Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3004 |
Resumo: | O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educação |
id |
RCAP_b049ba98b194850607537df1307f6da6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidadeFORMACIÓN DE PROFESORES, SABERES DOCENTES Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS: LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN CUANTO CENTRALIDADFormação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidadeArtigosO artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educaçãoThe article focuses the professional knowledge that permeates the educational practices of teachers of Early Childhood Education in Brazil, who participated in the In-service Training Program “Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena”. It emphasizes that the increase in the quality indicators of education presupposes the existence of public policies directed to the monitoring of such indicators, the managers’ and teachers’ training and the offer and maintenance of conditions that enable the teaching and learning processes. Keywords Teacher training; Professional knowledge; Educational practices; Quality indicators of educationEl artículo aborda los saberes docentes que permean las prácticas educativas de profesores en escuelas de Educación Infantil de Brasil, participantes del Programa de Formación Continuada “Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena”. Resalta que el aumento de los indicadores de calidad de la educación implica la existencia e implementación de políticas públicas para el monitoreo de dichos indicadores, la formación de gestores y docentes y la oferta y manutención de condiciones que viabilicen los procesos de enseñanza y aprendizaje. Palabras-clave Formación de profesores; Saberes docentes; Prácticas educativas; Indicadores de calidad de la educaciónInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3004por2183-04520871-9187Sarmento, Dirléia FanfaFossatti, PauloGonçalves, Fernando Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:07Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.062608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade FORMACIÓN DE PROFESORES, SABERES DOCENTES Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS: LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN CUANTO CENTRALIDAD Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
spellingShingle |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade Sarmento, Dirléia Fanfa Artigos |
title_short |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_full |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_fullStr |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_full_unstemmed |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_sort |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
author |
Sarmento, Dirléia Fanfa |
author_facet |
Sarmento, Dirléia Fanfa Fossatti, Paulo Gonçalves, Fernando Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Fossatti, Paulo Gonçalves, Fernando Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Dirléia Fanfa Fossatti, Paulo Gonçalves, Fernando Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave Formação de professores; Saberes docentes; Práticas educativas; Indicadores de qualidade da educação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.3004 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.3004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130219662016512 |