Requalificação sustentável de Beirute: Integração do porto e Nahr Beirute na estrutura verde da cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27407 |
Resumo: | O presente trabalho estuda como a rápida, extensa e densa expansão urbana de Beirute no século XX, tendo como base as grandes infraestruturas rodoviárias e a densificação dos espaços, levou à falta de espaços abertos e verdes na cidade. Neste processo e forma de urbanização, em que expansão e densificação tinham como principal objectivo a maximização dos lucros, a zona costeira do porto e o rio, que constituem as áreas ecológicas mais aptas a serem espaços verdes essenciais, foram edificadas e transformados em corredores rodoviários. Assim, rio e o porto, que na história de Beirute sempre foram espaços geográficos de identidade local e motores de desenvolvimento nacional e local, foram progressivamente sendo constituídos como espaços abandonados, poluídos, vazios de habitantes. A proposta de projeto considera o enorme potencial destes espaços na estrutura ecológica da cidade e afirma a sua reabilitação como essencial no desenho de uma estrutura verde ao nível metropolitano. Devido à escala territorial do porto e rio e à matriz dos tecidos que abrange, a conceção projetual parte de uma leitura transversal entre as disciplinas da paisagem e urbanismo e o desenho do mesmo cruza elementos de cariz natural, rural e urbano. A rede hidrológica do rio é a “força” que serve o projeto como estrutura organizadora do conjunto dos tecidos de matriz natural, rural e urbana. Só ela permite a criação de um programa para uma rede de espaço verdes abertos num continuum ecológico com a cidade. |
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Requalificação sustentável de Beirute: Integração do porto e Nahr Beirute na estrutura verde da cidadeNahr BeirutPorto marítimo -- Seaport“Landscape Urbanism”Estrutura ecológicaRede hidrográficaEspaço verdeEcological systemHydrographic networkGreen spacesO presente trabalho estuda como a rápida, extensa e densa expansão urbana de Beirute no século XX, tendo como base as grandes infraestruturas rodoviárias e a densificação dos espaços, levou à falta de espaços abertos e verdes na cidade. Neste processo e forma de urbanização, em que expansão e densificação tinham como principal objectivo a maximização dos lucros, a zona costeira do porto e o rio, que constituem as áreas ecológicas mais aptas a serem espaços verdes essenciais, foram edificadas e transformados em corredores rodoviários. Assim, rio e o porto, que na história de Beirute sempre foram espaços geográficos de identidade local e motores de desenvolvimento nacional e local, foram progressivamente sendo constituídos como espaços abandonados, poluídos, vazios de habitantes. A proposta de projeto considera o enorme potencial destes espaços na estrutura ecológica da cidade e afirma a sua reabilitação como essencial no desenho de uma estrutura verde ao nível metropolitano. Devido à escala territorial do porto e rio e à matriz dos tecidos que abrange, a conceção projetual parte de uma leitura transversal entre as disciplinas da paisagem e urbanismo e o desenho do mesmo cruza elementos de cariz natural, rural e urbano. A rede hidrológica do rio é a “força” que serve o projeto como estrutura organizadora do conjunto dos tecidos de matriz natural, rural e urbana. Só ela permite a criação de um programa para uma rede de espaço verdes abertos num continuum ecológico com a cidade.The present work seeks to understand the fast urban expansion of Beirut in the twentieth century. This urban environment is compounded by extensive infrastructure, high construction density and a lack of city park s. In this process of urbanization the objective was to maximize profits of the real estate market and ignore the ecological potential of the river and the coast, spaces occupied by highways and infrastructure buildings instead of city parks or squares. In the past, Beirut’s river and coast have always been local of national identity and space of economic progress, but slowly these urban environments became abandoned, polluted and without inhabitants. The project tries to explore the enormous potential of this ecological system in Beirut and proposes its rehabilitation as essential and as part of the metropolitan structure. The territory scale and the multiple city layers guided the project methodology to the relationship between landscaping and urbanism, rural and urban, local and global issues, past and future issues. Beirut’s watershed (hydrographic network) is the main guide and organizes the different types of urban, rural and natural forms. This process allows the creation of a system network of open spaces and city parks in harmony with the ecological system.2023-12-15T00:00:00Z2022-12-15T00:00:00Z2022-12-152022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27407TID:203167686porCatarino, Rita Isabel Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:06:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:06:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho estuda como a rápida, extensa e densa expansão urbana de Beirute no século XX, tendo como base as grandes infraestruturas rodoviárias e a densificação dos espaços, levou à falta de espaços abertos e verdes na cidade. Neste processo e forma de urbanização, em que expansão e densificação tinham como principal objectivo a maximização dos lucros, a zona costeira do porto e o rio, que constituem as áreas ecológicas mais aptas a serem espaços verdes essenciais, foram edificadas e transformados em corredores rodoviários. Assim, rio e o porto, que na história de Beirute sempre foram espaços geográficos de identidade local e motores de desenvolvimento nacional e local, foram progressivamente sendo constituídos como espaços abandonados, poluídos, vazios de habitantes. A proposta de projeto considera o enorme potencial destes espaços na estrutura ecológica da cidade e afirma a sua reabilitação como essencial no desenho de uma estrutura verde ao nível metropolitano. Devido à escala territorial do porto e rio e à matriz dos tecidos que abrange, a conceção projetual parte de uma leitura transversal entre as disciplinas da paisagem e urbanismo e o desenho do mesmo cruza elementos de cariz natural, rural e urbano. A rede hidrológica do rio é a “força” que serve o projeto como estrutura organizadora do conjunto dos tecidos de matriz natural, rural e urbana. Só ela permite a criação de um programa para uma rede de espaço verdes abertos num continuum ecológico com a cidade. |
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