A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirgado, Ana Paula Monteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2284
Resumo: Foi nossa intenção, ao longo deste trabalho, refletir acerca da prática pedagógica, no que diz respeito aos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, os quais proporcionaram diversas aprendizagens em contexto de Creche e de Jardim de infância. O projeto de investigação versou sobre a relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem. Para tal, recorremos a uma reflexão acerca da prática em contexto de Creche e de Jardim de infância, que nos forneceu pistas e dados para a pesquisa, sobretudo com a análise de um projeto que resultou na compilação de estórias elaboradas por um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos. Os dados obtidos através desta investigação permitiram constatar que as estórias produzidas por crianças em idade pré-escolar podem promover o desenvolvimento da linguagem.
id RCAP_1171717284e2712f5b91d7fc3a7c7536
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagemcrecheeducação pré-escolarestóriasdesenvolvimento da linguagemjardim de infânciacrèchepre-school educationstorieskindergartenlanguage developmentFoi nossa intenção, ao longo deste trabalho, refletir acerca da prática pedagógica, no que diz respeito aos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, os quais proporcionaram diversas aprendizagens em contexto de Creche e de Jardim de infância. O projeto de investigação versou sobre a relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem. Para tal, recorremos a uma reflexão acerca da prática em contexto de Creche e de Jardim de infância, que nos forneceu pistas e dados para a pesquisa, sobretudo com a análise de um projeto que resultou na compilação de estórias elaboradas por um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos. Os dados obtidos através desta investigação permitiram constatar que as estórias produzidas por crianças em idade pré-escolar podem promover o desenvolvimento da linguagem.Our aim, throughout this work, was to reflect on the pedagogical practice, with respect to the curricular stages undertaken within the Master's Degree in Pre-School Education, which provided various learning moments in the context of Crèche and Kindergarten. The research project focused on the relationship between the production of stories by pre-school children and the development of language. To accomplish this, we used a reflection about the practice in the context of crèche and kindergarten, which provided us with clues and data for the research, especially with the analysis of a project which resulted in the compilation of stories elaborated by a group of children between 4 and 6 years old. The data obtained through this research showed that the stories produced by preschool children can promote the development of language.Rodrigues, PatriciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSirgado, Ana Paula Monteiro2018-07-09T11:13:09Z2018-06-042018-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2284TID:201946572porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:23.212583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
title A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
spellingShingle A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
Sirgado, Ana Paula Monteiro
creche
educação pré-escolar
estórias
desenvolvimento da linguagem
jardim de infância
crèche
pre-school education
stories
kindergarten
language development
title_short A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
title_full A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
title_fullStr A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
title_full_unstemmed A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
title_sort A relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem
author Sirgado, Ana Paula Monteiro
author_facet Sirgado, Ana Paula Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Patricia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirgado, Ana Paula Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv creche
educação pré-escolar
estórias
desenvolvimento da linguagem
jardim de infância
crèche
pre-school education
stories
kindergarten
language development
topic creche
educação pré-escolar
estórias
desenvolvimento da linguagem
jardim de infância
crèche
pre-school education
stories
kindergarten
language development
description Foi nossa intenção, ao longo deste trabalho, refletir acerca da prática pedagógica, no que diz respeito aos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, os quais proporcionaram diversas aprendizagens em contexto de Creche e de Jardim de infância. O projeto de investigação versou sobre a relação entre a produção de estórias por crianças em idade pré-escolar e o desenvolvimento da linguagem. Para tal, recorremos a uma reflexão acerca da prática em contexto de Creche e de Jardim de infância, que nos forneceu pistas e dados para a pesquisa, sobretudo com a análise de um projeto que resultou na compilação de estórias elaboradas por um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos. Os dados obtidos através desta investigação permitiram constatar que as estórias produzidas por crianças em idade pré-escolar podem promover o desenvolvimento da linguagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09T11:13:09Z
2018-06-04
2018-06-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2284
TID:201946572
url http://hdl.handle.net/10400.15/2284
identifier_str_mv TID:201946572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137033534308352