A interacção familiar e a auto-estima.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/148 |
Resumo: | Esta dissertação pretende contribuir para uma melhor interligação entre a Família e a Escola, através de uma melhor compreensão do contexto das interacções familiares na formação da auto-estima da criança, factor determinante do êxito escolar e das relações sociais. O estudo tem como objectivos: 1) Aferir o nível de auto-estima de um grupo de crianças; 2) Definir os tipos de família e os estilos educativos dos pais; 3) Averiguar em que medida os níveis de competências e de aceitação das crianças se relacionam com o tipo de família e os estilos educativos dos pais. Neste quadro de relação pais/filhos procurou-se verificar a existência de uma relação de causalidade entre a prática educativa dos pais e os níveis de auto-estima das crianças. Adoptou-se uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo que incidiu sobre um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados foram a análise documental, a escala pictográfica de Susan Harter e Robin Pike, o questionário aos pais e a entrevista a uma psicóloga. Os dados foram tratados através da articulação das respostas das crianças à escala, com as respostas dos pais ao questionário e com os dados resultantes da entrevista. A investigação permitiu concluir que: a) Os níveis médios de auto-estima do grupo de crianças estudado é elevado, ou seja apresentam uma auto-estima positiva; b) As famílias analisadas enquadram-se em famílias de estruturação flexível e adoptam estilos educativos contratualistas e autoritativos; c) No quadro desta relação pais/filhos, a prática educativa dos pais contribuiu para a aquisição dos níveis de competência e de aceitação fundamentais para a aquisição de uma auto-estima positiva. |
id |
RCAP_112da73ab504dcb5d3d9f278d511688f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/148 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interacção familiar e a auto-estima.Auto-estimaTipos de famíliaEstilos educativosCritérios de valoraçãoNíveis de competência e de aceitaçãoTMEEsta dissertação pretende contribuir para uma melhor interligação entre a Família e a Escola, através de uma melhor compreensão do contexto das interacções familiares na formação da auto-estima da criança, factor determinante do êxito escolar e das relações sociais. O estudo tem como objectivos: 1) Aferir o nível de auto-estima de um grupo de crianças; 2) Definir os tipos de família e os estilos educativos dos pais; 3) Averiguar em que medida os níveis de competências e de aceitação das crianças se relacionam com o tipo de família e os estilos educativos dos pais. Neste quadro de relação pais/filhos procurou-se verificar a existência de uma relação de causalidade entre a prática educativa dos pais e os níveis de auto-estima das crianças. Adoptou-se uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo que incidiu sobre um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados foram a análise documental, a escala pictográfica de Susan Harter e Robin Pike, o questionário aos pais e a entrevista a uma psicóloga. Os dados foram tratados através da articulação das respostas das crianças à escala, com as respostas dos pais ao questionário e com os dados resultantes da entrevista. A investigação permitiu concluir que: a) Os níveis médios de auto-estima do grupo de crianças estudado é elevado, ou seja apresentam uma auto-estima positiva; b) As famílias analisadas enquadram-se em famílias de estruturação flexível e adoptam estilos educativos contratualistas e autoritativos; c) No quadro desta relação pais/filhos, a prática educativa dos pais contribuiu para a aquisição dos níveis de competência e de aceitação fundamentais para a aquisição de uma auto-estima positiva.2009-09-25T08:29:47Z2013-08-14T18:00:23Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/148porCota: TME 390Preto, Ana Paula Paciana Nepomuceno Drumond Borges Rolãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:25ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interacção familiar e a auto-estima. |
title |
A interacção familiar e a auto-estima. |
spellingShingle |
A interacção familiar e a auto-estima. Preto, Ana Paula Paciana Nepomuceno Drumond Borges Rolão Auto-estima Tipos de família Estilos educativos Critérios de valoração Níveis de competência e de aceitação TME |
title_short |
A interacção familiar e a auto-estima. |
title_full |
A interacção familiar e a auto-estima. |
title_fullStr |
A interacção familiar e a auto-estima. |
title_full_unstemmed |
A interacção familiar e a auto-estima. |
title_sort |
A interacção familiar e a auto-estima. |
author |
Preto, Ana Paula Paciana Nepomuceno Drumond Borges Rolão |
author_facet |
Preto, Ana Paula Paciana Nepomuceno Drumond Borges Rolão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preto, Ana Paula Paciana Nepomuceno Drumond Borges Rolão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-estima Tipos de família Estilos educativos Critérios de valoração Níveis de competência e de aceitação TME |
topic |
Auto-estima Tipos de família Estilos educativos Critérios de valoração Níveis de competência e de aceitação TME |
description |
Esta dissertação pretende contribuir para uma melhor interligação entre a Família e a Escola, através de uma melhor compreensão do contexto das interacções familiares na formação da auto-estima da criança, factor determinante do êxito escolar e das relações sociais. O estudo tem como objectivos: 1) Aferir o nível de auto-estima de um grupo de crianças; 2) Definir os tipos de família e os estilos educativos dos pais; 3) Averiguar em que medida os níveis de competências e de aceitação das crianças se relacionam com o tipo de família e os estilos educativos dos pais. Neste quadro de relação pais/filhos procurou-se verificar a existência de uma relação de causalidade entre a prática educativa dos pais e os níveis de auto-estima das crianças. Adoptou-se uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo que incidiu sobre um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados foram a análise documental, a escala pictográfica de Susan Harter e Robin Pike, o questionário aos pais e a entrevista a uma psicóloga. Os dados foram tratados através da articulação das respostas das crianças à escala, com as respostas dos pais ao questionário e com os dados resultantes da entrevista. A investigação permitiu concluir que: a) Os níveis médios de auto-estima do grupo de crianças estudado é elevado, ou seja apresentam uma auto-estima positiva; b) As famílias analisadas enquadram-se em famílias de estruturação flexível e adoptam estilos educativos contratualistas e autoritativos; c) No quadro desta relação pais/filhos, a prática educativa dos pais contribuiu para a aquisição dos níveis de competência e de aceitação fundamentais para a aquisição de uma auto-estima positiva. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-25T08:29:47Z 2009-01-01T00:00:00Z 2009 2013-08-14T18:00:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/148 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546249940992 |