Requalificação sustentável de Beirute: Integração do porto e Nahr Beirute na estrutura verde da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino, Rita Isabel Graça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27407
Resumo: O presente trabalho estuda como a rápida, extensa e densa expansão urbana de Beirute no século XX, tendo como base as grandes infraestruturas rodoviárias e a densificação dos espaços, levou à falta de espaços abertos e verdes na cidade. Neste processo e forma de urbanização, em que expansão e densificação tinham como principal objectivo a maximização dos lucros, a zona costeira do porto e o rio, que constituem as áreas ecológicas mais aptas a serem espaços verdes essenciais, foram edificadas e transformados em corredores rodoviários. Assim, rio e o porto, que na história de Beirute sempre foram espaços geográficos de identidade local e motores de desenvolvimento nacional e local, foram progressivamente sendo constituídos como espaços abandonados, poluídos, vazios de habitantes. A proposta de projeto considera o enorme potencial destes espaços na estrutura ecológica da cidade e afirma a sua reabilitação como essencial no desenho de uma estrutura verde ao nível metropolitano. Devido à escala territorial do porto e rio e à matriz dos tecidos que abrange, a conceção projetual parte de uma leitura transversal entre as disciplinas da paisagem e urbanismo e o desenho do mesmo cruza elementos de cariz natural, rural e urbano. A rede hidrológica do rio é a “força” que serve o projeto como estrutura organizadora do conjunto dos tecidos de matriz natural, rural e urbana. Só ela permite a criação de um programa para uma rede de espaço verdes abertos num continuum ecológico com a cidade.
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