A especificidade do trabalho de Pontas no Ensino Artístico Especializado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3724 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança. |
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A especificidade do trabalho de Pontas no Ensino Artístico EspecializadoDançaTécnica de pontasLesões na dançaMaturidade na dançaPoint workDance maturityDance injuriesRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, este Relatório referente ao Estágio, realizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), tem como principais objetivos, organizar, fundamentar e sistematizar a metodologia desenvolvida, no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). A amostra é composta pelas alunas do 2.º ano, turma B e do 3.ºano, turma A da EDCN, com as quais se desenvolveu, um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no campo de ação da disciplina de TDC e, nomeadamente, no trabalho específico de pontas. Nesta direção, aplicou-se uma metodologia de investigação qualitativa, em que a Investigação-Ação constituiu um elemento central, na recolha e tratamento de informações, numa dinâmica constante. A observação direta e o respetivo registo em diário de bordo, permitiram, aferir a metodologia utilizada e melhorar a estruturação das aulas, dando continuidade ao trabalho proposto, durante a semana, pelas professoras titulares. Esta dinâmica foi conseguida pelo fato da estagiária poder estar, duas vezes por semana (quinta e sextas-feiras) presente nas aulas das duas turmas (2.ºB e 3.ºA), realizando de forma articulada, as diferentes fases regulamentadas do Estágio. Procurámos, assim, compreender, de que modo, as alunas, deste grau de ensino, intervêm e interagem em situações ou propostas concretas, ao nível da especificidade do trabalho de pontas, no 2.º e 3.º anos. Houve uma preocupação na recolha de elementos relativos à especificidade do trabalho de pontas nos anos anteriores. Procurámos compreender se os conteúdos programáticos estavam adquiridos e assimilados, para, em conjunto com as professoras titulares, se encontrar estratégias e orientações metodológicas, que permitissem estabelecer um fio condutor no processo ensino-aprendizagem. A revisão da literatura permitiu, um enquadramento das problemáticas relacionadas com a temática específica “As pontas” e um apoio essencial no registo e apresentação dos dados e resultados. Através da análise de dados, foi possível constatar que apesar de todas demonstrarem participação e cooperação em todas as atividades propostas, as alunas que apresentavam mais fragilidades do ponto de vista técnico e estrutural (falta de colocação do tronco e de estabilização da cintura pélvica; os joelhos por alongar e o mau posicionamento do pé em ¾ de ponta), necessitavam de um acompanhamento específico e mais individualizado.ABSTRACT - This Report for The Stage was elaborated under the Master of Teaching Dance and was held at the School of Dance at the National Conservatory (EDCN). It has as main objectives the organization, motivation and systematization of the methodology developed for the discipline of Classical Dance Technique (TDC). The sample was composed for the students of 2B and 3A from EDCN. With them there is developed a set of strategies and methodological approaches related to TDC specifically to point work. In this direction we applied a methodology of qualitative research in a steady dynamic. The research-action was a central element while collecting and processing information. Direct observation and respective registration in a logbook allowed the methodology used to assess and improve the structure of the classes, giving continuity to the proposed work during the week by the teachers. This dynamic was achieved because of the fact that the intern could be present in both classes of 2B and 3A twice a week (thursday and friday). Like this the intern could perform in articulated manner the different phases regulated by The Stage. We searched and tried to understand how the students from 2d and 3rd year interact in concrete situations and proposals related to point work. There was a concern in the gathering of evidence from the practice in previous years. We sought to understand wether the syllabus were acquired and assimilated together with the teachers, finding strategies and methodological orientations allowed to establish a common thread in the teaching-learning process. The review of the literature allowed to frame the problematics related to point work and give essential help for the registration and presentation of dates and results. Through data analysis it was possible to demonstrate that despite all participation and cooperation in all proposed activities, the students who had the greatest weaknesses in technical and structural terms (lack of placement, trunk stabilization of the pelvis, knees stretch and malposition of the foot 3/4 tip), needed a more individualized and targeted monitoring.Nascimento, Vanda Maria dos SantosRCIPLDuarte, Carla Sofia2014-08-04T15:15:04Z2013-12-022013-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3724TID:201000148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:17.899790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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