Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Mónica João Inácio Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2403
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_1156d17c272a6be4464352b43ef8c350
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básicomateriais manipuláveismatemáticaprática pedagógicamanipulatives materialsmathematicspedagogical practiceRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório apresenta duas partes principais. A primeira relativa à prática pedagógica no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a segunda referente à questão de pesquisa que emergiu dessa prática. Assim, a primeira descreve aprendizagens decorrentes dos estágios em educação de infância, creche e jardim de infância, e em 1.º ciclo do ensino básico, em dois anos de escolaridade. A componente de investigação foca-se na utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1.º CEB, assumindo que educadores e professores têm como objetivo promover o raciocínio matemático e que o recurso a materiais manipuláveis pode ser um facilitador no desenvolvimento desse raciocínio e fomentar a aprendizagem e o gosto pela matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, na modalidade de estudo de caso, com enfoque na observação dos contextos e interação com os seus atores. Participam educadora e crianças de uma sala de jardim de infância e professora e alunos de uma sala de 1.º CEB. Os resultados evidenciam um desenvolvimento das aprendizagens no domínio da matemática, quando trabalhados de forma articulada com o material manipulável. O relatório finaliza com uma reflexão sobre todo o percurso de desenvolvimento.The following report is divided in two main parts. The first part relates to the pedagogical practice in the Master Degree in Pre-School Education and Primary Education and the second refers to the development of a research that emerged due to that practice. Thus, the first one describes apprenticeships obtained during internships in infant education, nursery and kindergarten, and in primary education in two years of schooling. The component of research focus on using manipulative materials as an enabler of the mathematical apprenticeship in kindergarten and primary school, which assumes that educators and teachers have a goal to promote the mathematical reasoning, and that the resource of manipulative materials could be an enabler of mathematical reasoning on infants, stimulating the apprenticeship of math and even developing a taste for it. The study follows a qualitative methodology, in the modality of case study, focusing on the observation of contexts and interaction with its actors. The participants are an educator and the children of a kindergarten class, a teacher and the pupils of an elementary school class. The results show the importance of the usage of manipulative materials specially as an aid in the resolution of mathematical tasks. The report concludes with an overview analysis of the development path.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFaustino, Mónica João Inácio Silva2019-01-08T18:52:54Z2018-12-122018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2403TID:202128954por202128954202128954info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:22Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:28.315829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Faustino, Mónica João Inácio Silva
materiais manipuláveis
matemática
prática pedagógica
manipulatives materials
mathematics
pedagogical practice
title_short Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Utilização do material manipulável como facilitador das aprendizagens matemáticas no Jardim de Infância e no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Faustino, Mónica João Inácio Silva
author_facet Faustino, Mónica João Inácio Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Mónica João Inácio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv materiais manipuláveis
matemática
prática pedagógica
manipulatives materials
mathematics
pedagogical practice
topic materiais manipuláveis
matemática
prática pedagógica
manipulatives materials
mathematics
pedagogical practice
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2018-12-12T00:00:00Z
2019-01-08T18:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2403
TID:202128954
url http://hdl.handle.net/10400.15/2403
identifier_str_mv TID:202128954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202128954
202128954
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137034414063616