Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Dirléia Fanfa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fossatti, Paulo, Gonçalves, Fernando Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3004
Resumo: O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educação
id RCAP_b049ba98b194850607537df1307f6da6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidadeFORMACIÓN DE PROFESORES, SABERES DOCENTES Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS: LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN CUANTO CENTRALIDADFormação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidadeArtigosO artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educaçãoThe article focuses the professional knowledge that permeates the educational practices of teachers of Early Childhood Education in Brazil, who participated in the In-service Training Program “Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena”. It emphasizes that the increase in the quality indicators of education presupposes the existence of public policies directed to the monitoring of such indicators, the managers’ and teachers’ training and the offer and maintenance of conditions that enable the teaching and learning processes. Keywords Teacher training; Professional knowledge; Educational practices; Quality indicators of educationEl artículo aborda los saberes docentes que permean las prácticas educativas de profesores en escuelas de Educación Infantil de Brasil, participantes del Programa de Formación Continuada “Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena”. Resalta que el aumento de los indicadores de calidad de la educación implica la existencia e implementación de políticas públicas para el monitoreo de dichos indicadores, la formación de gestores y docentes y la oferta y manutención de condiciones que viabilicen los procesos de enseñanza y aprendizaje. Palabras-clave Formación de profesores; Saberes docentes; Prácticas educativas; Indicadores de calidad de la educaciónInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3004por2183-04520871-9187Sarmento, Dirléia FanfaFossatti, PauloGonçalves, Fernando Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:07Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.062608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
FORMACIÓN DE PROFESORES, SABERES DOCENTES Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS: LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN CUANTO CENTRALIDAD
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
spellingShingle Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
Sarmento, Dirléia Fanfa
Artigos
title_short Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_full Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_fullStr Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_full_unstemmed Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_sort Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
author Sarmento, Dirléia Fanfa
author_facet Sarmento, Dirléia Fanfa
Fossatti, Paulo
Gonçalves, Fernando Ribeiro
author_role author
author2 Fossatti, Paulo
Gonçalves, Fernando Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Dirléia Fanfa
Fossatti, Paulo
Gonçalves, Fernando Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3004
url https://doi.org/10.21814/rpe.3004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219662016512