Requalificaçação do porto de Beirute: Centro vocacional como espaço de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seymen, Ikra Inara Cassam
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27390
Resumo: O porto de Beirute não contribuia somente para a economia do país, como também era o porto de rota humanitárias para os paises nos arredores. A explosão de 4 de Agosto de 2020, é reconhecida como a maior explosão não nuclear evidênciada até ao dias de hoje. Os danos causados na estrutura do porto foram imediatos e aparentes, causando várias mortes. Este acontecimento é mais um para se agregar ao resto das crises evidênciadas no país, sendo um momento que agravou a situação económica, que se encontrava frágil. O papel da educação é proporcionar a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências a indivíduos, para que estes se possam orientar na vida e contribuir para a sociedade. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças reconhece que a educação é um direito fundamental, no entanto, este continua a ser um privilégio para muitos. A juventude num país é um dos recursos humanos mais viáveis e com maior potencial, não só em termos de estrutura da população como também na estrutura social. A arquitectura tem o potencial de promover o bem-estar e proporcionar ambientes de aprendizagem seguros e inspiradores para comunidades. O presente trabalho é constituído por 3 capítulos, abrangindo a análise à cidade de Beirute no contexto da Sociedade Civil e do impacto da explosão na cidade, a introdução de um desenho para a proposta do porto de Beirute, e finalizando com o capítulo à análise do papel da educação e integração social na cidade face às dificuldades da população e o projeto final . Relativamente à metodologia utilizada na presente dissertação, para a sua componente teórica recorreu-se a diferentes fontes bibliográficas e, foi realizada uma entrevista com um membro de uma ONG local libanesa, de modo a compreender o papel educacional no contexto de Beirute.
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