Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27427 |
Resumo: | 4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada, desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato de amónio armazenadas no local. Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade de Beirute. O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação da presente tese de mestrado. |
id |
RCAP_112532c5b9a10b85e163654ae0779f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27427 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o portoArquitetura -- ArchitectureBeiruteUrbanismo pós catástrofePorto marítimo -- SeaportTerminal de cruzeirosBeirutPost-disaster urbanismCruise terminal4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada, desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato de amónio armazenadas no local. Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade de Beirute. O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação da presente tese de mestrado.August 4 of 2020 was a tragic day for the people of Beirut in Lebanon, who once again saw their city affected, this time with the explosion of the port due to tons of ammonium nitrate stored there. Due to this accident, it is urgent to intervene in the port, which was destroyed. Its potential to regenerate the city, exploring its relationship through its various dimensions — historical, ecological and infrastructural — was explored in the design of a detailed plan. The city's port thus becomes an experimental place where new approaches can allow the idealization of new connections between a port infrastructure and the city, and that somehow bring this city a new purpose, thus the proposal to implement a new infrastructure in the city called Walking Beirut. The proposed infrastructure tends to solve mobility issues as well as solving the problems caused by physical and imaginary barriers in the city of Beirut. The new cruise terminal plays a leading role in the urban and architectural regeneration of the seafront, and of a very important part of the economy of both the city and the country. In this sense, it emerges as the corollary of the entire research project of this master's thesis.2023-01-24T16:47:09Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-142022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27427TID:203173082porRaposo, Lázaro Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:11.301106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
title |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
spellingShingle |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto Raposo, Lázaro Mateus Arquitetura -- Architecture Beirute Urbanismo pós catástrofe Porto marítimo -- Seaport Terminal de cruzeiros Beirut Post-disaster urbanism Cruise terminal |
title_short |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
title_full |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
title_fullStr |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
title_full_unstemmed |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
title_sort |
Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto |
author |
Raposo, Lázaro Mateus |
author_facet |
Raposo, Lázaro Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Lázaro Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura -- Architecture Beirute Urbanismo pós catástrofe Porto marítimo -- Seaport Terminal de cruzeiros Beirut Post-disaster urbanism Cruise terminal |
topic |
Arquitetura -- Architecture Beirute Urbanismo pós catástrofe Porto marítimo -- Seaport Terminal de cruzeiros Beirut Post-disaster urbanism Cruise terminal |
description |
4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada, desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato de amónio armazenadas no local. Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade de Beirute. O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação da presente tese de mestrado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T00:00:00Z 2022-12-14 2022-11 2023-01-24T16:47:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/27427 TID:203173082 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/27427 |
identifier_str_mv |
TID:203173082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134741380726784 |