Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2403 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_1156d17c272a6be4464352b43ef8c350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2403 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básicomateriais manipuláveismatemáticaprática pedagógicamanipulatives materialsmathematicspedagogical practiceRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório apresenta duas partes principais. A primeira relativa à prática pedagógica no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda referente à questão de pesquisa que emergiu dessa prática. Assim, a primeira descreve aprendizagens decorrentes dos estágios em educação de infância, creche e jardim de infância, e em 1.º ciclo do ensino básico, em dois anos de escolaridade. A componente de investigação foca-se na utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1.º CEB, assumindo que educadores e professores têm como objetivo promover o raciocínio matemático e que o recurso a materiais manipuláveis pode ser um facilitador no desenvolvimento desse raciocínio e fomentar a aprendizagem e o gosto pela matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, na modalidade de estudo de caso, com enfoque na observação dos contextos e interação com os seus atores. Participam educadora e crianças de uma sala de jardim de infância e professora e alunos de uma sala de 1.º CEB. Os resultados evidenciam um desenvolvimento das aprendizagens no domínio da matemática, quando trabalhados de forma articulada com o material manipulável. O relatório finaliza com uma reflexão sobre todo o percurso de desenvolvimento.The following report is divided in two main parts. The first part relates to the pedagogical practice in the Master Degree in Pre-School Education and Primary Education and the second refers to the development of a research that emerged due to that practice. Thus, the first one describes apprenticeships obtained during internships in infant education, nursery and kindergarten, and in primary education in two years of schooling. The component of research focus on using manipulative materials as an enabler of the mathematical apprenticeship in kindergarten and primary school, which assumes that educators and teachers have a goal to promote the mathematical reasoning, and that the resource of manipulative materials could be an enabler of mathematical reasoning on infants, stimulating the apprenticeship of math and even developing a taste for it. The study follows a qualitative methodology, in the modality of case study, focusing on the observation of contexts and interaction with its actors. The participants are an educator and the children of a kindergarten class, a teacher and the pupils of an elementary school class. The results show the importance of the usage of manipulative materials specially as an aid in the resolution of mathematical tasks. The report concludes with an overview analysis of the development path.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFaustino, Mónica João Inácio Silva2019-01-08T18:52:54Z2018-12-122018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2403TID:202128954por202128954202128954info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:22Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:28.315829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico Faustino, Mónica João Inácio Silva materiais manipuláveis matemática prática pedagógica manipulatives materials mathematics pedagogical practice |
title_short |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Faustino, Mónica João Inácio Silva |
author_facet |
Faustino, Mónica João Inácio Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Neusa Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faustino, Mónica João Inácio Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
materiais manipuláveis matemática prática pedagógica manipulatives materials mathematics pedagogical practice |
topic |
materiais manipuláveis matemática prática pedagógica manipulatives materials mathematics pedagogical practice |
description |
Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12 2018-12-12T00:00:00Z 2019-01-08T18:52:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2403 TID:202128954 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2403 |
identifier_str_mv |
TID:202128954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202128954 202128954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137034414063616 |