Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorentini, Dario
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Nacarato, Adair, Pinto, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22720
Resumo: Neste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos. 
id RCAP_111ab838ec2bbeeff15f5a5849952e0c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuadaSaberes da experiência docente em Matemática e educação continuadaArtigosNeste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos. In this paper, the experiential knowledge that teachers of mathematics report and reflect upon in an in-service educational course are analyzed. After theoretically discussing the problem of in-service education within in the context of professional knowledge and, particularly, discussing experiential knowledge, three narratives of classroom experiences presented during an in-service education course in the city of Itu, SP, Brazil are analyzed. The analysis of these narratives shows that the knowledge “in action” produced by the professors when reflecting on their work in the classroom is complex and has multiple meanings. This analysis also shows that, when well explored, the readings about from “educational science”, are fundamental for teachers to problematize this knowledge under and brig a new view to it.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22720por2183-28380872-3915Fiorentini, DarioNacarato, AdairPinto, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:46:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:46:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
title Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
spellingShingle Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
Fiorentini, Dario
Artigos
title_short Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
title_full Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
title_fullStr Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
title_full_unstemmed Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
title_sort Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
author Fiorentini, Dario
author_facet Fiorentini, Dario
Nacarato, Adair
Pinto, Renata
author_role author
author2 Nacarato, Adair
Pinto, Renata
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorentini, Dario
Nacarato, Adair
Pinto, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos. 
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22720
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544218338394112