generalizações. Assim, pretendemos, através de uma pesquisa qualitativa, descrever, entender e compreender, do ponto de vista dos sujeitos estudados, como se processam a intervenção social e as práticas de mediação intercultural dos técnicos do PE do distrito de Braga, aproximando-nos do paradigma fenomenológico-interpretativo, hermenêutico. Adotámos, por isso, como método, o estudo de caso e no que diz respeito às técnicas de recolha da informação elegemos a análise documental e a entrevista individual semiestruturada, aplicada a técnicos dos projetos do distrito de Braga do PE, que constituem a “amostra” do nosso estudo. Esta investigação permite-nos concluir que os técnicos, alvo de análise, utilizam um vasto conjunto de práticas com vista ao empoderamento e à transformação dos sujeitos com os quais intervém, designadamente e, em especial, as comunidades ciganas. Neste sentido, os técnicos do PE são mediadores interculturais que atuam não apenas nas comunidades que intervencionam, como também na sociedade maioritária, a qual acaba por beneficiar, no seu todo.
id RCAP_10f3bcefe23b7993f425e5329c2af5b7
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação interculturalComunidade ciganaExclusão sociaIntegração socialMediação InterculturalPolíticas sociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaOs ciganos estão em Portugal há 500 anos, contudo e apesar de já ser longa a permanência deste povo no nosso país, verifica-se que a sua história é feita de lutas e conflitos reveladores das representações sociais negativas da sociedade maioritária em relação a este povo. A este facto, acresce a forte vulnerabilidade que atinge estas comunidades no que respeita à integração nos vários sistemas sociais, o que contribui para a perpetuação do ciclo intergeracional da pobreza e da exclusão social que as caracteriza. No sentido de contrariar esta tendência, algumas políticas e medidas têm procurado transformações sociais, nomeadamente, o Programa Escolhas (PE), um programa público de âmbito nacional, no terreno há mais de 19 anos, vocacionado para a promoção da inclusão social de crianças e jovens oriundas dos contextos socioeconómicos mais vulneráveis, através da mediação, nomeadamente a mediação intercultural que surge como um dos princípios gerais do programa. Ora, considerando a forte exclusão social que as comunidades ciganas sofrem em Portugal, considerando a importância das práticas de mediação intercultural na coesão social e emponderamento das populações mais vulneráveis e afigurando-se a mediação intercultural como caminho para empoderar e transformar nos contextos de diversidade cultural significativa, onde o PE intervém, importa analisar as práticas de mediação intercultural realizadas por equipas do PE da 7ª geração, do distrito de Braga, com crianças, jovens e famílias ciganas. Do ponto de vista da metodologia, foram utilizadas técnicas de pesquisa das ciências sociais, que nos permitiram situar numa perspetiva essencialmente compreensiva, não existindo preocupações com generalizações. Assim, pretendemos, através de uma pesquisa qualitativa, descrever, entender e compreender, do ponto de vista dos sujeitos estudados, como se processam a intervenção social e as práticas de mediação intercultural dos técnicos do PE do distrito de Braga, aproximando-nos do paradigma fenomenológico-interpretativo, hermenêutico. Adotámos, por isso, como método, o estudo de caso e no que diz respeito às técnicas de recolha da informação elegemos a análise documental e a entrevista individual semiestruturada, aplicada a técnicos dos projetos do distrito de Braga do PE, que constituem a “amostra” do nosso estudo. Esta investigação permite-nos concluir que os técnicos, alvo de análise, utilizam um vasto conjunto de práticas com vista ao empoderamento e à transformação dos sujeitos com os quais intervém, designadamente e, em especial, as comunidades ciganas. Neste sentido, os técnicos do PE são mediadores interculturais que atuam não apenas nas comunidades que intervencionam, como também na sociedade maioritária, a qual acaba por beneficiar, no seu todo.Vieira, Ana Maria de Sousa NevesIC-OnlineLopes, Micaela da Silva Veiga2022-05-06T14:29:18Z2022-02-072022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7117TID:203006666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:32Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:11.050213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
title O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
spellingShingle O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
Lopes, Micaela da Silva Veiga
Comunidade cigana
Exclusão socia
Integração social
Mediação Intercultural
Políticas sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
title_short O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
title_full O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
title_fullStr O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
title_full_unstemmed O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
title_sort O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
author Lopes, Micaela da Silva Veiga
author_facet Lopes, Micaela da Silva Veiga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Ana Maria de Sousa Neves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Micaela da Silva Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade cigana
Exclusão socia
Integração social
Mediação Intercultural
Políticas sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
topic Comunidade cigana
Exclusão socia
Integração social
Mediação Intercultural
Políticas sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
description Os ciganos estão em Portugal há 500 anos, contudo e apesar de já ser longa a permanência deste povo no nosso país, verifica-se que a sua história é feita de lutas e conflitos reveladores das representações sociais negativas da sociedade maioritária em relação a este povo. A este facto, acresce a forte vulnerabilidade que atinge estas comunidades no que respeita à integração nos vários sistemas sociais, o que contribui para a perpetuação do ciclo intergeracional da pobreza e da exclusão social que as caracteriza. No sentido de contrariar esta tendência, algumas políticas e medidas têm procurado transformações sociais, nomeadamente, o Programa Escolhas (PE), um programa público de âmbito nacional, no terreno há mais de 19 anos, vocacionado para a promoção da inclusão social de crianças e jovens oriundas dos contextos socioeconómicos mais vulneráveis, através da mediação, nomeadamente a mediação intercultural que surge como um dos princípios gerais do programa. Ora, considerando a forte exclusão social que as comunidades ciganas sofrem em Portugal, considerando a importância das práticas de mediação intercultural na coesão social e emponderamento das populações mais vulneráveis e afigurando-se a mediação intercultural como caminho para empoderar e transformar nos contextos de diversidade cultural significativa, onde o PE intervém, importa analisar as práticas de mediação intercultural realizadas por equipas do PE da 7ª geração, do distrito de Braga, com crianças, jovens e famílias ciganas. Do ponto de vista da metodologia, foram utilizadas técnicas de pesquisa das ciências sociais, que nos permitiram situar numa perspetiva essencialmente compreensiva, não existindo preocupações com generalizações. Assim, pretendemos, através de uma pesquisa qualitativa, descrever, entender e compreender, do ponto de vista dos sujeitos estudados, como se processam a intervenção social e as práticas de mediação intercultural dos técnicos do PE do distrito de Braga, aproximando-nos do paradigma fenomenológico-interpretativo, hermenêutico. Adotámos, por isso, como método, o estudo de caso e no que diz respeito às técnicas de recolha da informação elegemos a análise documental e a entrevista individual semiestruturada, aplicada a técnicos dos projetos do distrito de Braga do PE, que constituem a “amostra” do nosso estudo. Esta investigação permite-nos concluir que os técnicos, alvo de análise, utilizam um vasto conjunto de práticas com vista ao empoderamento e à transformação dos sujeitos com os quais intervém, designadamente e, em especial, as comunidades ciganas. Neste sentido, os técnicos do PE são mediadores interculturais que atuam não apenas nas comunidades que intervencionam, como também na sociedade maioritária, a qual acaba por beneficiar, no seu todo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06T14:29:18Z
2022-02-07
2022-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7117
TID:203006666
url http://hdl.handle.net/10400.8/7117
identifier_str_mv TID:203006666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136993994604544