Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27879
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Informática
id RCAP_11554a361ba27661cb708fb6219e31f3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning37.018.43681.324371.26616.891.6Dissertação de mestrado em Engenharia InformáticaA avaliação é um momento determinante na elaboração de estratégias de sucesso da aprendizagem. Em ambientes presenciais o educador pode observar o comportamento dos seus alunos e determinar caminhos que facilitem a avaliação e não induzam o stress e as consequências negativas no resultado da aprendizagem. Nos ambientes de aprendizagem de e-Learning torna-se impossível o contacto direto e, como tal, terão de existir formas facilitadoras de detetar e prevenir as situações de stress nos momentos de avaliação. Urge portanto analisar o stress e determinar estratégias de resolução dos problemas que são causados por ele. Neste trabalho pretende-se desenvolver um módulo de análise de stress em momentos de avaliação em contextos de aprendizagem em linha que possa indicar ao educador os momentos mais propícios para intervir assim como os conteúdos que causam maiores dificuldades. Desta forma o educador poderá intervir de forma mais eficiente junto dos alunos que mais precisem.Evaluation is a key moment in the development of strategies for successful learning. In traditional environments the teacher can observe the behavior of their students and determine ways that facilitate evaluation and do not induce stress and negative consequences on learning outcomes, this is possible because there’s a physical presence. In an e-Learning environments it becomes impossible to promote de physical contact a there for there’s de need of tools that can help to detect a prevent stress situations in evaluation moments. It is therefore urgent to analyze the stress and determine strategies for solving the problems that are caused by it. This work aims to develop a stress analysis module for evaluation moments for e-Learning environments that indicate the educator the proper occasion for his intervention as well as the contents that cause difficulty to the students. In this way the teacher can intervene more effectively with students who need more.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projeto FCOMP-01-0124-FEDER-028980.FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE.Novais, PauloCarneiro, Davide RuaUniversidade do MinhoGonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27879por201196026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:11.757327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
title Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
spellingShingle Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
Gonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho
37.018.43
681.324
371.26
616.891.6
title_short Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
title_full Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
title_fullStr Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
title_full_unstemmed Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
title_sort Avaliação como momento de aprendizagem : análise de Stress num ambiente de e-Learning
author Gonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho
author_facet Gonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novais, Paulo
Carneiro, Davide Rua
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sérgio Manuel de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv 37.018.43
681.324
371.26
616.891.6
topic 37.018.43
681.324
371.26
616.891.6
description Dissertação de mestrado em Engenharia Informática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/27879
url http://hdl.handle.net/1822/27879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201196026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132422707609600