Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2390 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial |
id |
RCAP_fedc30e06930be3242dbd1c06d75e38b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2390 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiaisConsciência lexicalNomeaçãoDefinição verbalTreino de consciência lexicalLexical awarenessNamingVerbal definitionLexical awareness trainingDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação EspecialO objetivo deste estudo de intervenção é analisar o impacto de um programa de desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares. Neste estudo participaram 21 crianças com idades compreendidas entre os três anos e os seis anos de idade, a frequentar um jardim-de-infância. Duas destas crianças tinham Necessidades Educativas Especiais. Os participantes foram avaliados em capacidade para fazer nomeação e definição verbal (Sim-Sim, 2006) no pré e pós-testes. Entre estes desenvolveu-se um programa de treino em consciência lexical, com oito sessões. Este programa continha exercícios relativos à forma fónica e ortográfica das palavras e seu significado, à categoria sintática, às propriedades de seleção categorial, às propriedades de seleção semântica, a reconhecer as unidades mínimas com significado e a conhecer as propriedades flexionais. Os resultados obtidos revelaram uma significativa diferença entre os momentos de teste, que se traduziam pela expansão do léxico, nomeadamente na aptidão para usar nomes e verbos para funções de definição verbal e de nomeação. Verificou-se ainda que, tal como no primeiro caso, também as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtiveram progressos impressivos. Conclui-se, assim, que é possível estimular alguns aspectos importantes do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares antes da iniciação formal à leitura e escrita. - Abstract The objective of this intervention study is to analyze the impact of a program of lexical development in preschool children. This study involved 21 children aged between three years and six years, attending kindergarten. Two of these children had special educational needs. Participants were pre-and post-tested on their ability to do the naming and verbal definition (Sim-Sim, 2006). A training program in lexical awareness consisting of eight sessions took place after the pre-test. This program contained exercises related to phonics and spelling of words and their meaning, syntactic category, the categorical properties of selection, the selection of semantic properties, to recognize the minimal units of meaning and knowing the inflectional properties. The results revealed a significant difference in expansion of the lexicon, ability to use nouns and verbs for functions of naming and verbal definition. The children with SEN, also obtained quite impressive resuelts. To conclude, it is possible to stimulate some important aspects of lexical development in preschool children before their formal initiation to reading and spelling.Rosa, JoãoRCIPLSantos, Madalena Pereira dos2013-03-27T15:44:08Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:09.595945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais |
title |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais Santos, Madalena Pereira dos Consciência lexical Nomeação Definição verbal Treino de consciência lexical Lexical awareness Naming Verbal definition Lexical awareness training |
title_short |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais |
title_full |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais |
title_sort |
Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais |
author |
Santos, Madalena Pereira dos |
author_facet |
Santos, Madalena Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Madalena Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência lexical Nomeação Definição verbal Treino de consciência lexical Lexical awareness Naming Verbal definition Lexical awareness training |
topic |
Consciência lexical Nomeação Definição verbal Treino de consciência lexical Lexical awareness Naming Verbal definition Lexical awareness training |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12 2012-12-01T00:00:00Z 2013-03-27T15:44:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/2390 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/2390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133376452493312 |