A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contreiras, Gilson Francisco Diogo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8
Resumo: O presente estudo é fruto integrante de avaliação da pesquisa científica na formação dos docentes da Escola Superior Politécnica de Malanje, o mesmo aborda uma reflexão sobre importância da pesquisa científica no âmbito da formação dos docentes de uma forma geral, esta entendida como recurso metodológico nesse processo formativo enquanto permite contribuir por meio de experimentos metodológicos sobres a pesquisa científica para o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos docentes e como objetivos específicos: 1) descrever uma revisão teórica e conceitual sobre génese da ESPM; 2) elaborar o quadro teórico da pesquisa científica para a formação dos docentes da ESPM com base no processo de ensino aprendizagem. Nesta pesquisa de cunho documental foi baseada em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objectivos da pesquisa.
id RCAP_116ff2d40efa9151c45e5860b54527bf
oai_identifier_str oai:ojs2.riesa.mundis.pt:article/8
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMScientific research and its place in training for teachers at the Political technical School of Malanje: special subsidies in the teaching and learning processESPMPesquisa científicaCaracterísticas da pesquisa na Formação dos docentes da ESPMESPMCientific researchesO presente estudo é fruto integrante de avaliação da pesquisa científica na formação dos docentes da Escola Superior Politécnica de Malanje, o mesmo aborda uma reflexão sobre importância da pesquisa científica no âmbito da formação dos docentes de uma forma geral, esta entendida como recurso metodológico nesse processo formativo enquanto permite contribuir por meio de experimentos metodológicos sobres a pesquisa científica para o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos docentes e como objetivos específicos: 1) descrever uma revisão teórica e conceitual sobre génese da ESPM; 2) elaborar o quadro teórico da pesquisa científica para a formação dos docentes da ESPM com base no processo de ensino aprendizagem. Nesta pesquisa de cunho documental foi baseada em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objectivos da pesquisa.The present study is an integral result of the evaluation of scientific research in the training of teachers at the School Higher Political de Malanje, it addresses a reflection on the importance of scientific research in the context of teacher training in general, understood as a methodologicalresource in this process formative while allowing to contribute through methodological experiments on scientific research for the affective - cognitive development of teachers and as specific objectives: 1) to describe a theoretical and conceptual review of the genesis of ESPM; 2) to elaborate the theoretical framework of scientific research for the training of ESPM teachers based on the teaching-learning process. This documentary research was based on materials that have not yet received an analytical treatment or that can be reworked according to the research objectives.MUNDIS2020-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente; Vol. 3 N.º 4 (2020): 9.ª Edição | RIESA; 13-292184-4569reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8/11Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessContreiras, Gilson Francisco Diogo2023-04-23T10:02:09Zoai:ojs2.riesa.mundis.pt:article/8Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:12.319573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Scientific research and its place in training for teachers at the Political technical School of Malanje: special subsidies in the teaching and learning process
title A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Contreiras, Gilson Francisco Diogo
ESPM
Pesquisa científica
Características da pesquisa na Formação dos docentes da ESPM
ESPM
Cientific researches
title_short A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Contreiras, Gilson Francisco Diogo
author_facet Contreiras, Gilson Francisco Diogo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contreiras, Gilson Francisco Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv ESPM
Pesquisa científica
Características da pesquisa na Formação dos docentes da ESPM
ESPM
Cientific researches
topic ESPM
Pesquisa científica
Características da pesquisa na Formação dos docentes da ESPM
ESPM
Cientific researches
description O presente estudo é fruto integrante de avaliação da pesquisa científica na formação dos docentes da Escola Superior Politécnica de Malanje, o mesmo aborda uma reflexão sobre importância da pesquisa científica no âmbito da formação dos docentes de uma forma geral, esta entendida como recurso metodológico nesse processo formativo enquanto permite contribuir por meio de experimentos metodológicos sobres a pesquisa científica para o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos docentes e como objetivos específicos: 1) descrever uma revisão teórica e conceitual sobre génese da ESPM; 2) elaborar o quadro teórico da pesquisa científica para a formação dos docentes da ESPM com base no processo de ensino aprendizagem. Nesta pesquisa de cunho documental foi baseada em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objectivos da pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8
url https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8
https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8/11
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente; Vol. 3 N.º 4 (2020): 9.ª Edição | RIESA; 13-29
2184-4569
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131582032773120