As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Arminda Maria Carvalho de Oliveira Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/99
Resumo: O presente estudo incide sobre a análise dos hábitos de leitura, da frequência e utilização da Biblioteca Escolar e a opinião dos alunos sobre o impacto desta na Escola. O papel da BE é relevante, pois ela deve fomentar a articulação curricular, num contexto de mudança. Na minha opinião o objectivo primordial da Biblioteca Escolar é motivar para a leitura, conquistando novos leitores. Nesse sentido, deve promover o sucesso educativo e dessa forma tem de articular com os conteúdos curriculares. Ela é um pólo de ligação entre docentes, discentes e currículos escolares, construindo conjuntamente actividades com sentido, quer para uns quer para outros. Daí a sua importância fulcral para a preparação dos nossos jovens num mundo em constante mutação. Foi analisada a importância da Biblioteca Escolar nesse contexto, pois ela é um recurso imprescindível para a promoção do sucesso educativo, preparando os alunos e articulando as suas actividades com os projectos e orientações curriculares existentes na escola. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados, para além da entrevista, o questionário. Pretendeu-se, a partir de um contexto e situação concretos, fazer um levantamento das preferências literárias dos alunos, das suas sugestões para a Biblioteca e dos principais problemas detectados para procurar soluções, orientadoras de práticas futuras. Queremos, sobretudo, fundamentar e apresentar propostas que envolvam a Biblioteca Escolar como parceira imprescindível no intuito de se promover uma escola de sucesso, dotada, no imediato, de modos de intervir convencionalmente orientados para a preparação dos alunos no âmbito da aquisição de conhecimentos curriculares assim como para a formação de cidadãos responsáveis e interventivos. ABSTRACT This study focuses on the analysis of reading habits, the frequency and use of school library and students' opinions about the impact of the School. The role of the School Library is relevant, because it promotes the joint curriculum in a context of change. In my opinion, the prime aim of the school library is to stimulate the interest of the reading in order to gain new readers. In this sense, should promote educational success and therefore has to combine with the curriculum. It is a hub connecting teachers, students and school curricula, building joint activities with regard either to or for each other. Hence its central importance for the preparation of our youth in a changing world. We analyzed the importance of the School Library in this context because it is an invaluable resource for the promotion of educational success, preparing students and coordinating its activities with the projects and existing school curriculum guidelines. We used as instruments of data collection, in addition to the survey interview. It was intended, from a specific context and situation, surveying the literary preferences of students, their suggestions to the Library and of the main problems detected to seek solutions for guiding future practice. In this work, we started to reflect on the reality of school and established there the need for educational success, mobilizing for that, all possible resources to such success takes effect. This paper aims, above all, support and proposals involving the School Library as a vital partner in order to promote a successful school, which has, in immediate ways to intervene conventionally geared to preparing students in the acquisition of knowledge curriculum as well as the formation of responsible citizens and interventional.
id RCAP_b102e55397255db1edea41d9bf48c90f
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/99
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.Biblioteca escolarLeitorCurrículoCucesso educativoTMEBO presente estudo incide sobre a análise dos hábitos de leitura, da frequência e utilização da Biblioteca Escolar e a opinião dos alunos sobre o impacto desta na Escola. O papel da BE é relevante, pois ela deve fomentar a articulação curricular, num contexto de mudança. Na minha opinião o objectivo primordial da Biblioteca Escolar é motivar para a leitura, conquistando novos leitores. Nesse sentido, deve promover o sucesso educativo e dessa forma tem de articular com os conteúdos curriculares. Ela é um pólo de ligação entre docentes, discentes e currículos escolares, construindo conjuntamente actividades com sentido, quer para uns quer para outros. Daí a sua importância fulcral para a preparação dos nossos jovens num mundo em constante mutação. Foi analisada a importância da Biblioteca Escolar nesse contexto, pois ela é um recurso imprescindível para a promoção do sucesso educativo, preparando os alunos e articulando as suas actividades com os projectos e orientações curriculares existentes na escola. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados, para além da entrevista, o questionário. Pretendeu-se, a partir de um contexto e situação concretos, fazer um levantamento das preferências literárias dos alunos, das suas sugestões para a Biblioteca e dos principais problemas detectados para procurar soluções, orientadoras de práticas futuras. Queremos, sobretudo, fundamentar e apresentar propostas que envolvam a Biblioteca Escolar como parceira imprescindível no intuito de se promover uma escola de sucesso, dotada, no imediato, de modos de intervir convencionalmente orientados para a preparação dos alunos no âmbito da aquisição de conhecimentos curriculares assim como para a formação de cidadãos responsáveis e interventivos. ABSTRACT This study focuses on the analysis of reading habits, the frequency and use of school library and students' opinions about the impact of the School. The role of the School Library is relevant, because it promotes the joint curriculum in a context of change. In my opinion, the prime aim of the school library is to stimulate the interest of the reading in order to gain new readers. In this sense, should promote educational success and therefore has to combine with the curriculum. It is a hub connecting teachers, students and school curricula, building joint activities with regard either to or for each other. Hence its central importance for the preparation of our youth in a changing world. We analyzed the importance of the School Library in this context because it is an invaluable resource for the promotion of educational success, preparing students and coordinating its activities with the projects and existing school curriculum guidelines. We used as instruments of data collection, in addition to the survey interview. It was intended, from a specific context and situation, surveying the literary preferences of students, their suggestions to the Library and of the main problems detected to seek solutions for guiding future practice. In this work, we started to reflect on the reality of school and established there the need for educational success, mobilizing for that, all possible resources to such success takes effect. This paper aims, above all, support and proposals involving the School Library as a vital partner in order to promote a successful school, which has, in immediate ways to intervene conventionally geared to preparing students in the acquisition of knowledge curriculum as well as the formation of responsible citizens and interventional.2013-02-14T12:08:34Z2013-08-14T17:59:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/99porCota: TMEB 17Lemos, Arminda Maria Carvalho de Oliveira Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
title As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
spellingShingle As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
Lemos, Arminda Maria Carvalho de Oliveira Martins
Biblioteca escolar
Leitor
Currículo
Cucesso educativo
TMEB
title_short As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
title_full As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
title_fullStr As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
title_full_unstemmed As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
title_sort As bibliotecas escolares: interesse dos utilizadores e importância no desenvolvimento curricular.
author Lemos, Arminda Maria Carvalho de Oliveira Martins
author_facet Lemos, Arminda Maria Carvalho de Oliveira Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Arminda Maria Carvalho de Oliveira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitor
Currículo
Cucesso educativo
TMEB
topic Biblioteca escolar
Leitor
Currículo
Cucesso educativo
TMEB
description O presente estudo incide sobre a análise dos hábitos de leitura, da frequência e utilização da Biblioteca Escolar e a opinião dos alunos sobre o impacto desta na Escola. O papel da BE é relevante, pois ela deve fomentar a articulação curricular, num contexto de mudança. Na minha opinião o objectivo primordial da Biblioteca Escolar é motivar para a leitura, conquistando novos leitores. Nesse sentido, deve promover o sucesso educativo e dessa forma tem de articular com os conteúdos curriculares. Ela é um pólo de ligação entre docentes, discentes e currículos escolares, construindo conjuntamente actividades com sentido, quer para uns quer para outros. Daí a sua importância fulcral para a preparação dos nossos jovens num mundo em constante mutação. Foi analisada a importância da Biblioteca Escolar nesse contexto, pois ela é um recurso imprescindível para a promoção do sucesso educativo, preparando os alunos e articulando as suas actividades com os projectos e orientações curriculares existentes na escola. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados, para além da entrevista, o questionário. Pretendeu-se, a partir de um contexto e situação concretos, fazer um levantamento das preferências literárias dos alunos, das suas sugestões para a Biblioteca e dos principais problemas detectados para procurar soluções, orientadoras de práticas futuras. Queremos, sobretudo, fundamentar e apresentar propostas que envolvam a Biblioteca Escolar como parceira imprescindível no intuito de se promover uma escola de sucesso, dotada, no imediato, de modos de intervir convencionalmente orientados para a preparação dos alunos no âmbito da aquisição de conhecimentos curriculares assim como para a formação de cidadãos responsáveis e interventivos. ABSTRACT This study focuses on the analysis of reading habits, the frequency and use of school library and students' opinions about the impact of the School. The role of the School Library is relevant, because it promotes the joint curriculum in a context of change. In my opinion, the prime aim of the school library is to stimulate the interest of the reading in order to gain new readers. In this sense, should promote educational success and therefore has to combine with the curriculum. It is a hub connecting teachers, students and school curricula, building joint activities with regard either to or for each other. Hence its central importance for the preparation of our youth in a changing world. We analyzed the importance of the School Library in this context because it is an invaluable resource for the promotion of educational success, preparing students and coordinating its activities with the projects and existing school curriculum guidelines. We used as instruments of data collection, in addition to the survey interview. It was intended, from a specific context and situation, surveying the literary preferences of students, their suggestions to the Library and of the main problems detected to seek solutions for guiding future practice. In this work, we started to reflect on the reality of school and established there the need for educational success, mobilizing for that, all possible resources to such success takes effect. This paper aims, above all, support and proposals involving the School Library as a vital partner in order to promote a successful school, which has, in immediate ways to intervene conventionally geared to preparing students in the acquisition of knowledge curriculum as well as the formation of responsible citizens and interventional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-14T12:08:34Z
2013-08-14T17:59:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/99
url http://hdl.handle.net/11328/99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545734041600