Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zulato, Giovana Flavia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11504
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, variante de Comunicação Estratégica
id RCAP_116666f663e8a39bf90af2cfb1547b08
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicaçãoComunicação internaCultura organizacionalConsultor de comunicaçãoEntrevistasConsultoriasPortugalInternal communicationOrganizational cultureCommunication consultantInterviewConsultanciesPortugalDissertação de Mestrado em Comunicação Social, variante de Comunicação EstratégicaEsta dissertação pretende demonstrar a relação existente entre a Cultura Organizacional e a Comunicação Interna, na ótica do consultor de comunicação. Os conceitos teóricos acerca do tema que destacam-se no estudo são a Comunicação Interna e a Cultura Organizacional, além da teoria sistémica e do interacionismo simbólico. Contamos estender este campo teórico e relacioná-lo à prática do profissional de consultoria de comunicação. Foram entrevistados profissionais de comunicação de consultorias do mercado português pertencentes à Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM) que oferecem o serviço de comunicação interna em seus portfólios; profissionais de comunicação interna de empresas nacionais e multinacionais e acadêmicos do tema envolvidos com a realidade de consultoria e empresas. Faz-se a ligação entre as opiniões dos profissionais entrevistados e os principais conceitos estudados, tendo como foco as estratégias de comunicação interna, a partir do aprofundamento na cultura organizacional, e as dificuldades encontradas na realização deste trabalho. Sendo o consultor um agente externo à organização, que não partilha da sua cultura e que depende das informações que lhe são passadas para desenvolver seu trabalho, notamos que embora haja, por sua parte, a preocupação em aprofundar os conhecimentos e compreender a cultura da organização, nem sempre há disposição por parte da organização em investir recursos na contratação destes serviços. Constatamos que no mercado português a comunicação interna ainda é feita pelas próprias empresas, em seus departamentos.The purpose of this study was to explore the relationship between the organizational culture and internal communication from the perspective of the communication consultant professional. The conceptual and theoretical framework that supported our analysis is based on the concepts of internal communication and organizational culture, as well as in the systems theory and symbolic interactionism. Our aim was to extend the theoretical field and relate it to the practice of communication consulting professional. The methodological approach adopted was based on interviews to three main groups of communication professionals: media professionals selected from companies registered in the Portuguese Association for Business Council in Communication and Public Relations (APECOM) which offer the service of internal communication; internal communication professionals from national and multinational companies, and academic researchers related to the market of communication consulting services. The study links the professionals’ opinions to the main concepts focusing on internal communication strategies by deepening in the organizational culture. We also related the findings to the difficulties experienced during the research. This research shows that the communication consultant professional, as an external agent, does not share the organizational culture and depends on the information that is given to him by the members of the organization. Even if the communication consultant professional shows a deeper interest in knowing that culture, the companies are not willing to invest a several number of resources to hire the consultant services. The findings suggested that in the Portuguese market the internal communication is developed internally by the companies themselves rather than using consultancy services.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia PedroRepositório da Universidade de LisboaZulato, Giovana Flavia2016-09-11T00:30:08Z2015-09-112015-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11504TID:201510855porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:48.186784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
title Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
spellingShingle Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
Zulato, Giovana Flavia
Comunicação interna
Cultura organizacional
Consultor de comunicação
Entrevistas
Consultorias
Portugal
Internal communication
Organizational culture
Communication consultant
Interview
Consultancies
Portugal
title_short Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
title_full Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
title_fullStr Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
title_full_unstemmed Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
title_sort Cultura organizacional e comunicação interna, na ótica do consultor de comunicação
author Zulato, Giovana Flavia
author_facet Zulato, Giovana Flavia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sebastião, Sónia Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Zulato, Giovana Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Cultura organizacional
Consultor de comunicação
Entrevistas
Consultorias
Portugal
Internal communication
Organizational culture
Communication consultant
Interview
Consultancies
Portugal
topic Comunicação interna
Cultura organizacional
Consultor de comunicação
Entrevistas
Consultorias
Portugal
Internal communication
Organizational culture
Communication consultant
Interview
Consultancies
Portugal
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, variante de Comunicação Estratégica
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
2015-09-11T00:00:00Z
2016-09-11T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11504
TID:201510855
url http://hdl.handle.net/10400.5/11504
identifier_str_mv TID:201510855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131061414789120