Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11504 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, variante de Comunicação Estratégica |
id |
RCAP_116666f663e8a39bf90af2cfb1547b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicaçãoComunicação internaCultura organizacionalConsultor de comunicaçãoEntrevistasConsultoriasPortugalInternal communicationOrganizational cultureCommunication consultantInterviewConsultanciesPortugalDissertação de Mestrado em Comunicação Social, variante de Comunicação EstratégicaEsta dissertação pretende demonstrar a relação existente entre a Cultura Organizacional e a Comunicação Interna, na ótica do consultor de comunicação. Os conceitos teóricos acerca do tema que destacam-se no estudo são a Comunicação Interna e a Cultura Organizacional, além da teoria sistémica e do interacionismo simbólico. Contamos estender este campo teórico e relacioná-lo à prática do profissional de consultoria de comunicação. Foram entrevistados profissionais de comunicação de consultorias do mercado português pertencentes à Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM) que oferecem o serviço de comunicação interna em seus portfólios; profissionais de comunicação interna de empresas nacionais e multinacionais e acadêmicos do tema envolvidos com a realidade de consultoria e empresas. Faz-se a ligação entre as opiniões dos profissionais entrevistados e os principais conceitos estudados, tendo como foco as estratégias de comunicação interna, a partir do aprofundamento na cultura organizacional, e as dificuldades encontradas na realização deste trabalho. Sendo o consultor um agente externo à organização, que não partilha da sua cultura e que depende das informações que lhe são passadas para desenvolver seu trabalho, notamos que embora haja, por sua parte, a preocupação em aprofundar os conhecimentos e compreender a cultura da organização, nem sempre há disposição por parte da organização em investir recursos na contratação destes serviços. Constatamos que no mercado português a comunicação interna ainda é feita pelas próprias empresas, em seus departamentos.The purpose of this study was to explore the relationship between the organizational culture and internal communication from the perspective of the communication consultant professional. The conceptual and theoretical framework that supported our analysis is based on the concepts of internal communication and organizational culture, as well as in the systems theory and symbolic interactionism. Our aim was to extend the theoretical field and relate it to the practice of communication consulting professional. The methodological approach adopted was based on interviews to three main groups of communication professionals: media professionals selected from companies registered in the Portuguese Association for Business Council in Communication and Public Relations (APECOM) which offer the service of internal communication; internal communication professionals from national and multinational companies, and academic researchers related to the market of communication consulting services. The study links the professionals’ opinions to the main concepts focusing on internal communication strategies by deepening in the organizational culture. We also related the findings to the difficulties experienced during the research. This research shows that the communication consultant professional, as an external agent, does not share the organizational culture and depends on the information that is given to him by the members of the organization. Even if the communication consultant professional shows a deeper interest in knowing that culture, the companies are not willing to invest a several number of resources to hire the consultant services. The findings suggested that in the Portuguese market the internal communication is developed internally by the companies themselves rather than using consultancy services.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia PedroRepositório da Universidade de LisboaZulato, Giovana Flavia2016-09-11T00:30:08Z2015-09-112015-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11504TID:201510855porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:48.186784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação |
title |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação |
spellingShingle |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação Zulato, Giovana Flavia Comunicação interna Cultura organizacional Consultor de comunicação Entrevistas Consultorias Portugal Internal communication Organizational culture Communication consultant Interview Consultancies Portugal |
title_short |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação |
title_full |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação |
title_fullStr |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação |
title_full_unstemmed |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação |
title_sort |
Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação |
author |
Zulato, Giovana Flavia |
author_facet |
Zulato, Giovana Flavia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sebastião, Sónia Pedro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zulato, Giovana Flavia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Cultura organizacional Consultor de comunicação Entrevistas Consultorias Portugal Internal communication Organizational culture Communication consultant Interview Consultancies Portugal |
topic |
Comunicação interna Cultura organizacional Consultor de comunicação Entrevistas Consultorias Portugal Internal communication Organizational culture Communication consultant Interview Consultancies Portugal |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, variante de Comunicação Estratégica |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-11 2015-09-11T00:00:00Z 2016-09-11T00:30:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11504 TID:201510855 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11504 |
identifier_str_mv |
TID:201510855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131061414789120 |