Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/36023
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_119fb7d678987573345d7512f4a058d2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias371.68372.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Perante a realidade social e as mudanças que se verificam atualmente, no campo dos novos paradigmas educativos, os Educadores não podem descurar a importância dos novos recursos educativos tecnológicos que existem e já fazem parte do contexto social e familiar. Devem, por isso, aceitar os novos desafios colocados por essas tecnologias. Na procura de respostas válidas e credíveis para o uso de recursos digitais no jardim-deinfância, implementámos o projeto de investigação “Narrativas Digitais”, onde procurámos demonstrar que os novos recursos educativos digitais são uma ferramenta tecnológica muito útil no desenvolvimento de multiliteracias em contexto de Jardim-de- Infância. Mudar práticas pedagógicas, no sentido de criar e dinamizar atividades que desenvolvam o gosto por aprender nas crianças em idade pré-escolar, foi o propósito deste estudo, implementado numa sala do Jardim-de-Infância, com crianças de 5 anos, no ano letivo 2013-2014. Procuramos com o estudo observar, através da criação de histórias utilizando meios digitais, como esses meios podem ajudar a construção do saber nas crianças e alunos de hoje. Para responder à questão principal da investigação “A utilização dos recursos digitais no Jardim-de-Infância, nomeadamente a criação de narrativas digitais, promove o desenvolvimento de multiliteracias, em crianças do Pré-Escolar?” desenvolvemos um estudo de caso. A recolha de dados foi feita através de observação participante, entrevistas, comentários das partilhas e publicações no blogue. Para a análise desses dados recorremos à análise de conteúdo. Foi possível concluir que houve mudanças significativas nas práticas pedagógicas, com reflexos no desenvolvimento dos contextos educacionais, numa articulação entre escola - família e outros parceiros sociais. Verificamos ainda que, neste contexto, os meios digitais desempenharam um papel importante na construção do conhecimento por parte das crianças, particularmente no que se refere a literacia múltiplas.Through social reality and the changes that are currently being verified in the field of new educational paradigms, educators cannot ignore the importance of new technological and educational resources that are already part of the family and social context. Therefore, they must accept new challenges posed by these technologies. In order to search for valid and reliable answers for using digital resources in a nursery, a research project called "Digital Narratives" was implemented, which seeks to demonstrate that new digital learning resources are a very useful technological tool in the development of multiliteracies within the context of a nursery. The purpose of this study was to change pedagogical practices in order to create and develop activities which encourage a love of learning for pre-school aged children. This was implemented in a nursery room of 5 year old children, in the 2013-2014 academic year. With this study and by creating stories using digital media, we try to observe how these can help the construction of knowledge in today’s children and students. To answer the main research question, "Does the use of digital resources in a nursery, namely the creation of digital storytelling, promote the development of multiliteracies for children in pre-school?” we developed a case study. Data was collected through participant observation, interviews, shared reviews and blog posts. To analyse this data we looked at analysing the content. It was possible to conclude that there were significant changes in pedagogical practices. This was reflected in the development of educational contexts, articulated between school - family and other social means. We have also noticed that, within this context, digital media played an important role in the construction of knowledge for children, in particular, regarding multiple literacy.Ramos, AltinaUniversidade do MinhoTeixeira, Senhorinha das Dores de Sousa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36023por201513030info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:31.676360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
title Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
spellingShingle Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa
371.68
372.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
title_full Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
title_fullStr Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
title_full_unstemmed Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
title_sort Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
author Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa
author_facet Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Altina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
372.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 371.68
372.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/36023
url http://hdl.handle.net/1822/36023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132195350118400