Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Andreia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1511
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolar
id RCAP_7f136a63c5a9063e4ee2f83578a0e6b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler históriascontarcrecheestratégiashistóriasjardim-de-infânciatellingnursery schoolstrategiesstorieskindergartenRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolarO relatório que aqui se apresenta pretende descrever e refletir sobre o processo de construção de conhecimentos durante o mestrado, em particular nos estágios que ocorreram, dando assim a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Também se apresenta o tema de pesquisa desenvolvido, que emergiu da frequência do estágio em Creche e foi transversal ao Jardim de infância, a saber: contar histórias em contexto de infância – técnicas narrativas. Na primeira parte do relatório irá constar a informação relativa aos estágios. O primeiro ocorreu em Creche, de 22 de outubro de 2013 e 17 de janeiro de 2014, com um grupo de crianças com dois anos de idade; já o estágio em Jardim de infância decorreu de 11 de março a 30 de maio de 2014, com um grupo na faixa etária dos 3/4 anos de idade. Nesta primeira parte são caraterizados os locais de estágios, bem como os grupos e o trabalho desenvolvido. É também apresentada uma reflexão sobre a intervenção nos estágios. A segunda parte é dedicada à questão de pesquisa, que se baseou na pesquisa documental de estratégias para ser bem sucedida no momento de contar ou ler histórias. Na terceira parte é feita uma reflexão sobre o meu desempenho em estágio, relativamente a temática da questão que sustenta este relatório. Por fim, encontra-se uma reflexão final sobre o meu percurso durante o Mestrado.This report intendes to describe and reflect on the process of knowledge construction during the Masters degree, particularly on the internships attended, thus showing the work developed during the Master in Pre-School Education. It also presents the research developed, which emerged from attending an internship in Nursery School, namely: storytelling in childhood contexts – narration techniques. The first part of the report contains the information on the internships: the first one took place in Nursery School, from October 22, 2013 to January 17, 2014, with a group of children of two years old; the second internship occured in Kindergarten, from March 11 to May 30, 2014, with a group between the ages of 3-4 years old. In this first part we characterize the institutions where the internships took place as well as the intervention groups, and the work developed; it is also presented a discussion on our intervention in these internships. The second part is dedicated to the research done, which was based on literature review regarding strategies to be successful in the moment of telling or reading stories. The third part report is reflection on my performance on internship, for the thematic issue that underpins this report. Finally, there is a global reflection on my path during the Masters.Santos, Maria LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlmeida, Andreia2016-06-13T20:50:00Z2016-04-132016-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1511TID:201136406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.104124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
title Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
spellingShingle Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
Almeida, Andreia
contar
creche
estratégias
histórias
jardim-de-infância
telling
nursery school
strategies
stories
kindergarten
title_short Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
title_full Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
title_fullStr Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
title_full_unstemmed Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
title_sort Estratégias e técnicas para ter sucesso no contar ou ler histórias
author Almeida, Andreia
author_facet Almeida, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv contar
creche
estratégias
histórias
jardim-de-infância
telling
nursery school
strategies
stories
kindergarten
topic contar
creche
estratégias
histórias
jardim-de-infância
telling
nursery school
strategies
stories
kindergarten
description Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13T20:50:00Z
2016-04-13
2016-04-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1511
TID:201136406
url http://hdl.handle.net/10400.15/1511
identifier_str_mv TID:201136406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028291428352