A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8 |
Resumo: | O presente estudo é fruto integrante de avaliação da pesquisa científica na formação dos docentes da Escola Superior Politécnica de Malanje, o mesmo aborda uma reflexão sobre importância da pesquisa científica no âmbito da formação dos docentes de uma forma geral, esta entendida como recurso metodológico nesse processo formativo enquanto permite contribuir por meio de experimentos metodológicos sobres a pesquisa científica para o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos docentes e como objetivos específicos: 1) descrever uma revisão teórica e conceitual sobre génese da ESPM; 2) elaborar o quadro teórico da pesquisa científica para a formação dos docentes da ESPM com base no processo de ensino aprendizagem. Nesta pesquisa de cunho documental foi baseada em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objectivos da pesquisa. |
id |
RCAP_116ff2d40efa9151c45e5860b54527bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.riesa.mundis.pt:article/8 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMScientific research and its place in training for teachers at the Political technical School of Malanje: special subsidies in the teaching and learning processESPMPesquisa científicaCaracterísticas da pesquisa na Formação dos docentes da ESPMESPMCientific researchesO presente estudo é fruto integrante de avaliação da pesquisa científica na formação dos docentes da Escola Superior Politécnica de Malanje, o mesmo aborda uma reflexão sobre importância da pesquisa científica no âmbito da formação dos docentes de uma forma geral, esta entendida como recurso metodológico nesse processo formativo enquanto permite contribuir por meio de experimentos metodológicos sobres a pesquisa científica para o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos docentes e como objetivos específicos: 1) descrever uma revisão teórica e conceitual sobre génese da ESPM; 2) elaborar o quadro teórico da pesquisa científica para a formação dos docentes da ESPM com base no processo de ensino aprendizagem. Nesta pesquisa de cunho documental foi baseada em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objectivos da pesquisa.The present study is an integral result of the evaluation of scientific research in the training of teachers at the School Higher Political de Malanje, it addresses a reflection on the importance of scientific research in the context of teacher training in general, understood as a methodologicalresource in this process formative while allowing to contribute through methodological experiments on scientific research for the affective - cognitive development of teachers and as specific objectives: 1) to describe a theoretical and conceptual review of the genesis of ESPM; 2) to elaborate the theoretical framework of scientific research for the training of ESPM teachers based on the teaching-learning process. This documentary research was based on materials that have not yet received an analytical treatment or that can be reworked according to the research objectives.MUNDIS2020-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente; Vol. 3 N.º 4 (2020): 9.ª Edição | RIESA; 13-292184-4569reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8/11Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccessContreiras, Gilson Francisco Diogo2023-04-23T10:02:09Zoai:ojs2.riesa.mundis.pt:article/8Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:12.319573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Scientific research and its place in training for teachers at the Political technical School of Malanje: special subsidies in the teaching and learning process |
title |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Contreiras, Gilson Francisco Diogo ESPM Pesquisa científica Características da pesquisa na Formação dos docentes da ESPM ESPM Cientific researches |
title_short |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
A PESQUISA CIENTÍFICA E O SEU LUGAR NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DE MALANJE: SUBSÍDIOS PONTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Contreiras, Gilson Francisco Diogo |
author_facet |
Contreiras, Gilson Francisco Diogo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contreiras, Gilson Francisco Diogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESPM Pesquisa científica Características da pesquisa na Formação dos docentes da ESPM ESPM Cientific researches |
topic |
ESPM Pesquisa científica Características da pesquisa na Formação dos docentes da ESPM ESPM Cientific researches |
description |
O presente estudo é fruto integrante de avaliação da pesquisa científica na formação dos docentes da Escola Superior Politécnica de Malanje, o mesmo aborda uma reflexão sobre importância da pesquisa científica no âmbito da formação dos docentes de uma forma geral, esta entendida como recurso metodológico nesse processo formativo enquanto permite contribuir por meio de experimentos metodológicos sobres a pesquisa científica para o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos docentes e como objetivos específicos: 1) descrever uma revisão teórica e conceitual sobre génese da ESPM; 2) elaborar o quadro teórico da pesquisa científica para a formação dos docentes da ESPM com base no processo de ensino aprendizagem. Nesta pesquisa de cunho documental foi baseada em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objectivos da pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8 |
url |
https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8 https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/8/11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
RIESA | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente; Vol. 3 N.º 4 (2020): 9.ª Edição | RIESA; 13-29 2184-4569 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131582032773120 |