Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Lázaro Mateus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27427
Resumo: 4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada, desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato de amónio armazenadas no local. Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade de Beirute. O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação da presente tese de mestrado.
id RCAP_112532c5b9a10b85e163654ae0779f08
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o portoArquitetura -- ArchitectureBeiruteUrbanismo pós catástrofePorto marítimo -- SeaportTerminal de cruzeirosBeirutPost-disaster urbanismCruise terminal4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada, desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato de amónio armazenadas no local. Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade de Beirute. O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação da presente tese de mestrado.August 4 of 2020 was a tragic day for the people of Beirut in Lebanon, who once again saw their city affected, this time with the explosion of the port due to tons of ammonium nitrate stored there. Due to this accident, it is urgent to intervene in the port, which was destroyed. Its potential to regenerate the city, exploring its relationship through its various dimensions — historical, ecological and infrastructural — was explored in the design of a detailed plan. The city's port thus becomes an experimental place where new approaches can allow the idealization of new connections between a port infrastructure and the city, and that somehow bring this city a new purpose, thus the proposal to implement a new infrastructure in the city called Walking Beirut. The proposed infrastructure tends to solve mobility issues as well as solving the problems caused by physical and imaginary barriers in the city of Beirut. The new cruise terminal plays a leading role in the urban and architectural regeneration of the seafront, and of a very important part of the economy of both the city and the country. In this sense, it emerges as the corollary of the entire research project of this master's thesis.2023-01-24T16:47:09Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-142022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27427TID:203173082porRaposo, Lázaro Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:11.301106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
title Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
spellingShingle Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
Raposo, Lázaro Mateus
Arquitetura -- Architecture
Beirute
Urbanismo pós catástrofe
Porto marítimo -- Seaport
Terminal de cruzeiros
Beirut
Post-disaster urbanism
Cruise terminal
title_short Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
title_full Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
title_fullStr Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
title_full_unstemmed Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
title_sort Terminal de cruzeiros: Um elo de ligação entre a cidade e o porto
author Raposo, Lázaro Mateus
author_facet Raposo, Lázaro Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Lázaro Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura -- Architecture
Beirute
Urbanismo pós catástrofe
Porto marítimo -- Seaport
Terminal de cruzeiros
Beirut
Post-disaster urbanism
Cruise terminal
topic Arquitetura -- Architecture
Beirute
Urbanismo pós catástrofe
Porto marítimo -- Seaport
Terminal de cruzeiros
Beirut
Post-disaster urbanism
Cruise terminal
description 4 de agosto de 2020 foi um dia trágico para a população de Beirute no Líbano, que viu mais uma vez a sua cidade ser afetada, desta vez com a explosão do porto devido a toneladas de nitrato de amónio armazenadas no local. Devido a este acidente , urge intervir no porto, que ficou destruído. O seu potencial de regenerar a cidade, explorando a sua relação através das suas várias dimensões — históricas, ecológicas e infraestruturais — foi explorado na conceção de um plano de pormenor. O porto da cidade torna-se assim um lugar experimental onde novas abordagens podem permitir a idealização de novas conexões entre uma infraestrutura portuária e a cidade, e que de alguma forma tragam a esta cidade um novo propósito, surge assim a proposta de implementar uma nova infraestrutura na cidade denominada de Walking Beirute. A infraestrutura proposta tende a resolver questões de mobilidade assim como a resolução dos problemas causados pelas barreiras físicas e imaginarias na cidade de Beirute. O novo terminal de cruzeiros tem um papel preponderante na regeneração urbanística e arquitetónica da frente mar, e de uma parte muito relevante da economia quer da cidade, quer do país. Neste sentido surge como o corolário de todo o projeto de investigação da presente tese de mestrado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T00:00:00Z
2022-12-14
2022-11
2023-01-24T16:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27427
TID:203173082
url http://hdl.handle.net/10071/27427
identifier_str_mv TID:203173082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134741380726784