Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25183 |
Resumo: | O presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos). Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno. |
id |
RCAP_10fef7bfe2aa9770031bf66f41a019b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridadeCompreensão da leituraEstrutura do textoLeituraLiteraturaNotíciaReading comprehensionTexts structureReadingLiteratureNewsO presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos). Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno.This Research Report, carried out as part of the Master's Degree in Early Childhood Education and Primary Education, focuses on the description and results analysis of a study that I carried out during my internship in a Third Grade classroom at an elementary school, between march and may of 2018. The study had as its starting question realize how an implementation of a didactic sequence, developed at starting point with the use of literacy work for childhood, can contribute to improve the student’s reading comprehension, in concrete, the comprehension of the textual genre news. The methodology that I’ve used for this study was Research-Action, and as methods of data collection and processing tools, I proceeded to use Participant Observation (audiovisual and photographic records, voice recordings and field notes) and to use the Inquiry (questionnaire to the students). With the realization of this report, it is possible to conclude that the didactic sequence can be assumed as a relevant tool in the development of the reading comprehension, more specifically, the understanding of the textual genre news. It is also important to mention that the use of literary texts as a starting point for this teaching can be a very significant strategy since it is a motivating and stimulating factor for the students.Pinto, MarianaRepositório ComumAlonso, Bárbara Alice Coelho2018-12-04T13:23:32Z2018-112018-122018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25183TID:202155781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:27.975128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade |
title |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade Alonso, Bárbara Alice Coelho Compreensão da leitura Estrutura do texto Leitura Literatura Notícia Reading comprehension Texts structure Reading Literature News |
title_short |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade |
title_full |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade |
title_sort |
Das histórias à notícia: uma proposta de percurso didático para o 3º ano de escolaridade |
author |
Alonso, Bárbara Alice Coelho |
author_facet |
Alonso, Bárbara Alice Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Mariana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso, Bárbara Alice Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão da leitura Estrutura do texto Leitura Literatura Notícia Reading comprehension Texts structure Reading Literature News |
topic |
Compreensão da leitura Estrutura do texto Leitura Literatura Notícia Reading comprehension Texts structure Reading Literature News |
description |
O presente Relatório de Investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco a descrição e análise dos resultados de um estudo realizado ao longo da minha intervenção no estágio, numa turma de terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, entre março e maio de 2018. Este teve como questão de partida orientadora perceber de que modo a implementação de uma sequência didática, desenvolvida a partir de uma obra de literatura para a infância, pode contribuir para melhorar a compreensão leitora dos alunos, mais concretamente, a compreensão do género textual notícia. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação e as ferramentas de recolha e tratamento de dados foram a observação participante (registos audiovisuais e fotográficos, gravações de voz e notas de campo) e o inquérito (questionário aos alunos). Com a realização deste relatório, é possível concluir que a sequência didática pode assumir-se como uma ferramenta relevante no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno, mais concretamente, da compreensão do género textual notícia. É igualmente, importante referir que a utilização de textos literários como ponto de partida para esse ensino pode tratar-se de uma estratégia bastante significativa, uma vez que se trata de um fator motivante e estimulante para o aluno. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04T13:23:32Z 2018-11 2018-12 2018-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/25183 TID:202155781 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/25183 |
identifier_str_mv |
TID:202155781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135370480189440 |