Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Bárbara Alice Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25183
Resumo: O presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos). Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno.
id RCAP_10fef7bfe2aa9770031bf66f41a019b3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridadeCompreensão da leituraEstrutura do textoLeituraLiteraturaNotíciaReading comprehensionTexts structureReadingLiteratureNewsO presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos). Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno.This Research Report, carried out as part of the Master's Degree in Early Childhood Education and Primary Education, focuses on the description and results analysis of a study that I carried out during my internship in a Third Grade classroom at an elementary school, between march and may of 2018. The study had as its starting question realize how an implementation of a didactic sequence, developed at starting point with the use of literacy work for childhood, can contribute to improve the student’s reading comprehension, in concrete, the comprehension of the textual genre news. The methodology that I’ve used for this study was Research-Action, and as methods of data collection and processing tools, I proceeded to use Participant Observation (audiovisual and photographic records, voice recordings and field notes) and to use the Inquiry (questionnaire to the students). With the realization of this report, it is possible to conclude that the didactic sequence can be assumed as a relevant tool in the development of the reading comprehension, more specifically, the understanding of the textual genre news. It is also important to mention that the use of literary texts as a starting point for this teaching can be a very significant strategy since it is a motivating and stimulating factor for the students.Pinto, MarianaRepositório ComumAlonso, Bárbara Alice Coelho2018-12-04T13:23:32Z2018-112018-122018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25183TID:202155781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:27.975128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
title Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
spellingShingle Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
Alonso, Bárbara Alice Coelho
Compreensão da leitura
Estrutura do texto
Leitura
Literatura
Notícia
Reading comprehension
Texts structure
Reading
Literature
News
title_short Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
title_full Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
title_fullStr Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
title_sort Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
author Alonso, Bárbara Alice Coelho
author_facet Alonso, Bárbara Alice Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Mariana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso, Bárbara Alice Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão da leitura
Estrutura do texto
Leitura
Literatura
Notícia
Reading comprehension
Texts structure
Reading
Literature
News
topic Compreensão da leitura
Estrutura do texto
Leitura
Literatura
Notícia
Reading comprehension
Texts structure
Reading
Literature
News
description O presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos). Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04T13:23:32Z
2018-11
2018-12
2018-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25183
TID:202155781
url http://hdl.handle.net/10400.26/25183
identifier_str_mv TID:202155781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370480189440