Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4718
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_e5b2ec5bbeaaec662a1666534e479d32
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de SetúbalTécnica de pontasDança clássicaPointe techniqueClassical danceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.Este documento foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, sendo um relatório do estágio desenvolvido na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. O estudo realizou-se na área da Técnica de Dança Clássica, tendo como principal objetivo desenvolver no aluno capacidades para a execução de um correto trabalho em pontas. A amostra foi constituída por alunos do Intermédio 3, e de alguns alunos do Avançado 1 que frequentavam o Curso Secundário de Dança em Regime Intensivo. Trata-se de uma investigação-ação na qual estiveram presentes: análises documentais, onde nos foi permitido realizar uma revisão da literatura específica sobre a temática de trabalho de pontas, processo fundamental no enquadramento teórico, e onde podemos compreender as determinantes inerentes ao assunto em estudo; questionários, com propósito orientador do processo ensino-aprendizagem; tabelas de observação sistemática, para melhor avaliar os alunos qualitativamente de forma a permitir adequar com êxito a abordagem técnica específica; diário de bordo, como forma de acompanhamento de estudo e respetiva reflexão, incitando ao desenvolvimento de uma ajustada prática pedagógica; planificação de aulas, permitindo a concretização de uma estratégia a aplicar durante a lecionação efetiva de aulas. Após análise e reflexão do estudo, foi possível concluir que o enriquecimento ao nível das competências teóricas e práticas é de extrema importância na aplicação de um trabalho consciente na área da dança clássica, mais precisamente aquando a aplicação da técnica de pontas.ABSTRACT - This document was prepared as a report of an internship carried out at the Academia de Dança Contemporânea de Setúbal within the scope of the Master’s degree in Dance Education. The study took place in the field of Classical Dance Technique and the main aim was to develop student’s capabilities in correctly performing pointe work. The sample consisted of students from the Intermediate 3 group and some of the Advanced 1 students who were attending the Secondary Dance Course in an Intensive Regime. It is a research-action in which there was: documentary analysis, where we were allowed to conduct a review of the literature on the subject of pointe work, fundamental process in the theoretical framework, and where we can understand the inherent determinants of the subject being studied; questionnaires, with the guiding purpose of the teaching-learning process; systematic observation tables to better assess the students qualitatively in order to enable successful adaptation of the specific technical approach; logbook, as a way of following the study and respective reflection, urging the development of a set pedagogical practice; lesson planning, allowing the implementation of a strategy to apply during the actual teaching of classes. Upon review and reflection of the study it was concluded that the enrichment level of theoretical and practical skills is of utmost importance in employing cognizant work in the field of classical dance, more precisely in the adhibition of pointe technique.Amorim, VeraRCIPLAntunes, Ana Filipa Rodrigues2015-08-04T14:18:38Z2014-10-292014-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4718TID:201000202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:47:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:07.063308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
title Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
spellingShingle Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
Antunes, Ana Filipa Rodrigues
Técnica de pontas
Dança clássica
Pointe technique
Classical dance
title_short Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
title_full Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
title_fullStr Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
title_full_unstemmed Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
title_sort Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
author Antunes, Ana Filipa Rodrigues
author_facet Antunes, Ana Filipa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Vera
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Filipa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de pontas
Dança clássica
Pointe technique
Classical dance
topic Técnica de pontas
Dança clássica
Pointe technique
Classical dance
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29
2014-10-29T00:00:00Z
2015-08-04T14:18:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4718
TID:201000202
url http://hdl.handle.net/10400.21/4718
identifier_str_mv TID:201000202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133398537601024