A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damião, Cácia Alexandra Pote
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1688
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-Escolar
id RCAP_aa42ac32c4ec61245168354bb0d9abda
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolarcrecheestratégias de leiturahistóriasjardim de infânciaPortuguêsnursery schoolreading strategiesstorieskindergartenPortugueseRelatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no decorrer da minha prática profissional supervisionada nas duas valências da educação pré-escolar: creche e jardim de infância e foca A Potencialidade das Histórias como Elemento Promotor do Desenvolvimento do Conhecimento Implícito em Crianças em Idade Pré-Escolar. O tema surgiu no decorrer da minha prática profissional em contexto de creche e jardim de infância, porque verifiquei que poderia aproveitar o facto de todos os dias ler uma história para otimizar as aprendizagens das crianças. As atividades orientadas que necessitava de desenvolver para atingir os objetivos a que me propunha, acabavam por resultar do tema que era abordado na história. Embora tenha realizado várias atividades acerca das diversas áreas do conhecimento, direcionei-as mais para a área do português, na qual pude trabalhar vários conceitos de forma implícita, ou seja, sem que as crianças se apercebessem que estavam a aprender temas importantes para o futuro dos seus percursos. Para fundamentar a minha questão de “aprofundamento” realizei uma pesquisa documental que me deu a possibilidade de investigar as técnicas e estratégias para contar uma história. Esta investigação permitiu-me compreender a importância dos vários momentos em que se conta uma história: preparação, narração e pós-contar.This report is part of the internship developed in two areas of pre-school education: day care and kindergarten - focusing on “The Potential of Stories as Implicit Knowledge Development Promoters in Children in Preschool Age”. The issue arose during the course of my internship in day care and kindergarten, as I noticed that I could take advantage of the fact that I read a story every day, so as to further develop the learning of the children. All activities needed to develop to achieve the goals that I had planned were always addressed in the story. Although I had conducted several activities on the various areas of knowledge, I directed them more towards the area of Portuguese language, in which I could implicitly work several concepts meaning that children would not realize that they were learning important subjects for their future roles. To support my point of "deepening" I made a documentary research that provided me me with the opportunity to investigate the techniques and strategies used to tell a story. This research allowed me to further understand the importance of the various stages when telling a story: preparation, narration and post count.Teixeira, MadalenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémDamião, Cácia Alexandra Pote2017-02-28T23:24:13Z2016-12-072016-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1688TID:201550326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:42Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:55.187149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
title A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
spellingShingle A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
Damião, Cácia Alexandra Pote
creche
estratégias de leitura
histórias
jardim de infância
Português
nursery school
reading strategies
stories
kindergarten
Portuguese
title_short A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
title_full A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
title_fullStr A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
title_full_unstemmed A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
title_sort A potencialidade das histórias como elemento promotor do desenvolvimento do conhecimento implícito em crianças em Idade pré-escolar
author Damião, Cácia Alexandra Pote
author_facet Damião, Cácia Alexandra Pote
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Damião, Cácia Alexandra Pote
dc.subject.por.fl_str_mv creche
estratégias de leitura
histórias
jardim de infância
Português
nursery school
reading strategies
stories
kindergarten
Portuguese
topic creche
estratégias de leitura
histórias
jardim de infância
Português
nursery school
reading strategies
stories
kindergarten
Portuguese
description Relatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Educação Pré-Escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07
2016-12-07T00:00:00Z
2017-02-28T23:24:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1688
TID:201550326
url http://hdl.handle.net/10400.15/1688
identifier_str_mv TID:201550326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029054791680