Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Alberto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moreira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6301
Resumo: Com a implementação do Plano Tecnológico da Educação e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efetiva integração das TIC no currículo, nomeadamente na área das Artes. Decorrente das características singulares desta área curricular, são muitas as ferramentas digitais que podemos utilizar em contexto educativo mobilizando-as para experiências de aprendizagem baseadas em projetos que integrem as tecnologias. Este é o caso do EVTux, uma distribuição livre de Linux que permite a criação efetiva de projetos de cinema de animação em contexto educativo com recurso às tecnologias, caso que agora se apresenta como exemplo neste artigo e que atualmente faz parte de uma síntese do trabalho que se integra no projeto europeu TACCLE2 no qual participamos.
id RCAP_11a5daee02ad0696e49b9e752d7f76cd
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animaçãoArtesCurrículoEducaçãoEVTuxTACCLE2ArtsCurriculumEducationCom a implementação do Plano Tecnológico da Educação e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efetiva integração das TIC no currículo, nomeadamente na área das Artes. Decorrente das características singulares desta área curricular, são muitas as ferramentas digitais que podemos utilizar em contexto educativo mobilizando-as para experiências de aprendizagem baseadas em projetos que integrem as tecnologias. Este é o caso do EVTux, uma distribuição livre de Linux que permite a criação efetiva de projetos de cinema de animação em contexto educativo com recurso às tecnologias, caso que agora se apresenta como exemplo neste artigo e que atualmente faz parte de uma síntese do trabalho que se integra no projeto europeu TACCLE2 no qual participamos.With the introduction of the Technological Program for Education, schools were equipped with the right conditions to really implement and use technological resources. It is now the time to create favorable conditions to an effective integration of Information and Communication Technologies in the curricula, namely in the Arts field. Because this is a very specific field of studies, there are many digital tools that may be used in an educational context and then transferred into learning experiences based on projects using technologies. This is what EVTux is all about – a free Linux distribution that allows the creation of animated film projects in educational contexts using technologies. This case is presented as an example in this article and is, at the moment, part of a work integrated in the European project TACCLE2 in which we participate.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, José AlbertoMoreira, António2015-06-16T10:10:44Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:53.397897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
title Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
spellingShingle Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
Rodrigues, José Alberto
Artes
Currículo
Educação
EVTux
TACCLE2
Arts
Curriculum
Education
title_short Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
title_full Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
title_fullStr Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
title_full_unstemmed Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
title_sort Como integrar as TIC em contexto didático das Artes explorando a distribuição EVTux na área do cinema de animação
author Rodrigues, José Alberto
author_facet Rodrigues, José Alberto
Moreira, António
author_role author
author2 Moreira, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Alberto
Moreira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Currículo
Educação
EVTux
TACCLE2
Arts
Curriculum
Education
topic Artes
Currículo
Educação
EVTux
TACCLE2
Arts
Curriculum
Education
description Com a implementação do Plano Tecnológico da Educação e consequente apetrechamento das Escolas com recursos tecnológicos avançados, surge agora a necessidade de criar condições favoráveis para a efetiva integração das TIC no currículo, nomeadamente na área das Artes. Decorrente das características singulares desta área curricular, são muitas as ferramentas digitais que podemos utilizar em contexto educativo mobilizando-as para experiências de aprendizagem baseadas em projetos que integrem as tecnologias. Este é o caso do EVTux, uma distribuição livre de Linux que permite a criação efetiva de projetos de cinema de animação em contexto educativo com recurso às tecnologias, caso que agora se apresenta como exemplo neste artigo e que atualmente faz parte de uma síntese do trabalho que se integra no projeto europeu TACCLE2 no qual participamos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-16T10:10:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6301
url http://hdl.handle.net/10400.22/6301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364018094080