Necessidades formativas dos professores do 1º ciclo na prática profissional com alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3951
http://hdl.handle.net/20.500.12207/212
Resumo: "Atualmente a escola depara-se com situações que exigem dar respostas às problemáticas dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, numa perspetiva de construção ativa da escola inclusiva e na procura de apoio adequado a cada um. Por conseguinte, o professor é um elemento preponderante no contexto escolar, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia educativa. Este trabalho teve como objetivo conhecer as necessidades de formação, o tipo de preparação, as atitudes e as perceções dos professores do 1º. Ciclo, relativamente aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Porém, os mesmos revelam necessidades de ter formação para adequar o seu trabalho com os alunos com Necessidades Educativas Especiais. Constatámos também que grande parte dos professores inquiridos não têm formação especializada para trabalhar com alunos Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido foram realizados dois estudos. No estudo um foi feita uma entrevista, a cinco professores, que reflete a necessidade recolher informações acerca da formação, preparação profissional, atitudes e as perceções dos professores do 1.º ciclo, face às necessidades educativas, na prática profissional com alunos com Necessidades Educativas Especiais e validar as perguntas, para a construção de um questionário. Os resultados obtidos no estudo um, confirmam que as questões vão ao encontro dos objetivos definidos, às necessidades de formação dos professores e à pertinência do estudo. Os resultados do estudo dois, realizado através de um questionário, aponta para a realização de um projeto de formação, denominado, “Abrindo caminhos eliminando barreiras”, na área da deficiência motora, multidifiência, autismo, no processo de utilização do referencial de classificação Internacional de Funcionalidades e na programação e planificação, no processo de ensimo-aprendizagem."
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