Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26890 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Actuarial Science |
id |
RCAP_111930290e3306f27a4926cedabdd24a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26890 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business valueNew Business ValuePresent Value of Future ProfitsCost of CapitalNew Business ValueValor Atual dos Lucros FuturosCusto de CapitalMestrado Bolonha em Actuarial ScienceNowadays, insurance companies are increasingly exposed to the volatilities of the factors in the world around them, which constantly influences their gains and losses. In order to be able to face these constant uncertainties, insurance companies resort to measures that allow them to predict and control the risks to which they are exposed, in the long term, in order to study the profitability of their business. This is the framework where the concept of New Business Value (NBV) arises. It is a financial measure that allows assessing the profitability of an insurance company’s new business, which makes it possible to adjust its real value, taking into account the new business carried out. The present work intends to focus on the evaluation of the profitability of two life products, in force in the company where the internship took place, a capitalization product and a risk product. For this, we started by calculating the profitability for each of them based on the assumptions established according to appropriate criteria. After that, the sensitivity of their performances was analyzed according to the various scenarios applied to the assumptions used. In the different phases of the work, the question of the impact that each of the products has on the Company’s valuation value, measured through the NBV method, was always present.Nos dias que correm, as companhias de seguro encontram-se cada vez mais expostas às volatilidades dos fatores do mundo que as rodeiam, o que influencia de forma constante os seus ganhos e perdas. De forma a conseguirem fazer face a estas constantes incertezas, as companhias de seguro recorrem a medidas que permitem prever e controlar os riscos a que se encontram expostas, a longo prazo, com o objetivo de estudar a rentabilidade dos seus negócios. É neste contexto que surge o conceito do New Business Value (NBV), uma medida financeira que permite avaliar a rentabilidade dos novos negócios de uma companhia de seguros, o que possibilita o ajustamento do seu real valor, tendo em atenção os novos negócios realizados. O presente trabalho pretende focar-se na avaliação da rentabilidade de dois produtos vida, em vigor na companhia onde o estágio teve lugar, um produto de capitalização e um produto de risco. Para isso, começou-se por calcular a rentabilidade de cada um deles, com base num conjunto de pressupostos estabelecidos segundo critérios adequados. Seguidamente, analisou-se a sensibilidade dos seus desempenhos face aos vários cenários aplicados aos pressupostos utilizados. Nas diversas fases da realização do trabalho esteve sempre presente a questão do impacto que cada um dos produtos tem no valor da avaliação da Companhia, medido através do método do NBV.Instituto Superior de Economia e GestãoBalau, EuniceSimões, OnofreRepositório da Universidade de LisboaAraújo, André Correia2023-01-16T14:06:57Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26890porAraújo, André Correia (2022). “Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:26.975634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value |
title |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value |
spellingShingle |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value Araújo, André Correia New Business Value Present Value of Future Profits Cost of Capital New Business Value Valor Atual dos Lucros Futuros Custo de Capital |
title_short |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value |
title_full |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value |
title_fullStr |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value |
title_full_unstemmed |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value |
title_sort |
Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value |
author |
Araújo, André Correia |
author_facet |
Araújo, André Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balau, Eunice Simões, Onofre Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, André Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
New Business Value Present Value of Future Profits Cost of Capital New Business Value Valor Atual dos Lucros Futuros Custo de Capital |
topic |
New Business Value Present Value of Future Profits Cost of Capital New Business Value Valor Atual dos Lucros Futuros Custo de Capital |
description |
Mestrado Bolonha em Actuarial Science |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2022-12-01T00:00:00Z 2023-01-16T14:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26890 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, André Correia (2022). “Análise da rentabilidade de produtos de vida através do new business value”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131201345159168 |