"Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cristiana Matilde Mocho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2844
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_1140faadd7dc5d711c1b9a309868de48
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEBhistórias para a infânciaconto tradicionaldesenvolvimento linguísticoconsciência lexicaldesempenho do contador/leitorchildren’s storiestraditional taleslanguage developmentlexical awarenesscounter/reader performanceMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, para além de sintetizar e refletir sobre o meu percurso ao longo da prática pedagógica, apresenta um trabalho de investigação de natureza qualitativa realizado durante esta prática. Foi um estudo efetuado com crianças dos contextos de creche, de jardim de infância e de 1.º CEB: a investigação considerou as características dos participantes, bem como o seu contexto de aprendizagem. O objetivo consistiu em investigar a influência do contacto das crianças com histórias para a infância num aspeto específico do seu desenvolvimento da linguagem oral e escrita – o alargamento do léxico. Para investigar esta influência, propiciou-se uma miríade de contactos com histórias para a infância às crianças (sobretudo contos tradicionais). As intervenções apresentaram uma estrutura comum – contação/leitura das histórias com a utilização de diversos recursos (fantoches, cenários, música…) e atividades de pós-contação/leitura. Os dados obtidos, através de grelhas de observação, notas de campo e análise dos registos das crianças, evidenciam um impacte positivo do contacto com histórias para a infância no desenvolvimento do léxico nas crianças de todos os grupos. Conclui-se, assim, que é importante desenvolver intervenções pedagógicas a partir da contação e/ou leituras de histórias para a infância, no quadro do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, no contexto da prática pedagógica.The following report appears within the scope of a Master’s degree in Preschool Education and 1st cycle of Primary School Education. In addition to the summary and reflexion of the pedagogical practice, it also includes its respective qualitative research data. This study was executed with children from nursery, kindergarten and primary school: the research considered the characteristics of the participants, as well as their learning context. The aim was to investigate the influence of children’s stories on a specific aspect of their oral and written development – the development of their lexicon. Pondering over this influence, we exposed children to multiple contacts with children’s stories (including traditional tales). The interventions were established through a common framework – storytelling/reading, making use of multiple resources (puppets, sceneries, music…), followed by post-reading activities. The data gathered through observation grids, field notes and the analysis of children’s records showed a positive impact when children were put in contact with children’s stories as well as the lexicon development in children in Preschool and Primary Education. Therefore, it is important to develop pedagogical interventions based on storytelling/reading children’s stories so as to develop the oral and written development, in the context of pedagogical practice.Rodrigues, PatríciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGonçalves, Cristiana Matilde Mocho2020-03-13T16:34:19Z2020-03-042020-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2844TID:202454401por202454401info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:44.946755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
title "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
spellingShingle "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
Gonçalves, Cristiana Matilde Mocho
histórias para a infância
conto tradicional
desenvolvimento linguístico
consciência lexical
desempenho do contador/leitor
children’s stories
traditional tales
language development
lexical awareness
counter/reader performance
title_short "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
title_full "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
title_fullStr "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
title_full_unstemmed "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
title_sort "Trouxeste uma história hoje?": O contributo das histórias para a infância no desenvolvimento da linguagem em contexto de Pré-Escolar e do 1º CEB
author Gonçalves, Cristiana Matilde Mocho
author_facet Gonçalves, Cristiana Matilde Mocho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Patrícia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cristiana Matilde Mocho
dc.subject.por.fl_str_mv histórias para a infância
conto tradicional
desenvolvimento linguístico
consciência lexical
desempenho do contador/leitor
children’s stories
traditional tales
language development
lexical awareness
counter/reader performance
topic histórias para a infância
conto tradicional
desenvolvimento linguístico
consciência lexical
desempenho do contador/leitor
children’s stories
traditional tales
language development
lexical awareness
counter/reader performance
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13T16:34:19Z
2020-03-04
2020-03-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2844
TID:202454401
url http://hdl.handle.net/10400.15/2844
identifier_str_mv TID:202454401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202454401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036953714688