Supervisão pedagógica : conceções, limitações e transgressões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1141 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1141 |
Resumo: | As mudanças alucinantes da sociedade e, por conseguinte, da escola enquanto organização, perspetivam-nos dúvidas, incertezas, ao mesmo tempo que se configuram como um desafio. São muitos os entraves, alguns impostos por nós próprios, à construção de um saber experimentado e reflexivo. Consideramos que esta reflexividade está subjacente ao conceito de supervisão, sendo essencial na supervisão entre pares, que adquiriu uma maior importância fruto da recente alteração do Estatuto da Carreira Docente. Partindo destas premissas, este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender as perceções dos docentes (participantes do estudo) relativamente à concetualização da área de saber da Supervisão Pedagógica, para além do seu campo de atuação. Por outras palavras, e tendo em conta a atual organização da instituição escola, procurou-se compreender de que modo o coordenador de departamento exerce as funções supervisivas que estão inerentes ao seu desempenho, preconizadas na legislação hodierna. A par da compreensão destas perceções, são igualmente identificadas limitações na supervisão pedagógica, subvertendo toda a estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Portanto, foi desenhado um estudo exploratório, pressupondo a seguinte intencionalidade: compreender e descrever limites e transgressões do ato supervivisivo, tendo em conta a perceção dos docentes, assim como as funções do supervisor pedagógico. |
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Supervisão pedagógica : conceções, limitações e transgressõesSupervisão pedagógicaAs mudanças alucinantes da sociedade e, por conseguinte, da escola enquanto organização, perspetivam-nos dúvidas, incertezas, ao mesmo tempo que se configuram como um desafio. São muitos os entraves, alguns impostos por nós próprios, à construção de um saber experimentado e reflexivo. Consideramos que esta reflexividade está subjacente ao conceito de supervisão, sendo essencial na supervisão entre pares, que adquiriu uma maior importância fruto da recente alteração do Estatuto da Carreira Docente. Partindo destas premissas, este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender as perceções dos docentes (participantes do estudo) relativamente à concetualização da área de saber da Supervisão Pedagógica, para além do seu campo de atuação. Por outras palavras, e tendo em conta a atual organização da instituição escola, procurou-se compreender de que modo o coordenador de departamento exerce as funções supervisivas que estão inerentes ao seu desempenho, preconizadas na legislação hodierna. A par da compreensão destas perceções, são igualmente identificadas limitações na supervisão pedagógica, subvertendo toda a estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Portanto, foi desenhado um estudo exploratório, pressupondo a seguinte intencionalidade: compreender e descrever limites e transgressões do ato supervivisivo, tendo em conta a perceção dos docentes, assim como as funções do supervisor pedagógico.The constantly changing society and, as a consequence, the constantly changing scholar system arise a whole lot of doubts and uncertainties, as well as a permanent defy. The construction of a reflexive and wise knowledge faces many obstacles, some of them built by us, some of them built by society itself. We consider that the moments of reflexion are connected to the idea of supervision, which is essential in the peer supervision, as it is been given a greater part in the so recent changes on the Statute of the Career. These concepts have been the departure point to the project we present. The principal aim of this project is to understand the teachers’ perceptions (at least, of those participating on the study) of the Pedagogical Supervision and of what it represents beyond its visible and practical side. If we consider the current organization of school as an institution, we had to understand on what way the Department Coordinator performs his functions of supervision, as they are presented on the specific legislation. Along with the main aim of this project as presented above, we also identify the limitations of pedagogical supervision, which may subvert the strategies of personal and professional development of teachers. In order to unveil those limitations, we elaborated an exploratory study that intended to understand and describe the limitations and the transgressions of the supervision function, always keeping in mind the teacher’s perceptions of it, as well as the educational supervisor’s functions.2013-01-17T12:06:19Z2013-05-20T14:05:36Z2012-09-01T00:00:00Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1141http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1141porPinto, Cristina Paula Garcia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.548015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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