O papel dos técnicos do Programa Escolhas na intervenção social com crianças, jovens e famílias de etnia cigana do distrito de Braga. A teoria e a prática da mediação intercultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7117 |
Resumo: | Os ciganos estão em Portugal há 500 anos, contudo e apesar de já ser longa a permanência deste povo no nosso país, verifica-se que a sua história é feita de lutas e conflitos reveladores das representações sociais negativas da sociedade maioritária em relação a este povo. A este facto, acresce a forte vulnerabilidade que atinge estas comunidades no que respeita à integração nos vários sistemas sociais, o que contribui para a perpetuação do ciclo intergeracional da pobreza e da exclusão social que as caracteriza. No sentido de contrariar esta tendência, algumas políticas e medidas têm procurado transformações sociais, nomeadamente, o Programa Escolhas (PE), um programa público de âmbito nacional, no terreno há mais de 19 anos, vocacionado para a promoção da inclusão social de crianças e jovens oriundas dos contextos socioeconómicos mais vulneráveis, através da mediação, nomeadamente a mediação intercultural que surge como um dos princípios gerais do programa. Ora, considerando a forte exclusão social que as comunidades ciganas sofrem em Portugal, considerando a importância das práticas de mediação intercultural na coesão social e emponderamento das populações mais vulneráveis e afigurando-se a mediação intercultural como caminho para empoderar e transformar nos contextos de diversidade cultural significativa, onde o PE intervém, importa analisar as práticas de mediação intercultural realizadas por equipas do PE da 7ª geração, do distrito de Braga, com crianças, jovens e famílias ciganas. Do ponto de vista da metodologia, foram utilizadas técnicas de pesquisa das ciências sociais, que nos permitiram situar numa perspetiva essencialmente compreensiva, não existindo preocupações com generalizações. Assim, pretendemos, através de uma pesquisa qualitativa, descrever, entender e compreender, do ponto de vista dos sujeitos estudados, como se processam a intervenção social e as práticas de mediação intercultural dos técnicos do PE do distrito de Braga, aproximando-nos do paradigma fenomenológico-interpretativo, hermenêutico. Adotámos, por isso, como método, o estudo de caso e no que diz respeito às técnicas de recolha da informação elegemos a análise documental e a entrevista individual semiestruturada, aplicada a técnicos dos projetos do distrito de Braga do PE, que constituem a “amostra” do nosso estudo. Esta investigação permite-nos concluir que os técnicos, alvo de análise, utilizam um vasto conjunto de práticas com vista ao empoderamento e à transformação dos sujeitos com os quais intervém, designadamente e, em especial, as comunidades ciganas. Neste sentido, os técnicos do PE são mediadores interculturais que atuam não apenas nas comunidades que intervencionam, como também na sociedade maioritária, a qual acaba por beneficiar, no seu todo. |
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