Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinato, Maria Cecilia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vargas, Sonia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22848
Resumo: A compreensão dos processos de construção de saberes não escolares elaborados por alunos jovens e adultos, oriundos de diferentes contextos geo-político-econômicos do sistema federativo brasileiro, é uma das nossas principais preocupações neste trabalho. Parcela significativa desses alunos traz marcas de seu passado rural, que se manifestam nas práticas cotidianas das salas de aula noturnas. Quanto aos saberes matemáticos, aparecem claros indícios de procedimentos que revelam as aprendizagens não formais do campo. À semelhança dos processos de contagem da colheita, desmembram-se algoritmos em partes menores, agrupam-se quantidades em bases não decimais, assim como são valorizados procedimentos de memorização e cálculo mental, representando marcas culturais identificatórias. Estratégias e táticas de sobrevivência, construídas no passado agrícola desses educandos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm refl exos nas suas formas atuais de raciocinar matematicamente. No confronto com a sociedade letrada, juntam-se conflitos de ruptura com suas culturas de origem, pois na escola, adultos migrantes vivem uma dupla negação, ao serem recusados tanto em razão de seus saberes quanto de suas formas de compreender a realidade. Nossa reflexão toma por base dados de pesquisas realizadas nas perspectivas sócio-antropológica e etnomatemática, analisando os processos pelos quais são construídos esses saberes de jovens e adultos.
id RCAP_ab81879b75be16134efdc1f1633eb2b6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultosSaberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultosArtigosA compreensão dos processos de construção de saberes não escolares elaborados por alunos jovens e adultos, oriundos de diferentes contextos geo-político-econômicos do sistema federativo brasileiro, é uma das nossas principais preocupações neste trabalho. Parcela significativa desses alunos traz marcas de seu passado rural, que se manifestam nas práticas cotidianas das salas de aula noturnas. Quanto aos saberes matemáticos, aparecem claros indícios de procedimentos que revelam as aprendizagens não formais do campo. À semelhança dos processos de contagem da colheita, desmembram-se algoritmos em partes menores, agrupam-se quantidades em bases não decimais, assim como são valorizados procedimentos de memorização e cálculo mental, representando marcas culturais identificatórias. Estratégias e táticas de sobrevivência, construídas no passado agrícola desses educandos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm refl exos nas suas formas atuais de raciocinar matematicamente. No confronto com a sociedade letrada, juntam-se conflitos de ruptura com suas culturas de origem, pois na escola, adultos migrantes vivem uma dupla negação, ao serem recusados tanto em razão de seus saberes quanto de suas formas de compreender a realidade. Nossa reflexão toma por base dados de pesquisas realizadas nas perspectivas sócio-antropológica e etnomatemática, analisando os processos pelos quais são construídos esses saberes de jovens e adultos.The awareness of non formal schooling knowledge building processes elaborated by young and adult students who come from diverse geo — political — economical contexts from the federal Brazilian system, is in this very work, one of our main concerns. A great deal of these students brings marks of their rural backgrounds which are revealed in their daily evening classroom routines. As for their mathematical knowledges, there have been clear evidences of their non formal rural learning. Such as the crop counting similarity, algorithms are developed in smaller parts and they are grouped in non decimal bases, as mental calculation and memorization procedures are valued, these stand for cultural identitary marks. Survival strategies and tactics, built throughout these EJA (young and adult education) students’ agricultural past, refl ect in their current ways of thinking mathematically. When facing literate society they gather conflicts of rupture with their background culture, as at school, these migrant adults live a double denial when they are excluded due to their knowledges and the way they perceive reality. Our analysis is based on research data grounded on socio anthropological perspectives and ethnomathematics, analyzing the processes these young and adult student build their knowledges. APM - Associação de Professores de Matemática2019-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22848por2183-28380872-3915Fantinato, Maria CeciliaVargas, Sonia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.114219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
title Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
spellingShingle Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
Fantinato, Maria Cecilia
Artigos
title_short Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
title_full Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
title_fullStr Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
title_sort Saberes matemáticos do campo e da escola: processos de aprendizagem e educação de jovens e adultos
author Fantinato, Maria Cecilia
author_facet Fantinato, Maria Cecilia
Vargas, Sonia Maria
author_role author
author2 Vargas, Sonia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantinato, Maria Cecilia
Vargas, Sonia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A compreensão dos processos de construção de saberes não escolares elaborados por alunos jovens e adultos, oriundos de diferentes contextos geo-político-econômicos do sistema federativo brasileiro, é uma das nossas principais preocupações neste trabalho. Parcela significativa desses alunos traz marcas de seu passado rural, que se manifestam nas práticas cotidianas das salas de aula noturnas. Quanto aos saberes matemáticos, aparecem claros indícios de procedimentos que revelam as aprendizagens não formais do campo. À semelhança dos processos de contagem da colheita, desmembram-se algoritmos em partes menores, agrupam-se quantidades em bases não decimais, assim como são valorizados procedimentos de memorização e cálculo mental, representando marcas culturais identificatórias. Estratégias e táticas de sobrevivência, construídas no passado agrícola desses educandos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm refl exos nas suas formas atuais de raciocinar matematicamente. No confronto com a sociedade letrada, juntam-se conflitos de ruptura com suas culturas de origem, pois na escola, adultos migrantes vivem uma dupla negação, ao serem recusados tanto em razão de seus saberes quanto de suas formas de compreender a realidade. Nossa reflexão toma por base dados de pesquisas realizadas nas perspectivas sócio-antropológica e etnomatemática, analisando os processos pelos quais são construídos esses saberes de jovens e adultos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22848
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478737883136