Perceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2437 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e posteriormente em Creche. O trabalho foi elaborado durante os anos letivos de 2015-2017 e procura evidenciar como os educadores de infância percecionam a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais nas suas salas. Ao longo do relatório será feita uma abordagem aos princípios subjacentes à inclusão, bem como à evolução do termo Necessidades Educativas Especiais, ao papel do educador de infância, sem esquecer o apoio que a legislação portuguesa estabelece neste âmbito. Através da combinação de uma metodologia mista tentaremos “compreender, com (…) detalhe, o que é que [educadores], diretores e estudantes pensam” (Bogdan & Biklen, 1994), partindo de um enfoque conceptual de carácter qualitativo, e através de uma metodologia orientada para resultados quantitativos, fazer uma análise estatística dos resultados ao questionário aplicado a uma amostra de educadores |
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O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e posteriormente em Creche. O trabalho foi elaborado durante os anos letivos de 2015-2017 e procura evidenciar como os educadores de infância percecionam a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais nas suas salas. Ao longo do relatório será feita uma abordagem aos princípios subjacentes à inclusão, bem como à evolução do termo Necessidades Educativas Especiais, ao papel do educador de infância, sem esquecer o apoio que a legislação portuguesa estabelece neste âmbito. Através da combinação de uma metodologia mista tentaremos “compreender, com (…) detalhe, o que é que [educadores], diretores e estudantes pensam” (Bogdan & Biklen, 1994), partindo de um enfoque conceptual de carácter qualitativo, e através de uma metodologia orientada para resultados quantitativos, fazer uma análise estatística dos resultados ao questionário aplicado a uma amostra de educadores |
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