Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22720 |
Resumo: | Neste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos. |
id |
RCAP_111ab838ec2bbeeff15f5a5849952e0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22720 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuadaSaberes da experiência docente em Matemática e educação continuadaArtigosNeste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos. In this paper, the experiential knowledge that teachers of mathematics report and reflect upon in an in-service educational course are analyzed. After theoretically discussing the problem of in-service education within in the context of professional knowledge and, particularly, discussing experiential knowledge, three narratives of classroom experiences presented during an in-service education course in the city of Itu, SP, Brazil are analyzed. The analysis of these narratives shows that the knowledge “in action” produced by the professors when reflecting on their work in the classroom is complex and has multiple meanings. This analysis also shows that, when well explored, the readings about from “educational science”, are fundamental for teachers to problematize this knowledge under and brig a new view to it.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22720por2183-28380872-3915Fiorentini, DarioNacarato, AdairPinto, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:46:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:46:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada |
title |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada |
spellingShingle |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada Fiorentini, Dario Artigos |
title_short |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada |
title_full |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada |
title_fullStr |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada |
title_full_unstemmed |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada |
title_sort |
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada |
author |
Fiorentini, Dario |
author_facet |
Fiorentini, Dario Nacarato, Adair Pinto, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Nacarato, Adair Pinto, Renata |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiorentini, Dario Nacarato, Adair Pinto, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22720 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544218338394112 |