Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, André Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26890
Resumo: Mestrado Bolonha em Actuarial Science
id RCAP_111930290e3306f27a4926cedabdd24a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business valueNew Business ValuePresent Value of Future ProfitsCost of CapitalNew Business ValueValor Atual dos Lucros FuturosCusto de CapitalMestrado Bolonha em Actuarial ScienceNowadays, insurance companies are increasingly exposed to the volatilities of the factors in the world around them, which constantly influences their gains and losses. In order to be able to face these constant uncertainties, insurance companies resort to measures that allow them to predict and control the risks to which they are exposed, in the long term, in order to study the profitability of their business. This is the framework where the concept of New Business Value (NBV) arises. It is a financial measure that allows assessing the profitability of an insurance company’s new business, which makes it possible to adjust its real value, taking into account the new business carried out. The present work intends to focus on the evaluation of the profitability of two life products, in force in the company where the internship took place, a capitalization product and a risk product. For this, we started by calculating the profitability for each of them based on the assumptions established according to appropriate criteria. After that, the sensitivity of their performances was analyzed according to the various scenarios applied to the assumptions used. In the different phases of the work, the question of the impact that each of the products has on the Company’s valuation value, measured through the NBV method, was always present.Nos dias que correm, as companhias de seguro encontram-se cada vez mais expostas às volatilidades dos fatores do mundo que as rodeiam, o que influencia de forma constante os seus ganhos e perdas. De forma a conseguirem fazer face a estas constantes incertezas, as companhias de seguro recorrem a medidas que permitem prever e controlar os riscos a que se encontram expostas, a longo prazo, com o objetivo de estudar a rentabilidade dos seus negócios. É neste contexto que surge o conceito do New Business Value (NBV), uma medida financeira que permite avaliar a rentabilidade dos novos negócios de uma companhia de seguros, o que possibilita o ajustamento do seu real valor, tendo em atenção os novos negócios realizados. O presente trabalho pretende focar-se na avaliação da rentabilidade de dois produtos vida, em vigor na companhia onde o estágio teve lugar, um produto de capitalização e um produto de risco. Para isso, começou-se por calcular a rentabilidade de cada um deles, com base num conjunto de pressupostos estabelecidos segundo critérios adequados. Seguidamente, analisou-se a sensibilidade dos seus desempenhos face aos vários cenários aplicados aos pressupostos utilizados. Nas diversas fases da realização do trabalho esteve sempre presente a questão do impacto que cada um dos produtos tem no valor da avaliação da Companhia, medido através do método do NBV.Instituto Superior de Economia e GestãoBalau, EuniceSimões, OnofreRepositório da Universidade de LisboaAraújo, André Correia2023-01-16T14:06:57Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26890porAraújo, André Correia (2022). “Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:26.975634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
title Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
spellingShingle Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
Araújo, André Correia
New Business Value
Present Value of Future Profits
Cost of Capital
New Business Value
Valor Atual dos Lucros Futuros
Custo de Capital
title_short Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
title_full Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
title_fullStr Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
title_full_unstemmed Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
title_sort Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
author Araújo, André Correia
author_facet Araújo, André Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balau, Eunice
Simões, Onofre
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, André Correia
dc.subject.por.fl_str_mv New Business Value
Present Value of Future Profits
Cost of Capital
New Business Value
Valor Atual dos Lucros Futuros
Custo de Capital
topic New Business Value
Present Value of Future Profits
Cost of Capital
New Business Value
Valor Atual dos Lucros Futuros
Custo de Capital
description Mestrado Bolonha em Actuarial Science
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-16T14:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26890
url http://hdl.handle.net/10400.5/26890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, André Correia (2022). “Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131201345159168