A interacção familiar e a auto-estima.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preto, Ana Paula Paciana Nepomuceno Drumond Borges Rolão
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/148
Resumo: Esta dissertação pretende contribuir para uma melhor interligação entre a Família e a Escola, através de uma melhor compreensão do contexto das interacções familiares na formação da auto-estima da criança, factor determinante do êxito escolar e das relações sociais. O estudo tem como objectivos: 1) Aferir o nível de auto-estima de um grupo de crianças; 2) Definir os tipos de família e os estilos educativos dos pais; 3) Averiguar em que medida os níveis de competências e de aceitação das crianças se relacionam com o tipo de família e os estilos educativos dos pais. Neste quadro de relação pais/filhos procurou-se verificar a existência de uma relação de causalidade entre a prática educativa dos pais e os níveis de auto-estima das crianças. Adoptou-se uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo que incidiu sobre um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados foram a análise documental, a escala pictográfica de Susan Harter e Robin Pike, o questionário aos pais e a entrevista a uma psicóloga. Os dados foram tratados através da articulação das respostas das crianças à escala, com as respostas dos pais ao questionário e com os dados resultantes da entrevista. A investigação permitiu concluir que: a) Os níveis médios de auto-estima do grupo de crianças estudado é elevado, ou seja apresentam uma auto-estima positiva; b) As famílias analisadas enquadram-se em famílias de estruturação flexível e adoptam estilos educativos contratualistas e autoritativos; c) No quadro desta relação pais/filhos, a prática educativa dos pais contribuiu para a aquisição dos níveis de competência e de aceitação fundamentais para a aquisição de uma auto-estima positiva.
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