Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marta Alexandra Amorim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2437
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e posteriormente em Creche. O trabalho foi elaborado durante os anos letivos de 2015-2017 e procura evidenciar como os educadores de infância percecionam a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais nas suas salas. Ao longo do relatório será feita uma abordagem aos princípios subjacentes à inclusão, bem como à evolução do termo Necessidades Educativas Especiais, ao papel do educador de infância, sem esquecer o apoio que a legislação portuguesa estabelece neste âmbito. Através da combinação de uma metodologia mista tentaremos “compreender, com (…) detalhe, o que é que [educadores], diretores e estudantes pensam” (Bogdan & Biklen, 1994), partindo de um enfoque conceptual de carácter qualitativo, e através de uma metodologia orientada para resultados quantitativos, fazer uma análise estatística dos resultados ao questionário aplicado a uma amostra de educadores
id RCAP_11a24d5610c932817275f9a2c5d1ecc8
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolarEducação pré-escolarNecessidades educativasInclusãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e posteriormente em Creche. O trabalho foi elaborado durante os anos letivos de 2015-2017 e procura evidenciar como os educadores de infância percecionam a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais nas suas salas. Ao longo do relatório será feita uma abordagem aos princípios subjacentes à inclusão, bem como à evolução do termo Necessidades Educativas Especiais, ao papel do educador de infância, sem esquecer o apoio que a legislação portuguesa estabelece neste âmbito. Através da combinação de uma metodologia mista tentaremos “compreender, com (…) detalhe, o que é que [educadores], diretores e estudantes pensam” (Bogdan & Biklen, 1994), partindo de um enfoque conceptual de carácter qualitativo, e através de uma metodologia orientada para resultados quantitativos, fazer uma análise estatística dos resultados ao questionário aplicado a uma amostra de educadoresThis report was prepared within the curricular unit of supervised teaching practice in Preschool education and later in Daycare. The work was elaborated during the academic years of 2015-2017 and seeks to show how childhood educators perceive the inclusion of children with special educational needs in their classrooms. Throughout the report, an approach will be taken to the principles underlying inclusion, as well as the evolution of the term Special Educational Needs and to the role of the childhood educator, without forgetting the support that the Portuguese legislation establishes in this scope. By combining a mixed methodology we will try to "understand, with (...) detail, what it is that [educators], principals and students think" (Bogdan & Biklen, 1994), starting from a qualitative conceptual approach, and through a methodology oriented to quantitative results, will be made a statistical analysis of the results to the questionnaire applied to a sample of educators2020-03-30T00:00:00Z2017-03-30T00:00:00Z2017-03-302017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2437TID:201679744porSoares, Marta Alexandra Amoriminfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:05Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:14.765653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
title Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
spellingShingle Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
Soares, Marta Alexandra Amorim
Educação pré-escolar
Necessidades educativas
Inclusão
title_short Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
title_full Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
title_fullStr Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
title_sort Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
author Soares, Marta Alexandra Amorim
author_facet Soares, Marta Alexandra Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marta Alexandra Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Necessidades educativas
Inclusão
topic Educação pré-escolar
Necessidades educativas
Inclusão
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e posteriormente em Creche. O trabalho foi elaborado durante os anos letivos de 2015-2017 e procura evidenciar como os educadores de infância percecionam a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais nas suas salas. Ao longo do relatório será feita uma abordagem aos princípios subjacentes à inclusão, bem como à evolução do termo Necessidades Educativas Especiais, ao papel do educador de infância, sem esquecer o apoio que a legislação portuguesa estabelece neste âmbito. Através da combinação de uma metodologia mista tentaremos “compreender, com (…) detalhe, o que é que [educadores], diretores e estudantes pensam” (Bogdan & Biklen, 1994), partindo de um enfoque conceptual de carácter qualitativo, e através de uma metodologia orientada para resultados quantitativos, fazer uma análise estatística dos resultados ao questionário aplicado a uma amostra de educadores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30T00:00:00Z
2017-03-30
2017-02-20
2020-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2437
TID:201679744
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2437
identifier_str_mv TID:201679744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627411996672